quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Quando Jesus escreveu na areia - 05


“Visto que continuavam a interrogá-lo, ele se levantou e lhes disse: "Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela" - João 8.7.

Jesus, sabiamente, como sempre não caiu na provocação deles. Ele não veio para destruir a lei. Sua ação sempre foi de valorização da lei, contudo, ampliando o seu entendimento.

Sem uma resposta objetiva em relação às duas possibilidades apresentadas por eles, Jesus mostrou a condição de todos. Quando Jesus escreveu na areia todos se igualaram. A expressão “quem estiver sem pecado” foi como uma pedrada na consciência deles. Era como se Jesus dissesse claramente: “Vocês são tão pecadores quanto ela!”. A Bíblia ensina que todos somos pecadores e não há um justo sequer. A régua que mede nossa pureza não é a comparação com o semelhante, mas nossa comparação com Deus. Diante de Deus, todos somos iguais, miseráveis pecadores que, em Cristo, podemos encontrar perdão.

Não temos autoridade para exigir o apedrejamento de nosso semelhante, nossa situação diante de Deus só se sustenta por causa de sua misericórdia.

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Quando Jesus escreveu na areia - 04


“Eles disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi surpreendida em ato de adultério. Na Lei, Moisés nos ordena apedrejar tais mulheres. E o senhor, que diz?" - João 8.4-5.

O verso seis informa que “eles estavam usando essa pergunta como armadilha, a fim de terem uma base para acusá-lo”. Em outras palavras, tratava-se de uma pegadinha.

Veja bem o dilema: Se Jesus autoriza apedrejar, faltava-lhe o amor. Se Jesus desautoriza o apedrejamento, contrariaria a Lei de Moisés. E o povo judeu respeitava e ainda respeita muito Moisés. 

Sem responder, Jesus começou a escrever na areia. Especula-se o que Jesus escrevia na areia. Ninguém sabe, mas algumas conjecturas são interessantes. Algumas delas: Onde está o homem que adulterou com ela? Escrevendo o nome de cada um, escrevia os seus pecados. 

Caso fossem verdades essas conjecturas, escrever na areia tem uma aplicação interessante: em pouco tempo, a terra cobriria o conteúdo escrito e Jesus escreve na areia os nossos pecados, mas registra na rocha o perdão que nos concede.

Ele é a Rocha dos séculos.

terça-feira, 3 de setembro de 2024

Quando Jesus escreveu na areia - 03


“Ao amanhecer ele apareceu novamente no templo, onde todo o povo se reuniu ao seu redor, e ele se assentou para ensiná-lo. Os mestres da lei e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher surpreendida em adultério. Fizeram-na ficar em pé diante de todos” - João 8.2-3.

Em que local os escribas e fariseus levaram a mulher para se apresentar diante de Jesus? No templo. Pode ser que esse pormenor passe despercebido, mas tem aplicação muito forte. Com que finalidade você vai ao templo?

Há os que vão ao templo como se fossem a um clube de convivência. Há outros que vão para buscar solução para algum problema. Jesus contou uma parábola em que um fariseu e um publicano foram ao templo orar. O fariseu era religioso, o publicano era um rejeitado pelas pessoas. O fariseu, cheio de presunção, se comparava com o publicano e orava. O publicano orava com a consciência que era pecador. Jesus disse que o publicano voltou para casa com sua oração atendida. O fariseu não.

A mulher adúltera foi levada pelos escribas e fariseus ao templo para que Jesus a condenasse. Cuidado com as motivações que levam você ao templo!

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Quando Jesus escreveu na areia - 02


“Os mestres da lei e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher surpreendida em adultério. Fizeram-na ficar em pé diante de todos e disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi surpreendida em ato de adultério” - João 8.3-4.

Uma informação importante no texto. Quem levou a mulher à presença de Jesus? Os mestres da Lei e os fariseus. Os mestres da Lei eram os escribas. Sua função era escrever. Eles registravam e copiavam coisas importantes por escrito, como: documentos legais ou administrativos. No contexto do ministério de Jesus, escreviam a Lei e a conheciam totalmente. Os fariseus eram um grupo religioso muito radical, muito zelosos e cumpridores da Lei. 

Atente para a incoerência: dois grupos envolvidos com a religião levam somente a mulher a Jesus com a intenção de apedrejá-la.

Cuidado com o que você faz com sua religião! Em nome da religião, muita maldade foi praticada e muitos prejuízos causados. Ela não pode entravar, atrapalhar, constranger e humilhar a vida do próximo. Mais importante do que qualquer norma é o ser humano. É isso que Jesus ensina.

domingo, 1 de setembro de 2024

Quando Jesus escreveu na areia - 01


“Disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi surpreendida em ato de adultério. Na Lei, Moisés nos ordena apedrejar tais mulheres. E o senhor, que diz?". Eles estavam usando essa pergunta como armadilha, a fim de terem uma base para acusá-lo. Mas Jesus inclinou-se e começou a escrever na areia com o dedo” - João 8.4-6.

O texto é muito claro. Uma mulher fora apanhada em adultério e levada à presença de Jesus com exigências que a lei fosse cumprida.

Veja o que a lei dizia: “Se um homem for achado deitado com uma mulher que tem marido, então, ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher e a mulher; assim eliminarás o mal de Israel” - Deuteronômio 22.22. Percebeu alguma anormalidade? Onde está o homem que adulterou com a mulher? Só ela foi levada? Essa atitude revela o preconceito que se tem com a mulher, muito marcante naquela cultura, deixando a mulher de, sequer, ser contada nos ajuntamentos.  

O triste é saber que até hoje, em muitos lugares, a mulher recebe tratamento diferenciado dos homens, inclusive por cristãos. Jesus sempre exaltou a mulher e reconheceu o seu valor.