sábado, 22 de fevereiro de 2020

Pr. Dr. Ebenézer Carlos: “Deus está trabalhando na vida dos pastores, das Igrejas, nós vamos passar por um avivamento espiritual nos Estados Unidos”.

Pr. Dr. Ebenézer Carlos, Assembleia da CBB
Pr. Neemias Lima*

No Brasil, ele pastoreou Igrejas Batistas na Tijuca, Rio de Janeiro, e em Sorocaba, São Paulo. Atualmente, é pastor da Igreja Batista Bedford, Dallas, Texas, e apesar de pastorear nos Estados Unidos há mais de trinta anos, é muito conhecido dos batistas brasileiros. Sua presença é garantia de leveza, bom humor e grande capacidade de comunicação sem perder a piedade, marca de seu ministério.

Ele foi o orador oficial da Assembleia Convencional em Goiânia e o impacto causado foi percebido por todos os presentes e também pelos que acompanhavam a transmissão, a ponto de mensageiro registrar publicamente que foi um dos sermões mais empolgantes das Assembleias. Registra-se que foi uma mensagem desafiadora, inspiradora e, eminentemente, bíblica, interrompida várias vezes com os efusivos aplausos dos presentes.

Com a mesma alegria atendeu à reportagem e concedeu a entrevista abaixo:

Que alegria ter o irmão entre nós aqui na Assembleia.
Prazer é todo meu voltar a Goiás durante a celebração do centenário. Realmente me senti muito abençoado e feliz, porque eles poderiam ter escolhidos outros obreiros para representá-los, mas esta deferência foi realmente muito especial. Eu estou grato a Deus por voltar ao meu país, voltar ao meu estado e rever essa gente que faz parte do meu coração.

O irmão é nordestino, cresceu em Goiás, ministério nos Estados Unidos, uma multiplicidade de culturas. Com essa experiência toda, como o irmão, hoje, percebe toda essa caminhada?

É verdade, é uma circunferência em que a gente se envolve e a única coisa que a gente pode pensar é que Deus, realmente, conduz os passos e Ele tem um projeto especial para cada vida. Meu pai era pastor no Estado de Sergipe, veio para Goiás em 1959 e aqui eu cresci, fiz os meus estudos, depois fui para o Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e, concluindo, fui para Sorocaba, meu primeiro ministério, depois Estados Unidos, voltei para o Rio de Janeiro, e em 1989, retornei aos Estados Unidos, onde estou até hoje. Essa circunferência é interessante porque, aparentemente, tem um começo, mas não tem um fim, porque o fim é aquilo que o Senhor quer que façamos e eu não sei quando será. Mas, de uma coisa eu estou certo, onde Ele quiser que eu esteja, aí estarei. 

Plenário da Assembleia no momento em que o Pr. Dr. Ebenézer Carlos
apresentava a impactante mensagem oficial
Pr. Ebenézer, por aqui se ouve que várias igrejas evangélicas estão fechando e outras explodindo em crescimento nos Estados Unidos. Qual a realidade hoje?

Eu diria que estamos passando uma fase, você vê uma nação que sempre foi considerada evangélica, berço do evangelho, tivemos os missionários que vieram de lá e trouxeram o evangelho para nós no Brasil, e setores, não digo todos, mas alguns setores na América, o liberalismo tem sido, talvez, responsável por um esfriamento. Eu tenho a impressão de que Deus está trabalhando na vida dos pastores, das Igrejas, nós vamos passar por um avivamento espiritual naquela nação. Hoje, temos igrejas e movimentos evangélicos de peso, movimentos extraordinários, Igrejas extraordinárias e outros setores que não estão produzindo como deveriam produzir. Por outro lado, isto é o reino de Deus, a gente não espera que todo mundo, toda Igreja, toda denominação vá florescer, tem aqueles grupos que florescem e outros que vão mais devagar. Uma coisa é certa: há muito joelho que não se dobrou diante de Baal.

Sua visão sobre a questão política, econômica, tendo hoje dois polos: Estados Unidos, uma pujante nação, de regime democrático, ao mesmo tempo, a China se tornando muito forte, já com outro regime...

Eu não entro muito na questão política porque sou pastor. Eu oro pelos governantes e líderes mundiais, oro pelo presidente Bolsonaro, nosso Presidente, eu oro pelo Presidente Trump, porque estes homens foram colocados por Deus onde quer que eles estejam, bem ou mal, estão num posto de liderança. Nós, como crentes, temos que estar apoiando em oração. É verdade que tem postulados e posições diferentes ali e acolá, mas nós, os servos de Deus, Paulo diz isso claramente, devemos orar pelas autoridades, queremos que sejam bem sucedidas, que sejam vitoriosas, porque a vitória deles trará bem para as nossas vidas.

Sua mensagem hoje foi muito abençoadora para todos nós... deixe aqui sua mensagem final.

Muito obrigado, meu querido irmão. A minha palavra é: irmãos, sejam firmes e constantes no Senhor, sempre abundante na obra de Deus, sabendo que o seu trabalho não será vão no Senhor. Seja fiel, o Senhor está voltando, não sabemos quando, mas vamos estar prontos, firmes, preparados para recebermos com aquela alegria que todo servo de Deus deve ter no seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário