segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Paz com Deus - VII


Jesus experimentava os últimos momentos de seu ministério terreno e a tensa experiência da crucificação se aproximava.

Pilatos o interroga, mas, sabendo que era da jurisdição de Herodes, o encaminha. Sonhava estar com o Príncipe da paz! Queria ver um milagre! Jesus não aceita seu jogo. Com desprezo, é devolvido a Pilatos, que não encontra nele pecado, mas, pressionado pela multidão, lava as mãos.

Situação curiosa acontece naquela ida e vinda de Jesus entre as duas autoridades e Lucas 23.12 registra assim: “E no mesmo dia, Pilatos e Herodes entre si se fizeram amigos; pois dantes andavam em inimizade um com o outro”. A versão católica tem a seguinte redação: “Naquele mesmo dia, Pilatos e Herodes fizeram as pazes, pois antes eram inimigos um do outro”.

A presença de Jesus é capaz de fazer até com que inimigos se reconciliem. É verdade que a motivação de Pilatos e Herodes era outra, mas também é verdade que muitos inimigos tem se reconciliado a partir do encontro com Cristo. Ele é a Paz que reconcilia.

Você tem desejo de se reconciliar com alguém? Receba a paz de Cristo e tenha paz com essa pessoa. A reconciliação virá naturalmente.

domingo, 6 de outubro de 2024

Paz com Deus - VI


O famoso Cantor Cristão, primeiro hinário dos batistas brasileiros, traz o hino “O Coração Em Paz”.

O refrão diz assim:

Se teu coração estiver em paz

Bem contente e alegre sempre te acharás

Se teu coração estiver em paz

Verás que um arco-íris cada nuvem traz


Nas estrofes, temos:


Vindo sombras escuras nos caminhos teus

Oh, não te desanime! Canta um hino a Deus!

Cada nuvem escura um arco-íris traz

Quando em teu coração reinar perfeita paz


Se o viver é de lutas, cheio de amargor

Mostra afeto aos aflitos, age em seu favor

E de tudo o que sofres tu te esquecerás

Fruirás gozo e calma, se tiveres paz


Vem após negra noite a aurora matinal

Fica o céu mais brilhante após o temporal!

A esperança não percas, tudo vencerás!

Fugirão as tristezas, se tiveres paz.


Se teu coração estiver em paz

Bem contente e alegre sempre te acharás

Se teu coração estiver em paz

Verás que um arco-íris cada nuvem traz


Coração em Paz produz alegria, ânimo e esperança. E o coração só terá paz com Deus. E só terá paz com Deus quem tiver a Paz de Deus.

sábado, 5 de outubro de 2024

Paz com Deus - V


Ter paz com Deus significa, essencialmente, ter paz de Deus. E não se tem paz de Deus sem relacionamento com ele.

Preste atenção: não se trata de paz com sua religião, é paz com Deus. A fonte da paz é Deus.

Recorrer a essa fonte é receber alimento para enfrentar as adversidades e não desistir.

Nelson Mandela nasceu em 1918. Em 1962, com 44 anos, foi preso e, por quase 28 anos, sofreu injustamente. É muito possível que amigos seus, ao visitá-lo, após 1 ano, dois, cinco, dez, vinte, vinte e cinco, tenham sugerido esquecer aquela causa e ficar livre. Ele não desistiu. Em 1990 foi solto. Em 1993, recebeu o Prêmio Nobel da Paz.   

Declarou: “Se você quer fazer as pazes com seu inimigo, você tem que trabalhar com ele. Em seguida, ele irá tornar-se seu parceiro”.

Um de seus mais brilhantes pensamentos, para mim, é: “Quando eu saí em direção ao portão que me levaria à liberdade, eu sabia que, se eu não deixasse minha amargura e meu ódio para trás, eu ainda estaria na prisão”.

Ter paz com Deus é ser livre! E não se tem liberdade sem a Paz de Deus!

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Paz com Deus - IV


“Não andem ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as suas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus” - Carta de Paulo aos Filipenses 4.6-7.

Noutra versão, o texto tem seu início assim: “Não estejam inquietos por coisa alguma”. Inquietude no texto é o mesmo que ansiedade. Um mal que assola milhões de pessoas e, em muitos casos, levando-as ao desespero. Desesperar é perder a capacidade de esperar. Quem espera, não se desespera!

O texto apresenta a orientação: suas petições sejam totalmente conhecidas por Deus. O sentido é de lançar sobre o Senhor as necessidades, considerando que ele as conhece antes de pedirmos. E que elas sejam reveladas ao Senhor com ações de graças, pois “em tudo, devemos dar graças”. O resultado é que a paz de Deus, que está acima da razão, guardará o coração e a mente do pedinte.

Você está inquieto, inquieta? Ansioso, ansiosa? Entregue tudo para Deus, confie n’Ele, Ele sabe cuidar de tudo.


quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Paz com Deus - III


Em carta escrita aos cristãos romanos, o apóstolo Paulo ensina: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” - Romanos 5.1.

Ser justificado não é ser justo, mas receber de Deus, pela fé em Cristo, a declaração de que não há culpa em nós porque Jesus Cristo levou sobre si toda a nossa culpa. A paz com Deus vem como consequência da libertação da condenação que nos afligia. Estamos livres. 

Como explicar, então, a situação de muitos cristãos que, mesmo tendo sido alcançados por Cristo e terem recebido a justificação, não desfrutam de paz? Vivem em permanente guerra interior e a vida é levada com muito peso como se carregassem um fardo. É possível que a razão passe pela falta de entrega total ao senhorio de Jesus, após a entrega para receber a salvação.

Descansar no senhorio de Cristo é desfrutar de paz, independentemente do que acontece na caminhada. Paz com Deus não é sinônimo de ausência de problema, mas é a capacidade de manter-se com equilíbrio em qualquer circunstância, sabendo que Deus está no controle e, no final, tudo dará certo.

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Paz com Deus - II


A paz oferecida por Cristo é totalmente diferente da paz oferecida por qualquer sistema, até mesmo pelo Cristianismo. Este, em nome de Cristo, provocou muita guerra e muita gente foi parar nas arenas para escárnio público, foi queimada viva em praça pública e, até, arrastada por animais por longa distância.

A paz oferecida por Cristo surpreende o opressor quando o oprimido se dispõe a caminhar duas milhas mesmo que a lei o obrigue a caminhar tão somente uma. É também capaz de entregar a capa quando apenas a túnica lhe foi exigida.

A paz oferecida por Cristo desmonta qualquer provocação por parte dos mais cruéis e violentos opressores. Foi assim que Estêvão, um dos diáconos, ao ser apedrejado, serenamente rogava ao Pai não imputar aquele pecado aos seus algozes e Paulo, o líder daquele apedrejamento, desde então, não conseguia dormir mais tranquilo até se render ao Príncipe da Paz.

O príncipe da paz disse assim: “Deixo a paz para vocês, a minha paz dou para vocês, não a dou como o mundo (sistema) a dá” - João 14.27. 

Não adianta, lutar contra a paz de Cristo é guerra perdida.

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Paz com Deus - I


“Não existe um Caminho para a PAZ. A PAZ é o Caminho” - Mahatma Gandhi.

Viver em paz é um grande desafio que a humanidade persegue. Em todos os tempos e em todo o tempo, em algum lugar do planeta, alguma guerra é travada e bilhões de dólares são investidos para a pacificação. O paradoxal é que, via de regra, o próprio homem promove a guerra por interesses econômicos e, em seguida, investe para que um acordo de paz seja celebrado. 

Infelizmente, essa experiência de guerra entre os povos faz parte da vida humana. Mas nem sempre o ser humano se dá conta que uma guerra é travada todo dia na vida de cada pessoa. E, não utilizando as armas corretas para combatê-la, muitos vivem como um vulcão em permanente erupção, derramando suas lavas por todos os lados.

Todo dia, ao acordar, somos provocados a viver em guerra com alguém próximo. A vitória sobre essa guerra não depende do outro, depende de mim, depende de você. Que armas usaremos para evitá-la? Armas erradas provocarão ainda mais conflitos.

Antes de pensarmos nas armas, que tal recorrermos ao Príncipe da Paz, Jesus? Ele venceu a pior de todas as guerras e pode nos dar as estratégias.