sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Salmo 23 - 05

Davi declara que “Adonai” é o seu pastor. O pano de fundo que envolve a poesia é a figura do pastor de ovelhas que Davi tão bem conhecia. O pastor é aquele que cuida das ovelhas. A ovelha é incapaz de cuidar dela mesma. São presas fáceis para os animais violentos e predadores. A ovelha é indefesa, nem capacidade para morder um animal que a ataque tem. Ela não é capaz de limpar-se a si mesma. A ovelha apresenta dificuldades na visão, não é capaz de perceber os perigos, não vê o abismo, sua visão é muito limitada. A ovelha é dócil, mas, de certa forma, ingênua. Precisa de cuidados especiais. Precisa de atenção o tempo todo. 

Como ovelha, Davi sabia que Adonai cuidaria dele como um pastor cuidadoso. Ele tinha consciência que o bom pastor supriria suas necessidades, estaria com ele nos momentos aflitivos e prepararia um descanso na eternidade.

Todos nós somos como ovelhas perdidas, sem força, sem capacidade de nos defender e sem condições de caminhar sozinhos. O bom pastor desceu do seu trono e veio aqui para buscar a ovelha perdida.

Jesus é o seu pastor?


quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Salmo 23 - 04

Davi, a quem se atribui a autoria do Salmo, testemunha: “O Senhor é meu pastor”. É bem marcante o uso do possessivo “meu”. Além da ideia de posse, o possessivo sinaliza, também, pertencimento. No poema do músico Davi, o “meu pastor” transmite a ideia de relacionamento pessoal. 

Para Davi, o Eterno não era apenas pastor dos seus pais, de sua família, de seus antepassados, da nação de Israel, era “seu pastor”. Seu relacionamento com ele era consequência de experiência pessoal, de intimidade. Quando o divino se tornou humano em Jesus e ensinou sobre o bom pastor, ele realçou: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” - João 10.27.

A tradição familiar é importante, a influência dos religiosos que nos cercam é abençoadora e o ensino que recebemos desde criança é benéfico, mas é preciso que a ovelha tenha uma experiência com o pastor, a ponto de identificá-lo como “meu pastor”.

Jesus é o seu pastor pessoal? Suas atitudes alinham-se com a vontade d’Ele e sua obediência a Ele é percebida nos relacionamento que você tem?

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Salmo 23 - 03

O primeiro verbo do Salmo é “Ser”. O Senhor “é”. Embora pareça apenas uma construção frasal, a declaração o Senhor é tem significado muito importante. Ele não era e não será, simplesmente é. E ele é no passado, no presente e no futuro, porque para Ele, ser não é um verbo com flexões de tempo, em todo o tempo Ele é. Isso realça sua natureza.

Para São Tomás de Aquino, “diferente de toda criatura, Deus simplesmente é. Ele está sendo ele mesmo e, portanto, é absolutamente sem causa. Ele não está simplesmente em nosso mundo. Ele é a própria fonte do mundo. Tudo o mais, o universo e todas as coisas nele, todas essas coisas dependem radicalmente de Deus para seu próprio ser. Isso significa que Deus é um tipo de causa radicalmente diferente de qualquer outra coisa, porque ele dá a outras causas o seu próprio ser”. Para outros, Ele é a causa não causada.

De maneira prática, o seu pastoreio em minha vida ganha contornos diferentes do pastoreio que conheço. O Ele é, o Eu sou, está cuidando de mim. Não preciso temer o que virá, porque o Ele é já está no futuro onde eu estarei.

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Salmo 23 - 02

O primeiro substantivo que aparece no Salmo é o nome de Deus. Normalmente é traduzido por “Senhor”. O nome é Iahweh. O judeu não ousava pronunciá-lo por respeito e reverência, por não saber seu nome correto e, por temor, não usaria o seu nome em vão. Adonai, então, é o escolhido.

Não se trata de qualquer nome, é o nome acima do todo-poderoso. Não é um senhor reconhecido pelos homens ou nações, um soberano que pode ser destituído de seu trono. É o que está acima de todos, ninguém resiste ao seu comando. Ele é o “Eu sou”. É o autoexistente, imenso, infinito, eterno, imutável, onipotente, onisciente, onipresente, transcendente, soberano. 

De maneira prática, o Senhor do Salmo do bom pastor tem poder sobre nossa vida e sobre todas as circunstâncias e nada foge ao seu controle. Não precisamos duvidar da segurança que podemos ter n’Ele. Ele é quem nos mantém de pé!

O nome de Deus para Senhor no Salmo, Yahweh, nos sugere a ideia de sua absoluta fidelidade. Não seremos surpreendidos com uma ação que sugira sua infidelidade, Ele é e será sempre fiel.

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

O Salmo do bom pastor - 01

Hoje, iniciamos uma série sobre um dos textos mais significativos da Bíblia, o Salmo 23. Muitos o identificam como “O Salmo do bom Pastor”. Comentando o Salmo, o Pr. Hernandes Dias Lopes ensinou: “O Salmo 23 é o texto mais lido no mundo. Nas palavras de Allan Harman, ‘é bem provável que nenhum salmo seja mais conhecido ou mais universalmente amado do que este’. William MacDonald chega a dizer que o salmo 23 é, talvez, o mais amado poema de toda a literatura universal. É um reservatório inesgotável de consolo para o povo de Deus, e dessa fonte jorra copiosamente refrigério para os cansados, força para os fracos e alegria para os tristes. É o primeiro que as crianças decoram e é também o texto mais lido à beira do leito da enfermidade e o predileto dos cultos fúnebres”.

Há quem divida o Salmo assim: 1º - Deus é o bom pastor nesta vida, no presente: “O Senhor é”. 2º - Deus é o bom pastor na hora da morte: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte”. 3º - Deus é o bom pastor depois desta vida, no futuro: “Habitarei na casa do Senhor”.

Mais importante que o Salmo do bom pastor é o bom pastor do Salmo.