segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A truncada teologia do ex-deputado e delator do mensalão Roberto Jefferson


            Com o título “À espera de mandado de prisão, Jefferson diz que está em paz”, O Globo On Line publicou matéria sobre o assunto que movimentou o país. Foi uma entrevista na segunda-feira, dia 24, na porta de sua casa, em Levy Gasparian, Rio de Janeiro.
            Do que falou Roberto Jefferson, destaco: “Estou em paz. É o meu destino. Tenho que cumprir minha pena. Muita angústia, isso vai moendo a gente, mas está tudo sob controle. Faz parte da luta. Estou cansado. A expectativa não me deixa dormir. Se eu disser que sou super-homem, é mentira. Deito e não consigo dormir. Deus só dá carga para quem pode puxar. Meu irmão, sou hayleiro e botafoguense. E botafoguense está acostumado a sofrer".
Ainda segundo a matéria, “com os agentes da Polícia Federal em frente à sua casa, Jefferson chegou a oferecer a impressora para eles, caso precisassem imprimir o mandado de prisão. No domingo (23) pela manhã, Jefferson saiu para um passeio de moto, que durou cerca de três horas e meia. Ao voltar para casa, ele disse aos jornalistas que estava desfrutando os últimos momentos de liberdade”.
“Estou em paz”. Como está em paz? Está angustiado, cansado e não consegue dormir. Jesus disse: “Deixo a vocês minha paz, não a dou como o mundo a dá. Não se turbe o coração nem se atemorize”.
“É o meu destino”. Que destino? Roberto Jefferson é supralapsariano? Cada um é responsável pelos seus atos. E cada um colhe o que semeia. “Não errem, Deus não se deixa escarnecer, tudo que o homem semear, isso ceifará” - Gálatas 6.7.
“É mentira se disser que sou super-homem”. É a pérola da entrevista. É o homem no seu devido lugar. “Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?” - Salmos 8.3-4.
“Deus só dá carga para quem pode puxar”. Provavelmente, Jefferson está citando a mensagem de Paulo: “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” - I Coríntios 10.13. Mas a carga foi dada por Deus? Claro que não. Como diz Tiago, irmão de Jesus, “toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação” - Tiago 1.17.
“Desfrutando os últimos momentos de liberdade”. Entende-se o que desejou frisar, mas liberdade mesmo só em Cristo. “E conhecerão a verdade e a verdade libertará vocês. Se, pois, o Filho libertar vocês, serão verdadeiramente livres” - João 8.32,36.
Relacionar sofrimento a ser torcedor do Botafogo faz parte da cultura humorística carioca, mas pode revelar incorreta compreensão de alguns. Todos sofrem: flamenguistas, tricolores e vascaínos.
Que na prisão, Roberto Jefferson viva a experiência escrita em I João 1.9: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”.

Pr. Neemias Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário