quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Jovem professora deixa o Sudeste e vai fazer missões no Nordeste



Convertida no ano de 1977, numa Cruzada no Caio Martins, quando contava 6 anos, Débora José Rodrigues (foto) se tornou membro da Primeira Igreja Batista de Pendotiba com sua família. Seus pais, os diáconos Ernani José Rodrigues e Deolinda Menezes Rodrigues.
Seu envolvimento com a Igreja foi marcante: "Trabalhei com crianças, nas EBFs e Pontos de Pregações e também ajudei a organizar a Igreja Batista do Sapê que era Congregação da Primeira Igreja Batista em Pendotiba".

Concluiu o Curso de Formação de Professores (Nível Médio), prestou Concurso Público, sendo chamada em fevereiro de 1990. Cursou o Seminário de Educação Religiosa.

Sobre sua chamada para missões, destaca: "Minha chamada é muito antiga... Eu era estava no início da juventude , quando o Pastor Jailton (Pastor da 22 de Novembro) foi pregar em minha igreja (PIBP) falando do trabalho do Colégio Batista de Tocantínia. Eu senti que Deus estava me chamando para este trabalho. Durante minha adolescência e início da juventude eu achava que meu campo era Tocantins. Logo no início do Seminário surgiu a oportunidade de fazer uma viagem missionária para lá. Mas como não aconteceu, senti não era o momento reservado por Deus para que eu fosse até lá".

Débora e Pr. Jailton

Deus continuou agindo: "O tempo passou, terminei o meu seminário. Fiz mais de 30 viagens missionárias com a Secretaria e Evangelismo e Ação Social da JUBERJ. Nosso líder Deildo já organizou várias viagens missionárias. Fiz viagem em várias cidades Rio, Minas, São Paulo, Paraguai e Argentina. Minha primeira viagem missionária foi em 2000 para o Paraguai, onde começou meu Ministério de Evangelização Infantil, com o“nascimento” da minha palhaça Mimosa, através da qual já evangelizei muitas crianças por onde Deus tem me enviado. Minha ultima viagem foi durante a Semana Chamada Santa, com os Promotores de Missões do RJ, liderados pelos Missionários Pr. Cleber e Claudia da JMN".

Veio a renúncia: "Antes de vir para o campo eu era funcionária pública e tirei licença prêmio. Neste momento estou de licença sem vencimento. Já dei entrada no segundo pedido de licença cuja renovação já foi aprovada. Em 2010,encerrei meu mandato de 5 anos de vice diretora da Escola Municipal Levi Carneiro da Secretaria Municipal de Educação de Niterói".

1 - Quando e como você decidiu ir para o campo?
Eu decidi num encontro de Promotores de Missões. O Brasil tem sede de Deus, durante a pregação da saudosa Missionária Margarida Gonçalves. Lá preechi um formulário. A JMN entrou em contato comigo. Preechi outra ficha, que foi parar nas mãos da então Coordenadora de Ação Social da JMN - Alice. Conversamos e eu decidi deixar a Direção do Colégio Levi Carneiro, em julho de 2010.

2 - Que leva uma jovem talentosa sair do sudeste e ir para o nordeste fazer missões?
A obediência a Deus. Não existe melhor lugar para se estar do que no Centro da vontade de Deus. Meu objetivo é abençoar vidas (Chamada e Abraão - Em ti serão benditas todas as famílias da terra). E Deus determinou que eu deveria abençoar as vidas de Carolina, então eu obedeci, pois meus pais sempre me ensinaram a ser obediente.

3 - Se pudesse voltar atrás, você tomaria a mesma decisão ou mudaria?
Manteria cada decisão. Foi um momento muito especial para mim quando decidi largar Niterói, emprego, igreja, família , amigos. Eu sei que estou cumprindo a vontade de Deus. Já consegui abençoar muitas vidas. A cada dia Deus confirma que estou no lugar certo, na hora certa e no momento certo. Deus reservou este tempo para mim, aqui na Direção do Instituto Batista de Carolina.

Débora e Pr. Jorge de Oliveira, 
pastor em sua adolescência e juventude

4 - Quais os maiores desafios no campo onde você está?
Desafios - conseguir professores qualificados para trabalhar no IBC, pois a grande maioria dos carolinenses vai estudar fora ( Brasília, Palmas, Pará , Teresina) e acabam ficando por lá, mesmo. Conseguir e manter professores no IBC tem sido um grande desafio.  A restauração das famílias carolinenses.

5 - Quais suas necessidades?
Conseguir reformar o Colégio. Pagar um salário melhor aos nossos professores. Ver convertido a maioria dos funcionários, pais e alunos. Poder cuidar melhor da minha saúde, pois em Carolina não temos bom atendimento médico, então tenho que viajar 200km para a cidade de Araguaína - TO, para ter um atendimento médico eficaz, fazendo assim que com que eu perca pelo menos um dia para conseguir atendimento médico, pro isso acabo deixando para depois. Conseguir parceiros missionários que me sustentem através de orações e ofertas. Ainda não alcancei todo meu sustento financeiro.

6 - Algum projeto específico?
Organizar uma escola de música e coral. Na cidade de Carolina falta profissional na área de música principalmente. Esta tem sido uma área carente inclusive nas igrejas. Como eu gostaria de organizar uma escola de música. ´Nós tínhamos uma missionária, mas ela foi para outro campo Missionário em Minas Gerais.

7 - Considerações finais:
Agradeço ao Pastor Neemias pela oportunidade de poder dividir um pouco de minha história. Louvo a Deus por ter me sustentado até aqui e por cada vida que eu tenho abençoado, simplesmente porque eu o obedeci. Quando cheguei aqui, nós tínhamos em agosto de 2010, apenas 195 alunos. Em 2011, conquistamos 212. Em 2012, 223. E hoje já estamos com 306 alunos com possibilidade de aumento. Isso só confirma que Deus realmente reservou este tempo para que eu aqui estivesse. Orem por mim, em 2015 devo retornar para Niterói, reassumir minha matrícula para poder me aposentar em 2021. Depois que me aposentar quero voltar novamente ao campo missionário, só não sei se aqui ou em outro lugar, mas minha vida é sempre direcionada por Deus. Orem também pela juventude que tem sido alcançada pelo meu trabalho na igreja, que Deus continue me usando na evangelização e aconselhamento desses jovens. Orem para que eu continue aproveitar as oportunidade que Deus tem colocado em minhas mãos para evangelizar os pais, alunos e funcionários do IBC e da minha cidade. Gostaria de falar uma frase que tem me acompanhado, meu amado irmão faça missões onde Deus tem te colocado pois : "o seu campo missionário é todo e qualquer lugar que sua voz possa ser ouvida e suas ações vistas".

Contatos:

Missionária Débora José Rodrigues
Instituto Batista de Carolina
Junta de Missões Nacionais da CBB
Tels.: IBC -  (99)3531-2325
Casa -  (99) 3531-2389
Celular  (99) 8109-9171

Um comentário:

  1. É uma bênção onde quer que esteja!

    Muito bom ter podido trabalhar um bom tempo com essa moça aí.

    Deus continue abençoando essa irmã querida.

    ResponderExcluir