sexta-feira, 31 de maio de 2024

Salmo 58


Olhando para dentro

“Será que vocês, juízes, tomam decisões justas? Julgam com retidão os filhos dos homens?” - Salmo 58.1.

Ao ler este verso é impossível não relacionar com fatos corriqueiros do tempo presente. É um fato que ninguém pode negar. Isso revela uma verdade: o homem sempre foi mal e seus interesses, quando não afinados com a vontade e ética do Senhor, atropelam princípios, pessoas e o que estiver na frente. Era menino, não em Barbacena, mas em Cardoso Moreira, e ouvia meu saudoso pai informar que o saudoso e famoso Tenório Cavalcanti, o homem da capa preta, vociferava em todo o estado do Rio: “No Brasil, vai preso quem rouba um pão e fica solto quem rouba um milhão”.

Mas a grande reflexão que este salmo deve provocar é: como eu estou agindo quando tenho o poder das decisões? Em algum grau, todos somos senhores delas em alguma situação, chefe de um setor, líder de um ministério, orientador de um segmento.

É um olhar para dentro, não um olhar para fora. É o que eu estou fazendo, não o que o outro está fazendo. E que deseje o acerto do outro, não como o salmista no verso dez, que se alegra com o final triste do outro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário