Em Tiago 1.19, lemos assim: “Vocês sabem estas coisas, meus amados irmãos. Cada um esteja pronto para ouvir, mas seja tardio para falar e tardio para ficar irado”.
O maior inimigo do ser humano destacado é verborragia. Que significa isso? Verborragia é falar demais. Verborrágico é quem fala demais sem necessidade, aquela pessoa que os antigos diziam que parecia ter engolido uma vitrola. É muito triste quando algum cristão é conhecido como falador ou faladeira.
Deus nos deu dois ouvidos e uma boca para que ouçamos mais e falemos menos. É interessante e lógico o raciocínio que assegura que quem fala mais, erra mais, e quem fala menos, erra menos.
Quando falamos demais perdemos a bênção de desfrutarmos do ensino que está em Colossenses 4.6: “Que a palavra dita por vocês seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibam como devem responder a cada um”.
Uma advertência séria é feita por Jesus em Mateus 12.36-37: “Digo a vocês que, no Dia do Juízo, as pessoas darão conta de toda palavra inútil que proferirem; porque, pelas suas palavras, você será justificado e, pelas suas palavras, você será condenado”.
Ouça mais e fale menos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário