terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Mais que uma biografia



         A terceira epístola de João apresenta três personagens: Gaio, Diótrefes e Demétrio.
       Sobre Gaio: “Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram, e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade... e para com os estranhos, que em presença da igreja testificaram do teu amor”.
        Sobre Diótrefes: “Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe... proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja”.
    Sobre Demétrio: “Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro”.
       Gaio significa alegre, divertido. Diótrefes, atencioso. Demétrio, amante da terra. Que ironia, Diótrefes negou a origem de seu nome. Sabe por quê? Nossa vida é mais que uma biografia. É a revelação de um caráter.
      Sendo escrita uma epístola citando nossa vida, que conteúdo teria? Seríamos mais parecidos com Gaio, Diótrefes ou Demétrio? Que seja com Gaio e Demétrio.

Um comentário:

  1. Isso me lembra 2Tm 4:7 a 10. Paulo diz que combateu o bom combate(v.7); já Demas, amou o mundo. Demas foi posto por Paulo em um cargo de liderança, e nós sabemos quão exigente Paulo era. Isso nos mostra que não basta andar ao lado de Paulo, não basta andar algum tempo na verdade. A Bíblia diz que aquele que é nascido de Deus vence o mundo, não que ele é vencido pelo mundo e, no final da vida, Deus o resgata. A perseverança dos santos é algo vivido no relacionamento com Deus, diariamente durante todo o tempo que temos neste mundo. Você só vai poder dizer que combateu o bom combate lá no fim da vida, se estiver fazendo isso agora, hoje. Vivamos para Deus! Essa é a vida não desperdiçada!

    ResponderExcluir