quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Os maiores inimigos do ser humano - Baixa Autoestima


Como eu reajo diante dos desafios, ao ser testado numa prova objetiva ou numa circunstância inesperada? Nossas ações e reações dependerão de nossa autoestima. Caso seja alta, enfrentaremos a situação de cabeça erguida. Sendo o contrário, autoestima baixa, parece que a abóboda celeste desabou sobre nós e o chão abriu uma cratera que nos engole.

A baixa autoestima é uma conclusão negativa de si mesmo. A baixa autoestima leva a pessoa a se sentir inadequada, não merecedora de coisas boas e incapaz de alcançar seus objetivos, provoca o desejo de se preocupar como as pessoas nos veem e a própria pessoa se enxerga de maneira totalmente negativa. Ela se olha com os olhos negativos dos outros. E, a rigor, ela não quer se ver com outros olhos, ela quer que os outros olhos a vejam como ela é. Isso não acontecendo e ela não se vendo assim amplifica a visão deturpada dos outros olhos.

A baixa autoestima é um poderoso inimigo. Primeiro, olhe para Deus, depois, olhe para você, pois “os olhos são a lâmpada do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz; se, porém, os seus olhos forem maus, todo o seu corpo estará em trevas. Portanto, se a luz que existe em você são trevas, que grandes trevas serão!” - Mateus 6.22-23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário