domingo, 2 de junho de 2024

Salmo 63


A graça é melhor

Há alguma experiência que seja melhor do que a vida? Davi responde que sim no verso 3 deste Salmo: “Porque a tua graça é melhor do que a vida, os meus lábios te louvam”. Graça é, em síntese, favor imerecido, algo que recebemos sem nenhum merecimento de nossa parte.

O inspirado e poético Asaph Borba abençoou o corpo de Cristo com a canção “Foi graça”: Quando terminar esta vida / E lá no céu eu chegar / Haverá uma multidão de irmãos / Esperando pra me abraçar / E perguntarão a uma voz / Voltados para mim / Ó conta-nos como você, irmão / Venceu e chegou aqui / E falarei, e cantarei / De Jesus que me amou / E que por este pecador / A si mesmo se entregou / Foi graça, graça, super abundante graça / Graça, graça, preciosa e doce graça / Foi graça irmão, graça irmão / Eu vos digo que foi assim / Foi só pela graça de Jesus / Que eu venci e cheguei aqui”.

Uma permanente tentação na vida do cristão é imaginar que tem algum mérito na salvação. Não, não tem, é tudo graça! Sepulte esse espírito enganador que sugere ter você mais mérito do que seu próximo e se derrame na graça de Deus.

sábado, 1 de junho de 2024

Salmo 62


Ele é a minha esperança

“Somente em Deus a minha alma espera silenciosa; dele vem a minha salvação” - Salmo 62.1.

Tudo na vida ou perde o sentido, ou acaba ou se torna muito difícil quando se perde a esperança. E nenhum problema, por mais doloroso que seja, deve provocar sua perda. 

A esperança não é experiência de alguns privilegiados. Todos podem abraçá-la como recurso disponível. William Shakespeare declarou que “os miseráveis não têm outro remédio a não ser a esperança”. 

Mesmo disponível, por que muitos não a desfrutam ou se equivocam quanto à sua fonte? Possivelmente porque ainda não conhecem a fonte verdadeira. Há quem assente sua esperança em homens poderosos, em promessas vazias e até em si mesmo.

Para Davi, Deus era a fonte única e verdadeira. O verso cinco é como um refrão, repete o primeiro quase que literalmente: “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança”.

Salvação no primeiro verso e esperança no quinto, a única distinção. Salvação e esperança podem ser sinônimas, pois, segundo o apóstolo Pedro, “Deus nos gerou para uma viva esperança!”.