terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Ele me ama

Muito cantado na década de 70, o hino declara: “o amor de Deus, tão singular, ninguém jamais pode explicar”. O profeta Oseias, no capítulo 11, versos de 1 a 4, reconhece isso: “Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei o meu filho. Mas, quanto mais eu o chamava, mais eles se afastavam de mim. Eles ofereceram sacrifícios aos baalins e queimaram incenso os ídolos esculpidos. Mas fui eu quem ensinou Efraim a andar, tomando-o nos braços; mas eles não perceberam que fui eu quem os curou. Eu os conduzi com laços de bondade humana e de amor; tirei do seu pescoço o jugo e me inclinei para alimentá-los”.

Inexiste a figura de Deus justo no Antigo Testamento e Deus amoroso no Novo Testamento. Trata-se do mesmo Deus, cheio de justiça no Antigo e no Novo Testamento e cheio de amor também. Para nós, seres mortais, é difícil entender alguns atos de sua soberania, mas não podemos concluir com caráter diferente. Deus é amor.

O mesmo Deus que a Israel deu tantas chances, dá a você e a mim oportunidades de amá-lo. Mesmo quando nos distanciamos de sua vontade, pacientemente nos aguarda e faz tudo para a nossa volta. Voltemos.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Dia útil ou dia inútil?


Convido você a algumas reflexões:

1ª - Você tinha preocupações no início do ano? Alguma situação gerava em você desconforto, dúvida, apreensão e medo? Pois é, você venceu praticamente 92% da caminhada neste ano.

2ª - Qual a razão de suas vitórias? Ainda que tenha enfrentado batalhas e lutas, você venceu, chegou até aqui. Certamente, não é mérito seu. Provavelmente, pessoas com muito mais mérito que você não tenha conseguido tal êxito. 

3ª - Hoje é o primeiro dia útil do último mês no ano de 2024. Afinal, que é um dia útil? O dia que não útil é um dia inútil? Dia útil se refere aos dias da semana em que as atividades comerciais e prestação de serviços funcionam, feriados e fins de semana estão de fora.

Entretanto, um dia útil pode ser tornar inútil e um dia inútil pode se tornar útil. Como assim? Como nos portarmos naquele dia, ele pode ser útil ou inútil, independentemente da categorização imposta pela sociedade.

E aí, se depender de você, seus dias serão úteis ou inúteis.

“Este é o dia que nos fez o Senhor, alegremo-nos e regozijemo-nos nele” - Salmo 18.24.

Apenas 30 dias


Café com Cristo, dia 1º de dezembro

No dia primeiro de janeiro deste ano, com muita probabilidade, você desejou vencer alguns desafios. Quem sabe, o desejo de ler um livro por mês e, até agora, nem o de janeiro terminou ainda. Ou quem sabe, perder aqueles quilinhos a mais! Ou quitar aqueles compromissos financeiros e nunca mais se endividar. Incluindo o dia de hoje, você viveu trezentos e trinta e cinco dias e, de repente, percebe que nada ou quase nada de suas metas foi alcançado. 

Baixa autoestima. Decepção. Desapontamento. Desencanto. Fracasso. Frustração. Sentimentos que passeiam em sua mente e tentam fazer morada, expulsando você do conforto e lançando para baixo.

Percebendo que o ano praticamente se despediu, uma das primeiras reações é: ano que vem será diferente. E as mesmas promessas, os mesmos desafios e o alistamento de metas surgem como das outras vezes.

Deixe-me dizer uma coisa: não será diferente, será como das outras vezes, se você insistir no intento de começar no ano que vem. Uma das possíveis mudanças no quadro é começando agora. Ainda faltam trinta dias. Comece agora. Assim, ano que vem será diferente.

“Vou dizer de novo: seja corajoso e anime-se! O Eterno, o seu Deus, está com você a cada passo neste caminho” - Josué 1.9.