domingo, 10 de novembro de 2024

Os maiores inimigos do ser humano - Avareza

A palavra "avareza" tem origem no latim “avaritia” e significa falta de generosidade ou apego excessivo a bens materiais, relacionada ao verbo “avare”, "querer muito, desejar desesperadamente". Para a doutrina católica, é um dos sete pecados capitais.

Lucas 12.13-21 registra uma parábola, cujo título incluído nas traduções é Parábola do Rico Insensato. Ao ser provocado para repartir a herança entre dois irmãos, Jesus orientou: “Tenham cuidado e não se deixem dominar por qualquer tipo de avareza, porque a vida de uma pessoa não consiste na abundância dos bens que ela tem”.

A pessoa avarenta trilha a estrada do egoísmo. Ela só pensa nela e tudo é feito com o fim de satisfazer o seu ego e seus desejos. E, para alcançar seu objetivo, é capaz de driblar pessoas, buscar atalhos na caminhada e atropelar o que se apresentar em sua frente.

A maior tristeza da pessoa avarenta é perceber que a vida passa como uma neblina e, caso tenha ajuntado muito, nenhum prazer e satisfação tem no que ajuntou. Tudo será distribuído e alguém vai desfrutar de seu esforço, ainda que involuntariamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário