sábado, 1 de março de 2014

E Loureiro Neto assumiu posição


Ouvia o programa Bom Dia Litoral, 94.5 FM - Cabo Frio - apresentado por Ademiltom Ferreira. Um dos quadros tem Loureiro Neto, jornalista e apresentador de programa na Rádio Globo, como comentarista de fatos do dia. Um dos assuntos era a liberação pela PM de candidatos com tatuagem poderem se inscrever para concurso. Até então não era permitido.

Conversa vai, conversa vem e Ademiltom indaga sobre sua opinião. Responde o respeitado radialista: “Olha, respeito quem gosta, mas eu não gosto, negócio de tatuagem, tô fora”. Ademiltom insiste: “E se o filho quiser colocar?”. Loureiro rebate: “Ah, não coloca mesmo, ele é obediente, sabe do que o pai gosta e não vai querer desagradar ao pai”. “E brinquinho, o filho pode colocar?”, dispara Ademiltom. “Ih, quer saber de uma coisa, respeito quem gosta, podem me chamar de quadrado, de antiquado, de careta, mas não coloca brinquinho não!”.

O assunto se desenvolve, tendo como foco uma declaração de Sidney Magal a respeito de relacionamento homossexual e algumas revelações sobre suas possíveis intenções com dois artistas conhecidos pela beleza física. Loureiro é implacável: “Pois é, o Magal é casado, tem três filhos, e como que eles ficam ouvindo essas coisas do pai? Além do mais, fulano (omito o nome para preservar o artista) é casado com sicrana e pega mal”. Repetiu Loureiro: “Podem me chamar de quadrado, de antiquado, de careta, do que quiserem, mas eu não concordo com essas coisas”.

Sinceramente, fiquei de boca aberta com Loureiro Neto. Há algum tempo, tive rápido contato com ele. Se pudesse, teria outro para lhe abraçar pessoalmente. Sua influência como jornalista e radialista é muito grande e sua tomada de posição deve ter levado muita gente a pensar com mais seriedade sobre o assunto. É bom ver gente da mídia com coragem para apresentar suas convicções. Via de regra, eles, argumentando imparcialidade e respeito a todas as pessoas, ficam em cima do muro. Loureiro não, gritou, em alto e bom som, sou contra! Para se respeitar alguém, não precisa fugir da responsabilidade de emitir suas convicções. Por outro lado, emitir opinião contrária não significa desrespeitar quem pensa diferente. Atacar o pecado não significa atacar o pecador. “Quem tiver sem pecado, atire a primeira pedra”, disse o único que nunca pecou, mostrando-nos que o pecado é que precisa ser atacado, não a pessoa.

Ao que me consta, Loureiro não é evangélico, mas muitos evangélicos deveriam aprender com ele. Soube até de grupos chamados evangélicos que apregoam receber todos os que desejarem sem necessidade de mudança de vida, mesmo com a prática da homossexualidade e outras práticas contrárias ao que ensina a Bíblia. É uma aberração! A Bíblia enfatiza: “Não erreis. Deus não se deixa escarnecer. Tudo que homem semear, isso, também ceifará” - Gl 6.7.

De alguém que tenta sempre assumir posição.

*Crônica escrita em 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário