O primeiro verbo do Salmo é “Ser”. O Senhor “é”. Embora pareça apenas uma construção frasal, a declaração o Senhor é tem significado muito importante. Ele não era e não será, simplesmente é. E ele é no passado, no presente e no futuro, porque para Ele, ser não é um verbo com flexões de tempo, em todo o tempo Ele é. Isso realça sua natureza.
Para São Tomás de Aquino, “diferente de toda criatura, Deus simplesmente é. Ele está sendo ele mesmo e, portanto, é absolutamente sem causa. Ele não está simplesmente em nosso mundo. Ele é a própria fonte do mundo. Tudo o mais, o universo e todas as coisas nele, todas essas coisas dependem radicalmente de Deus para seu próprio ser. Isso significa que Deus é um tipo de causa radicalmente diferente de qualquer outra coisa, porque ele dá a outras causas o seu próprio ser”. Para outros, Ele é a causa não causada.
De maneira prática, o seu pastoreio em minha vida ganha contornos diferentes do pastoreio que conheço. O Ele é, o Eu sou, está cuidando de mim. Não preciso temer o que virá, porque o Ele é já está no futuro onde eu estarei.

Nenhum comentário:
Postar um comentário