Vício vem do Latim "vitium", que significa "falha" ou "defeito". Trata-se de um hábito que se repete e traz prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem. Originalmente, vício era relacionado a uma anomalia física. Mais tarde, passou a ter seu entendimento no contexto litúrgico, em que os animais separados para os sacrifícios apresentavam alguma anomalia. Hoje, é uma conduta à margem das regras morais da sociedade ou mesmo um controle sobre a vida da pessoa impedindo-a de produzir mais, por exemplo, o vício em assistir a TV, navegar muitas horas na internet ou comer muito doce.
Um princípio bíblico abençoador está em I Coríntios 6.12: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”. O que nos domina de tal modo que não conseguimos nos libertar assume o senhorio de nossa vida e passamos a ser escravos.
Você tem algum vício que deseja abandonar? Primeiro, ore a Deus. Segundo, comece a mudar seu hábito, faça isso pouco a pouco, como um desmame.
Nenhum comentário:
Postar um comentário