sábado, 14 de dezembro de 2013

Seja um cristão de primeira, nunca um cristão de segunda


            Tendo como base I Coríntios 9.24-27, preguei o sermão com o título acima no domingo passado, culto da noite. O verso 24 sinaliza:Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis”.
            Primeira, segunda e terceira eram classificações de arroz no tempo de criança. Os mais abastados comiam o arroz de primeira. Os menos, de segunda. E os pobres, de terceira. Espiritualmente falando, há cristão de primeira, segunda e terceira categorias. Que tipo de cristão você é?
            A vida é uma corrida, uma disputa, um campeonato. E sem que percebamos estamos avançando em direção ao seu término. Devemos aproveitar as oportunidades para não terminarmos de maneira ruim.
Bronnie Ware, enfermeira que durante anos cuidou de pacientes no leito de morte, escreveu o livro “The Top Five Regrets of the Dying - A Life Transformed by the Dearly Departing”, que, como o título diz, trata dos cinco arrependimentos mais comuns manifestados pelas pessoas antes de morrerem. São eles: 1. Gostaria de ter tido a coragem de viver uma vida verdadeira a mim mesmo, e não a vida que os outros esperavam de mim. 2. Gostaria de não ter trabalhado tão duro. 3. Gostaria de ter tido a coragem de expressar meus sentimentos. 4. Gostaria de ter mantido contato com meus amigos. 5. Gostaria que eu tivesse me deixado ser feliz.
Para que não terminemos de maneira ruim, quero convidar você a ser um cristão de primeira, nunca um cristão de segunda. Abaixo as exigências.
            1 - Um chamado atendido - Experiência de conversão - Mateus 11.28-30 / João 3 - Nicodemos.
            2 - Um caráter transformado - Experiência da santificação - I Coríntios 9.25-26: “E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar”.
            3 - Uma disciplina reconhecida - Experiência da perseverança - I Coríntios 9.27: “Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado”.
            Você pode ser um cristão de primeira e cair para segunda. Você pode ser um cristão de segunda e subir para a primeira. Que nunca sejamos cristãos de segunda!

Nota: Quando preguei o sermão, o Fluminense estava rebaixado. Quando escrevi a pastoral, rumores dão conta que poderá permanecer na primeira. Para delírio dos tricolores e tristeza dos flamenguistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário