quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Pregação do Pr. Hilquias Paim na Ordem dos Pastores*

Pr. Éber Silva ora pelo Pr. Hilquias Paim antes da mensagem, tendo ao lado o Pr. Estevam Fernandes, Presidente dos Pastores Batistas do Brasil

Vida Pastoral - Os Desafios da Santidade e do Serviço

“Mas agora, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna” - Romanos 6.22;

Introdução:
“Mas agora,...” Vida Pastoral é resultado da experiência pessoal com o transcendente e o desafiados de cumprir uma missão. O que chamamos de vocação.

“A vocação nunca vem sozinha vem junto com às crises que refletem a espiritualidade de cada pessoa.” Ágabo Borges

Precisamos aprender ser deixados de lado tanto quanto ser usados. Pr.Charles Swindoll

"De vez em quando Deus prefere fazer em nós do que através de nós." Pr Hélio Lima na BGC.

Ser Relevante numa cultura que cultua o irrelevante.
“Temos uma extrema necessidade de sermos relevantes. Isso é uma grande armadilha, existem virtudes na irrelevância: nos ajuda a redescobrir o lugar e obra do Espírito Santo; nos liberta do Narcisismo; nos ajuda cultivar as disciplinas espirituais; nos ajuda a preservar um coração contrito ao invés de arrogante e orgulhoso.” Pr Ricardo Barbosa. Na OPBB.

A nossa divisa comunica a idéia de que libertos, somos transformados para a santificação e o serviço a Deus...”
“Os gregos definiam a justiça como dar ao homem e a Deus o que lhes corresponde. A vida cristã é uma vida que dá a Deus seu próprio lugar, e que respeita os direitos da personalidade humana.” William Barclay
Pensso que esse era o desafio de Gideão em Juízes 6.11-14 : “11   Então o Anjo do SENHOR veio e sentou-se debaixo de um carvalho que havia perto do povoado de Ofra. Esse carvalho pertencia a Joás, que era da família de Abiezer. O seu filho, Gideão, estava malhando trigo no tanque de pisar uvas, escondido, para que os midianitas não o encontrassem. 12   Então o Anjo do SENHOR apareceu a ele e disse: — Você é corajoso, e o SENHOR está com você! 13   Gideão respondeu: — Se o SENHOR Deus está com o nosso povo, por que está acontecendo tudo isso com a gente? Onde estão aquelas coisas maravilhosas que os nossos antepassados nos contaram que o SENHOR costumava fazer quando nos trouxe do Egito? Ele nos abandonou e nos entregou aos midianitas. 14   Então o SENHOR Deus ordenou a Gideão: — Vá com toda a sua força e livre o povo de Israel dos midianitas. Sou eu quem está mandando que você vá.

Um Desafio da Santidade e do Serviço na vida pastoral ao meu ver é:
1- DESENVOLVER A SENSIBILIDADE PARA PERCEBER DEUS NO NOSSO COTIDIANO. v.13 “Gideão respondeu: — Se o SENHOR Deus está com o nosso povo, por que está acontecendo tudo isso com a gente? Onde estão aquelas coisas maravilhosas que os nossos antepassados nos contaram que o SENHOR costumava fazer quando nos trouxe do Egito? Ele nos abandonou e nos entregou aos midianitas.”
Esse “tudo” que “sobreveio” é mencionado no inicil do livro:
o Ataques contínuos especialmente no período da colheita pelogruposnomades do deserto – Midianitas, Amalequitas que haviam domesticado camelos tornado-os veloses e andavam em grande bandos.
o Os saques continuos enfraqueceram Israel deixando-os entregues aos inimigos.
A situiação tornou-se desesperadora, especialmente para a tribo de Manassés, em função da localização que facilitava uma fuga rápda.
Gideão tem sua vocação num contexto de sofrimento pessoal e colétivo e essa situação é o ponto de partida para sua vocação militar, com a função de vençer asforças de Midiã, livrando seu povo dos ataques constantes dos inimigos.
Alguns elementos importantes:
o “Menssageiro de Iave”, “Anjo do Senhor” que se senta embaixo de uma arvore o que estabeleçe um santuário, uma vez que se trata de uma manifestação Teofânica.
o “Gideão” que está exercendo sua atividade cotidiana o que era comum a um jovem em sua época, ele estava batendo o trigo no lugar onde se deveria ser espremido as uvas para a fabricação de vinho. Isso já é um artifício para esconder a produção, em caso de ataques, uma vez que os inimigos não veriam restos de grãos na pedra usada para bater trigo, e a colheita de uvas não conhesidia com a colheita de trigo.
Conhecemos o estranho que se dirige a Gideão como “mensageiro” de Javé, mas Gideão não conhecia até que se tenha dado o sinal. O mensageiro pode ser compreendido como um peregrino que para debaixo de uma arvore e o encontro se da no trabalho, na busca pela manutenção. O encontro se dá no contexto do cotidiano de Gideão.
Precisamos aprender ser deixados de lado tanto quanto ser usados. Pr.Charles Swindoll

A VIDA PASTORAL APRESENTA O DESAFIO DE UMA SANTIDADE CAPAZ DE DESENVOLVER UMA SENSIBILIDADE PARA PERCEBER DEUS NO NOSSO COTIDIANO SENDO USADO OU DEIXADO DE LADO O  SENHOR É CONOSCO DEVEMOS PROSEGUIR EM NOSSA FORÇA.”

Outro Desafio da Santidade e do Serviço na vida pastoral é:

2- É O DE DISPONIBILIZAR O QUE FAZEMOS E O QUE SOMOS - v.14 “Então o SENHOR Deus ordenou a Gideão: — Vá com toda a sua força e livre o povo de Israel dos midianitas. Sou eu quem está mandando que você vá.”
A resposta que Gideão recebe não é mais do mensageiro, mas do próprio Javé, que surge sem um preparo prévio.
A resposta é contrária a acusação que foi apresentada por Gideão de ter Deus entregado o povo “na mão de Midiã” e, agora ordena que ele o liberte “da mão de Midiã”.
Enviar Gideão em sua própria força, possivelmente a força natural de sua condição de guerreiro.
Não é estabelecido algo novo para Gideão.
Um jovem inteligente, trabalhador que está driblando e não enfrentando seus inimigos.
Ele é enviado sem um poder especial, ou mesmo uma estratégia, mas sob a autoridade de Deus.
Mike Wells em Discipulado Celestial: “Somos muito rápidos para fazer uma lista daquilo que estamos fazendo para Deus e, por vezes, nem conseguimos pensar naquilo que Deus está fazendo em nós.”
A VIDA PASTORAL APRESENTA O DESAFIO DE DISPONIBILIZARMOS O QUE FAZEMOS E O QUE SOMOS, POIS AS VEZES DEUS PREFERE FAZER EM NÓS DO QUE ATRAVÉS DE NÓS.

Outro Desafio da Santidade e do Serviço na vida pastoral é:

3- TER UMA VISÃO REAL DE NÓS MESMOS.  V.15  “Gideão respondeu: — Senhor, como posso libertar Israel? A minha família é a mais pobre da tribo de Manassés, e eu sou a pessoa menos importante da minha família.”
Gideão não reconhece o que foi dito anteriormente como sendo Javé, ele se reporta ao estranho, o texto muda de interlocutor, mas Gideão não percebe.
A força na qual ele está sendo enviado é sua própria logo sua objeção é razoável, pois não tinha força econômica e da tribo ele ainda era o menor, cria haver outro mais preparado.
Gideão tem uma visão histórica e social do problema. Ele vê objetivamente.
Gideão se vê incapaz de cumprir a missão; a sua situação social “família pobre” e a consciência de sua condição pessoal “o menor da casa do pai”. Juntando esses elementos não havia como aceitar a missão que lhe estava sendo imposta.
“Ser Relevante numa cultura que cultua o irrelevante.”Pr Ricardo Barbosa
“Temos uma extrema necessidade de sermos relevantes. Isso é uma grande armadilha, existem virtudes na irrelevância:
nos ajuda a redescobrir o lugar e obra do Espírito Santo;
nos liberta do Narcisismo;
nos ajuda a cultivar as disciplinas espirituais;
nos ajuda a preservar um coração contrito ao invés de arrogante e orgulhoso.” Pr Ricardo Barbos
A VIDA PASTORAL APRESENTA O DESAFIO DE SE TER UMA VISÃO REAL DE NOS MESMO AINDA QUE PAREÇAMOS IRRELEVANTES.

4 - FINALMENTE:
a) O DESAFIO DA SANTIDADE  É VIVER O QUE NOS É DADO A PARTIR DA ADORAÇÃO COTIDIANA. - Juízes 6. 17 “Gideão respondeu: — Se tu estás contente comigo, então dá-me uma prova... não vás embora até que eu te traga uma oferta. 18— Eu ficarei aqui até você voltar! — disse Deus... 19 cozinhou um cabrito e fez pão sem fermento ...21 Em seguida o Anjo estendeu o bastão que tinha na mão e com a sua ponta tocou a carne e o pão então saíu fogo da pedra e queimou a carne e o pão e o anjo desapareceu. 22 Aí Gideão compreendeu que era mesmo o Anjo do SENHOR que ele tinha visto”
Gideão pede um sinal, a preparação do sacrifício levava tempo e quando tudo estava pronto o mensageiro estava lá e quando toca na oferta com seu cajado essa é consumida pelo fogo, indicando aceitação. Depois disso o “mensageiro” some.
Com isso Gideão compreende o que estava acontecendo é na experiência da santidade, Gideão compreende sua missão.
Temos aqui o clássico paradoxo do Deus que em se revelando, se oculta, nos lembrando a experiência dos discípulos no caminho de Emaús que no partir do pão no ato de culto da comunhão, Jesus desaparece Lc 24.31.

b) O DESAFIO DE SERVIR É CRER NA PROMESSA DO SENHOR. – v.16 “Mas o SENHOR disse: - Você pode fazer isso porque eu o ajudarei. Você esmagará todos os midianitas como se eles fossem um só homem.”
Os argumentos de Gideão estão corretos, sua visão da história e da sua própria condição é correta. Há contudo algo novo que é a promessa “eu serei contigo” sua condição seria potencializada pelo ser de Deus.
A promessa muda completamente a NOSSA condição sem necessariamente mudar a circunstancia.
A promessa muda postura de Gideão, o que é o pressuposto fundamental para o sucesso da missão e não a condição.

CONCLUSÃO:
O desafio de Gideão é o nosso também: Vocacionados devemos viver uma vida santa para servir, para ser usados poderosamente por Deus.
Deus que isso.
Precisamos de preparo.
Para estar preparados:
PRECISAMOS PERCEBER DEUS NO NOSSO COTIDIANO.COMPREENDENDO QUE ELE PODE USAR O QUE FAZEMOS E O QUE SOMOS.
TENDO UMA VISÃO REAL DE NÓS MESMOS CRENDO NA PROMESSA DO SENHOR APARTIR DE UMA ADORAÇÃO CONSTANTE.
QUE DEUS ABENÇOE SUA VIDA E SEU MINISTÉRIO.

* Pregação na Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, em Gramado, RS, no dia 04 de fevereiro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário