segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Coluna no Jornal Completo, de Cabo Frio, 08 de outubro

O valor de um abraço

Certo dia, fui visitar um preso numa delegacia. De carona, visitei outros que, também, eram visitados por suas famílias. A porta se abre e cinco saem com um sorriso poucas vezes visto. Um senil, um adulto e três jovens. Estes, com uma média de 20 anos de idade. O adulto, 45 anos mais ou menos. O senil com 65 anos. Vamos chamá-los senil, adulto jovem branco, jovem pardo e jovem negro.
Senil encontra a esposa, um dos filhos, uma amiga e dois netos. O abraço é diferente em cada um deles. Lágrimas rolam nos olhos. Não é um criminoso, deu bobeira com a justiça.
                Adulto vê a esposa. Os dois ainda se refazendo do susto, está preso há uma semana, se abraçam afetuosa e longamente. Ao se desgrudarem um pouco, os olhos estão cheios de lágrimas que rolam pelo rosto em abundância.
                Jovem pardo é o mais visitado. Uma caravana de sete está com ele: irmã, amigo, irmão, tia, 2 primas e a namorada. É o mais jovem dos cinco. Sorri, conversa e manifesta decepção com a vida que está levando agora.
                Jovem escuro também é bem visitado. Seis estão com ele. Pouco mais velho que o anterior. É mais fechado e pouco sorri. Segundo os familiares, foi levado pelas amizades.
                Jovem branco recebe uma visita apenas. É a mamãe. Esta não falta em situação qualquer. Saem para um cantinho, sentam-se num banquinho, a mãe no colo do filho, e que cena bonita, apesar de numa prisão. A mão acaricia o rosto pra lá e pra cá de um e de outro. É como se dissessem que desejavam aproveitar bastante aqueles momentos, cerca de 1 h e 30 min. É como se o filho dissesse pra mãe estar decepcionado com a situação que foi envolvê-la.
                Preciso sair mais cedo. É também um momento deles. Vou para outras atividades, mas uma cena não me sai da cabeça: o abraço. Cada abraço era diferente do outro. Havia o abraço do amigo, da amiga, do irmão, da irmã, da esposa, da mãe e do avô. Um abraço demorado, celebrado, curtido, festejado dentro do contexto. Não vi o abraço do pai no filho, mas vi do filho no pai. Lembrei-me de um provérbio lido em algum lugar: abrace seu filho antes que um criminoso faça por você.
                Cheguei à casa e, pouco depois, minha filha vem gratuitamente, como faz constantemente, me abraçar. Abraçou-me, beijou-me, falou nos meus ouvidos uma série de coisas e me lembrei dos abraços que há pouco presenciara. Seu abraço tornou-se de mais valor. Abrace hoje quem é do seu relacionamento. Pode ser que amanhã o abraço lhe custe muito mais ou nem venha acontecer.
                Um abraço especial e oferecido a todos os humanos não teve seu clímax numa prisão, embora seu agente estivesse preso. Seu ponto alto foi na cruz. Na cruz do calvário. E alguém sugeriu que Cristo morrera de braços abertos para mostrar a humanidade que a todos desejava e podia abraçar. Ali mesmo, sem se tocarem, Ele abraçou o ladrão da direita, que a tradição chama Dimas. Entraram abraçados no céu, pois o Salvador afirmou “hoje mesmo estarás comigo no Paraíso”.
                Um grande abraço e seja abraçado por Jesus.
Pr. Neemias Lima*


Notas:

A Câmara Municipal de Cabo Frio aprovou na última terça-feira, dia 04, o Projeto de Lei nº 087/2011, chamada de Lei dos Iguais. Segundo o projeto, o objetivo é combater às práticas discriminatórias em nosso município, seja ela por orientação sexual, gênero, raça, manifestação religiosa ou de crença. Agora, aguarda o prefeito sancionar.

Quando soube do projeto aprovado, matutei: 1º - estou na dúvida se Cabo Frio pertence ao Brasil, pois, me parece, já temos isso previsto na Constituição Federal; 2º - combater as práticas discriminatórias significa cercear alguém de opinar segundo suas convicções? Materializando: poderei, segundo o que creio pela Bíblia, dizer que homossexualismo não agrada a Deus? E que o plano de divino para a família é a via heterossexual?

Reiteramos o que sempre defendemos, ou seja, todos precisam ser respeitados, independente de suas preferências. E podemos conviver sem traumas, desde que nenhuma parte tente cercear a outra. Isso é provado pelos votos de religiosos como Silas Bento e Silvan Scarpini, evangélicos, Dr. Luiz Geraldo e Dr. Taylor Jasmim, católicos. É o que prego há 22 anos em Cabo Frio. Duvidando, venha me visitar ou veja os arquivos no site.

Você pode tomar todos os dias o Café com Cristo no endereço: www.prneemiaslima.blogspot.com

Guarde esta data: 27 de outubro, às 19h 29min, pois batistas da região celebrarão os 140 anos de trabalho no Brasil. Além de louvor, adoração pregação, muitas informações sobre o início do trabalho em 10 de setembro de 1871. O evento acontecerá na Igreja Batista do Braga e o pregador será o pr. Sócrates de Oliveira, Diretor Executivo da Convenção Batista Brasileira.

Na próxima semana, de 14 a 16, acontece congresso de grande nível em Cabo Frio. Será na Primeira Igreja Batista, rua Sergipe, nº 14, Vila Nova. Estará presente um dos maiores pregadores do Brasil, Pr. Fernando Brandão. Confira em www.caravanadoarrependimento.com.br

Outro evento de grande destaque acontece nos dias 21 a 23, no Hotel Malibu, promovido pelo Centro de Juventude e Cultura Cristã. Estará presente um dos maiores biblistas do Brasil, Prof. Luiz Sayão. Desejando informações, www.juventudecrista.com.br

Lançamos a campanha: Salve sua vida, use cinto de segurança. Salve sua alma, aceite Jesus como Salvador!

Oração para você começar seu dia: “Pai, querido, eu não mereço as bênçãos que tenho recebido, principalmente aquelas que nem todos se lembram, como família, amizades, ar que respiro e, sobretudo, paz na consciência. Dá-me sabedoria para viver bem com todos e não desonrar o Teu nome. Em nome de Jesus. Amém!”.

Um comentário: