sábado, 22 de agosto de 2015

Café com Cristo - Crianças instruídas, adultos honrados - Provérbios 22

Pitágoras, em aproximadamente 500 anos AC, afirmou: “Educa as crianças e não será preciso castigar os homens”. Salomão, em aproximadamente 1000 anos AC, afirmou em Provérbios 22.6: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”.
É sabido que a educação não resolve todos os problemas da sociedade. Se assim fosse, não haveria crime praticado por gente rica e bem escolarizada. A Suécia, por exemplo, com taxa de analfabetismo próximo de zero, não teria o maior número de suicídios entre os jovens até recentemente, superado ultimamente pelo Japão, outro exemplo de investimentos na educação. Mas, sem dúvida, que é um caminho muito necessário para a formação do ser humano e sua ação benéfica em favor da humanidade.
A ver jovens e adultos impondo pavor à sociedade por causa de suas práticas pecaminosas, lembro-me de dóceis crianças que não tiveram uma educação familiar capaz de fazê-las cidadãs de bem.
A ideia do provérbio de Salomão era um ensino adocicado em que a criança teria prazer nele e nunca mais deixaria de lado o que experimentara. Eduquemos nossas crianças assim. Não precisaremos remendar homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário