quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Tempo Política

Pr. Odenir Figueiredo Júnior

Deve um pastor ou líder denominacional influenciar politicamente sua comunidade ou igreja? Sim e Não.

Sim, quando cria nos membros de sua igreja uma consciência de cidadania, levando a cada um a participar de seu direito de eleger seus representantes. Sim, quando ensina sua comunidade a votar conscientemente, levando em conta os princípios e valores éticos e espirituais de cada candidato. Sim, quando leva sua comunidade a orar por todos candidatos sem fazer discriminação de pessoas ou partidárias. Sim, quando ensina a sua comunidade a participar ativamente, avaliando e cobrando de seus candidatos eleitos sua postura ética administrativa. 

Não, quando essa influência é para medir seu próprio prestígio político.  Não, quando esta influência é para tirar algum benefício pessoal ou para sua Igreja local.  Não, quando deseja impor o candidato de sua preferência, não  respeitando o direito de cada um eleger seu próprio representante.  Não, quando usa seu título de "Pastor", como peso político para apoiar um candidato.

Um comentário:

  1. Meu querido Pr. Neemias, esse texto me fez pensar em outro no Livro de Juízes 9:

    E, dizendo-o a Jotão, foi e pôs-se no cume do monte de Gerizim, e levantou a sua voz, e clamou e disse-lhes: Ouvi-me, cidadãos de Siquém, e Deus vos ouvirá a vós;

    Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei, e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós.

    Porém a oliveira lhes disse: Deixaria eu a minha gordura, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores?

    Então disseram as árvores à figueira: Vem tu, e reina sobre nós.

    Porém a figueira lhes disse: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto, e iria pairar sobre as árvores?

    Então disseram as árvores à videira: Vem tu, e reina sobre nós.

    Porém a videira lhes disse: Deixaria eu o meu mosto, que alegra a Deus e aos homens, e iria pairar sobre as árvores?

    Então todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu, e reina sobre nós.

    E disse o espinheiro às árvores: Se, na verdade, me ungis por rei sobre vós, vinde, e confiai-vos debaixo da minha sombra; mas, se não, saia fogo do espinheiro que consuma os cedros do Líbano.
    Juízes 9:7-15.
    --------
    É interessante que o rei é eleito(princípio democrático);As árvores frutíferas (metáfora dos justos) não querem largar suas atividades principais para se dedicarem à política; então o espinheiro(metáfora do ímpio) aceita.
    Não há vácuo de poder; se os justos não ocuparem
    posições, os espinheiros ocupá-las-ão.

    ResponderExcluir