quinta-feira, 26 de junho de 2025

E o pardal encontrou casa

“O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!” - Salmos 84.3.

Qual o valor monetário de um pardal? Praticamente, nenhum. Em Mateus 10.29-31 temos uma boa referência: “Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de Nosso Pai. E, quanto a vocês outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados. Não temam, pois! Bem mais valem vocês do que muitos pardais”.

Um asse, também identificado como ceitil em algumas versões, era uma moeda romana de cobre, que valia 1/16 avos de um denário. O denário era o salário de um dia de um trabalhador braçal. Considerando o salário mínimo no Brasil, que é uma vergonha, um pardal custaria em torno de três reais e dezesseis centavos aproximadamente.

O pardal encontrou casa. Deus cuida dos seres insignificantes na perspectiva humana. Por que muitos seres humanos não têm uma casa morar? Não é culpa de Deus. É culpa da própria pessoa, da injustiça social, maldosa distribuição de renda e ausência de iniciativas públicas.

Mas se o homem é injusto, Deus é justo, e cuida de você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário