terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

A desistência de Rafael Peçanha e o “El Rafá”


Pr. Neemias Lima*

            
O final de semana passado foi marcado pela decisão de Rafael Peçanha de não participar do pleito eleitoral deste ano, diga-se de passagem, nem para vereador nem para vice-prefeito e prefeito. Analistas acreditam que ele teria garantida a reeleição para vereador e grandes chances de se eleger prefeito. Não reflito aqui essa questão.

O motivo apresentado pelo edil está no terceiro parágrafo de sua “Carta ao Povo de Cabo Frio:



Minha família havia me pedido que não me candidatasse. Que não abandonasse a carreira acadêmica. Que não deixasse de lado os concursos para os quais, com muito suor, havia sido aprovado e empossado. Que não tornasse secundário o cuidado da minha saúde, desde sempre temerosa, diante de um histórico familiar de cardiopatias. Naquele momento, chamei para mim a responsabilidade de negar o clamor de quem me amou desde sempre e disse não ao que me foi solicitado, entrando de cabeça numa campanha sem recursos, que contou com a militância de uma categoria e a força de uma ideia”.

Em síntese: família e saúde. Reflito aqui essa questão.

Primeiro, aplaudo Rafael pela decisão. Decisão corajosa, demonstrando que não foi picado pelo vírus da politicagem. Este exemplo sinaliza que fazer política para ele é cumprir uma missão em prol da população. Originalmente, “político é aquele que se dedica ao governo da polis (cidade), assumindo o bem comum acima dos interesses individuais”. Infelizmente, para muitos, quiçá a maioria, essa origem foi desvirtuada.

Segundo, família. Aqui está o bem, humanamente falando, mais precioso que o ser humano tem. Nada se compara ao valor da família. Ouvir e envolver a família no projeto político é mais um exemplo de sabedoria. Infelizmente, experiências em profusão mostram que, após ingressarem na vida pública, muitos abandonam esse ideal e não são poucos que assumem mais de uma família, provocando feridas que nunca serão totalmente curadas.

Terceiro, saúde. A saúde não está acima da família como bem maior, humanamente falando, porque é melhor ser um doente com uma família saudável do que um saudável com uma família doente. O ideal é lutar para que as duas áreas sejam saudáveis e a família é a primeira a perceber os distúrbios que surgem na saúde de alguém que se envolve de corpo e alma, como parece ser o caso, num projeto de vida.

Rafael tem origem no nome hebraico “El Rafá”. Significa o “Deus que cura, ou cura de Deus”. Extraio da Bíblia um fragmento e desejo ao vereador: “Eis que eu trarei a ela (ele) saúde e cura, e os (o) sararei, e lhes (lhe) manifestarei abundância de paz e de verdade” - Jeremias 33.6.

Nosso desejo e esperança é que o “El Rafá” alcance Rafael, concedendo-lhe plena saúde e que, em tempo recorde, volte a cumprir uma de suas missões que iniciou e interrompeu com a mesma galhardia.

*Pastor da Igreja Batista do Braga. Suas pregações acontecem às quartas-feiras, 19h 29min, e aos domingos, 9h 29min e 19h. O templo fica localizado na Rua Omar Fontoura, 117 - Braga - Cabo Frio (em frente à antiga Central Municipal de Marcação de Consultas).

Se desejar ler outros textos, acesse www.batistadobraga.org.br e www.prneemiaslima.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário