Prepotência vem do Latim “praepotens” e significa “muito poderoso”. De prae-, “à frente”, mais “potens”, o prepotente é “aquele que coloca o seu poder adiante, que o faz sobressair”.
Ser prepotente é relacionar-se com as pessoas tomar a decisões com base no cargo e não na apresentação e discussão de ideias. Ser prepotente é assumir insegurança em relação à capacidade de liderança. Ou seja, o que não se pode conquistar pelas vias do diálogo é imposto pelas vias do poder.
A prepotência estabelece uma distância quilométrica com os ensinos dos evangelhos. A essência da proposta de Jesus está no homem reconhecer sua falibilidade e incapacidade de ser o dono da situação. Sua atuação pressupõe uma dependência total a um ser que tudo, que não é prepotente, mas onipotente, Deus.
O prepotente, antes de ofender o seu semelhante, com sua arrogância e altivez, ofende a Deus, que o criou com a orientação de estabelecer vínculos amorosos e saudáveis com o seu próximo.
Muito cuidado com o cargo e função que lhe foram confiados, tudo isso passa e a prepotência, um poderoso inimigo, se dilui como uma manteiga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário