sábado, 8 de setembro de 2012

Síndrome de Gabriela


Pr. Neemias Lima*

Síndrome é um estado mórbido, caracterizado por um conjunto de sintomas e que pode ser produzido por mais de uma causa. O que se propõe por Síndrome de Gabriela é o estado doentio do ser humano em não acreditar que pode alterar o curso de sua vida e viver de maneira diferente. É uma interpretação exagerada da música popular que repetia: “eu nasci assim, eu cresci assim, eu vivi assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim, Gabriela”. Quem sofre dessa síndrome está, ainda que inconscientemente, levantando a bandeira do fatalismo determinista. Nada pode ser alterado e as coisas precisam ser do jeito que são. Somos parte passiva no processo e nada podemos fazer para que seja diferente.
            É um engano que não encontra bases no evangelho. Ao folhearmos atentamente suas páginas, encontraremos os mais contundentes exemplos de homens e mulheres que tiveram suas vidas alteradas e o benefício para a humanidade foi flagrante. Zaqueu era coletor desonesto e cobrava mais do que devia para seu enriquecimento. Ao encontrar-se com Jesus, declarou: “Dou aos pobres metade dos meus bens e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado”. Paulo que, em nome da religião, matava os seguidores de Cristo, ao encontrar a salvação, perguntou: “Que queres que eu faça Senhor?”. Levantou-se dali e por várias vezes esteve à beira da morte por amor àquele que o salvou. Pedro era um rude pescador, precipitado, prepotente e revoltado, quando permitiu que Jesus o libertasse, tornou-se um dos mais intrépidos pregadores de coração humilde. Chegou a orientar: “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. Os exemplos são tantos que esta página não comporta.
            É possível que você, também, sofra dessa síndrome e seu refrão seja mais ou menos assim: “pra mim, não há mais jeito, tudo dá errado, eu vim para sofrer”. Essa atitude tem trazido desânimo e sua vida perdeu o colorido que pode experimentar. Há uma saída para isso: Jesus Cristo. Ele levanta o abatido, dá força ao cansado, refaz as energias, renova a alegria, estende a mão ao doente e faz de nós mais que vencedores. A proposta de nos sentirmos desencorajados e abatidos não tem origem no evangelho. Sua origem está naquele que deseja ver a criança aprendendo o caminho da maldade, o jovem entregue às drogas e o adulto sem esperança de volta. A proposta cristã encaminha o homem para a vida e a alegria (apesar de momentos de tristeza) é a grande marca de sua caminhada e a esperança anda de mãos dadas com a fé e o amor.
            Você não precisa viver como se o mundo fosse um inferno, mas, também, não pode viver como se ele fosse um céu. Estamos numa caminhada e podemos, em Deus, mudar o rumo das situações que nos prejudicam. O famoso apóstolo Paulo assegurou: “Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo” - II Coríntios 5.17.

*Pastor da Igreja Batista do Braga. Suas pregações acontecem às quartas-feiras, 19h 29min, e aos domingos, 9h 29min e 19h 29min. O templo fica localizado na Rua Omar Fontoura, 117 - Braga - Cabo Frio (em frente à Central Municipal de Marcação de Consultas).

Se desejar ler outros textos, acesse www.batistadobraga.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário