quinta-feira, 29 de março de 2012

Poesia

MÊS DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Ah se não fosse a Escola Domincal!
O que saberíamos sobre Deus
Talvez nem  conhecêssemos o bem e o mal
Vivendo como meros infelizes ateus
 
Ah quando conheci a atraente EBD
Apaixonei-me pela organização
Não sei nem explidar o porque
Mas passei a amá-la de coração
 
As liçóes são indutivas e doutrinárias
Os professores todos competentes
A EBD inclui todas as faixas etárias
Com uma motodologia inteligente
 
A EBD é nota dez na mordomia
O tempo, a cooperação e vida total
contagia a toda membrezia
Parabéns,  Escola Bíblica Dominical
 
Pastor Aurecino Coelho da Silva
Presidente da Academia Brasileira Teológica de Letras
 

6 comentários:

  1. Pr. Neemias

    Aceito e concordo com a importância da Escola Dominical nas igrejas.

    Todavia achei o texto exagerado, praticamente sacra mentalizando EDm a Igreja de Cristo viveu 1850 anos sem a ED, e ninguém deixou de conhecer a Deus.

    Eu sei que nós temos nossos marcos históricos e a ED passou a ser um deles.

    Enfim, no final tudo se resume em torno da exposição da Palavra de Deus, essa sim é o segredo de qualquer empreendimento eclesiológico.

    As vezes nós confundimos a forma com o conteúdo.

    Com a confusão acabamos por idolatrar a forma e desprezamos o conteúdo.

    Essa postura é vista em tudo em nosso meio.

    É gente confundido Igreja com prédios, estruturas, avivamento com barulho, Palavra de Deus com auto-ajuda e por aí vai.

    fico por aqui

    Abraço fraternal


    Amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda,
      poesia é poesia e deve ser vista como poesia, o autor não quer apresentar um postulado sobre EBD.
      Agora, só para provocar, onde você aprendeu que ficamos 1850 anos sem EBD?
      Obrigado mais uma vez e grande abraço.
      Pr. Neemias Lima

      Excluir
    2. Pr. Neemias

      A fundação de grupos de ensino da Igreja remonta aos tempos de Wesley, todavia a data oficial da fundação da ED formalmente é atribuída a Robert Raikes na GRâ Bretanha em 1783, mas no inicio um projeto embrionário que começou com crianças.

      Quando menciono até 1850, falo no apogeu da ED que se popularizou em praticamente quase todas as igrejas formalmente constituídas à partir do século XIX.

      Para nós do Brasil, foi difundida pelo missionário Robert Kalley que nos trouxe a EBD através da Igreja Congregacional em 1855.

      Ganhando mais corpo a EBD depois da chegada do fundador da Igreja Presbiteriana em solo brasileiro em 1859 o Rev. Ashbel Green Simonton.

      Sem deixar de mencionar a contribuição da Igreja Batista em terras tupiniquins a partir de 1880 com William Buck Bagby e Zacarias Clay Taylor e respectivas esposas.

      Pra não ficar só nas históricas, a Assembléias de Deus a partir de 1910 com os missionário suecos Gunnar Vigren e Daniel Berg contribuiram em muito na divulgação e incentivo nas Igrejas pela constituição das EBD.

      Um pequena síntese, mas é por aí, aguardo alguma contribuição do senhor como pastor de uma Igreja histórica, importante, séria desde a sua fundação.

      Uma dica: Poste em seu site a história da Igreja Batista e o desenvolvimento da EBD através dos últimos 140 anos.


      Abraços

      Amanda

      Excluir
  2. Amanda,
    para continuarmos: na igreja primitiva, o que os cristãos estudavam no primeiro dia da semana?
    Muito boa sua abordagem sobre a escola bíblica tradicionalmente conhecida e a dica também. Não sei se acompanhou aqui as informações sobre as comemorações dos 140 anos de trabalho batista no Brasil?
    Se quiser informar: de onde você é e qual a sua formação? Estou gostando muito do diálogo.
    Abraços e que Deus te abençoe.
    Pr. Neemias Lima

    ResponderExcluir
  3. Pr. Neemias

    O pastor acabou de confirmar a minha observação no meu primeiro comentário acima.

    Como o senhor mesmo diz com propriedade que a Igreja primitiva estudava a Palavra no 1º dia da semana, com isso o senhor vincula o estudo da Palavra com a EBD, enfim como disse inicialmente qualquer êxito em algum empreendimento eclesiológico dependerá do quanto nós expomos a Palavra.

    Não importa se tal encontro se chama EBD, culto de ensino, etc, se tais encontro vão ser num templo ou embaixo de uma árvore ou mesmo numa, caso seja possível e necessário, se a Palavra está presente com toda sua integridade, aí haverá doutrina, revelação, edificação, consolação, conforto e ensino nas palavras paulinas.

    É que muitos como já disse no inicio, acabam por sacralizar a nomenclatura EBD, achando uma panacéia, não julgando o conteúdo, ficando somente preso a forma e a tradição histórica como se só isso fosse suficiente, pois o Senhor não disse "leva a criança na escola dominical e quando ele crescer não desviará", mas disse: "ensina a criança em que deve andar, quando crescer não se desviará dele".

    A EBD também faz parte desse processo de ensino, educação uma estrutura que assessora os pais e Igreja na educação dos filhos e adultos.

    Todavia, muitos pais esquecem de eles primeiramente ensinarem seus filhos conforme o mandamento e delegam a responsabilidade para a EBD ou Igreja o que ao meu ver é um erro.

    A EBD sempre será meio e não um fim em si mesmo.

    Mutatis mutandis, estamos vivendo uma época difícil, onde o ensino e a pregação sadia estão saindo dos nossos púlpito para darem lugar a barganha, troca, prática veterotestamentárias com Arca da aliança expostos nas igrejas, hora de toque do chofar, isso pra ficar na forma litúrgica que já são um distânciamento do ensino de Jesus e Paulo conforme robustamente está posto no novo testamento ou nova aliança.

    Se formos falar em conteúdo, temos diuturnamente a teologia boa, saudável, elaborada nos últimos 500 anos, dar lugar a fétida teologia da prosperidade, com suas mandigas, sincretismo e personalismo, que além de enganar os incautos com promessas mirabolantes pra este mundo, são desprezado o arrependimento, salvação, novo nascimento e santificação.

    Mas creio, que assim como Deus falou pra Elias que ele não estava sozinho, ainda tinha 5000 que não tinham dobrados seus joelhos perante baal, eu creio que Deus tem seu remanescente que se levantará com mais força e vontade para viver uma vida no altar e ainda que anonimamente sem holofotes faram uma revolução, com seus testemunhos de vida.

    Por isso louvo a Deus, pela existência da Igreja Presbiteriana, Igreja Batista, Congregacional, Metodista e muitas outras compromissadas com a integridade do Evangelho.

    Acho que já falei demais.

    Continue firme pastor Neemias nessa incansável missão de evangelização e comprometimento com a Verdade.

    Fraternalmente


    Amanda

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Amanda, se estudava a Bíblia, era Escola Bíblica. Acontecendo no domingo, era dominical. O que você reporta é o surgimento do modelo tradicional como conhecemos.
    Gostei do mutatis mutandis.
    Abraços.
    Pr. Neemias Lima

    ResponderExcluir