quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Como obter sucesso em 2014?


Pr. Neemias Lima

Josué 1:1-9
1 - E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
2 - Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
3 - Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
4 - Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
5 - Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
6 - Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
7 - Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
8 - Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
9 - Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

Introdução:
Que é sucesso?

Alguém, com bastante bom humor, propôs:
Aos 2 anos, sucesso é: conseguir andar
Aos 4 anos, sucesso é: não fazer xixi nas calças
Aos 12 anos, sucesso é: ter amigos
Aos 18 anos, sucesso é: ter carteira de motorista
Aos 20 anos, sucesso é: fazer sexo
Aos 35 anos, sucesso é: dinheiro
Aos 50 anos, sucesso é: ter dinheiro
Aos 60 anos, sucesso é: fazer sexo
Aos 70 anos, sucesso é: ter carteira de motorista
Aos 75 anos, sucesso é: ter amigos
Aos 80 anos, sucesso é: não fazer xixi nas calças
Aos 90 anos, sucesso é: conseguir andar

A definição de sucesso
“Rir sempre e muito; ganhar o respeito de pessoas inteligentes e o afeto das crianças; conquistar a apreciação de críticos sinceros e sobreviver à traição de falsos amigos; apreciar a beleza e enxergar o melhor nos outros; deixar o mundo um lugar melhor, seja através de uma criança saudável, um lindo jardim ou retorno dado para a sociedade; saber que uma vida respira com maior facilidade por sua causa. Isso é ser bem sucedido” - Ralph Waldo Emerson

Alyssa Gregory, no blog The Small Business Idea Generator: "Eu defino o sucesso como uma combinação de fatores que resultam em um sentimento de contentamento e de missão cumprida. De acordo com meu perfil, tenho uma lista mental que me diz se tive sucesso ou não. Alguns dos pontos da lista incluem perguntas como: Eu alcancei o objetivo que tinha planejado? Eu fiz isso sem comprometer minha integridade, honestidade e profissionalismo? Eu suportei e colaborei com outros durante o processo? Eu fiz a coisa certa quando enfrentei um dilema? Eu fui uma boa pessoa? Se tivesse que fazer tudo de novo, eu faria a mesma coisa? Se não, o que aprendi?".

Recentemente, Billy Graham afirmou que faria três coisas diferentes do que fez:
1 - Não seria conselheiro dos presidentes, eles fizeram tudo diferente do que ele falou.
2 - Pregaria menos e daria mais tempo à família.
3 - Cuidaria mais de sua saúde, alguns problemas enfrentados foi porque não cuidou da saúde.

Qual é a receita do sucesso então? Como obter sucesso? Como saberei se sou bem sucedido?
Com base no texto lido, quero apresentar três segredos para o sucesso:

1º - Dependência
1 - E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
2 - Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
3 - Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
4 - Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
5 - Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
8 - Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite (DEPENDA DELE)

Dependa de Deus.
Dependa das pessoas.
Ilustração: O ratinho na fazenda.

2º - Obediência
Josué 1.7:  Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
8 - Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
9 - Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

Diz o ditado: Manda quem pode. Obedece quem tem juízo!
Diz a Bíblia: Obedecer é melhor do que sacrificar!

Efésios 6:1-3
Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.

3º - Persistência
Josué 1.4: Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
5 - Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.

O problema de quem desiste é que a solução pode estar logo à frente!
E depois para recomeçar, o preço é muito mais alto.

Conclusão:
O problema das pessoas é que elas querem sucesso sem pagar o preço. Princípios são exigências para se alcançar sucesso.
O único lugar onde sucesso vem antes de trabalho é no dicionário!
É preciso muito empenho!
Depender, obedecer e persistir são atitudes trabalhosas!
Mas vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário