sábado, 7 de setembro de 2013

Irmã Rute e a teologia da oração


Pr. Neemias Lima
Pastoral do dia 08 de setembro de 2013.

            Acontecia o abençoado culto de oração missionário em nossa Igreja. Domingo, 7h 59min. Quase sempre, o diácono Ozeas na direção.
            Em determinado momento, fui tomado de profundo sentimento de tristeza. Dada oportunidade para manifestações, eis a série: “fulano está com câncer, beltrano caiu da escada e arrebentou a cabeça, a cunhada de minha irmã está internada em estado grave, o sobrinho da zeladora da escola levou um tiro por envolvimento com drogas, uma menina de 12 anos está desaparecida...”. Comentei com o diácono Luciano: “Tá parecendo programa do Datena!”.
            Chega a vez da irmã Rute. Idosa. Enfrentando dificuldades de saúde. Com limitações. Mas soltou a pérola em voz bem audível e encorajadora: “Eu quero agradecer, Deus tem sido muito bondoso, apesar das lutas, temos tido muitas vitórias e eu estou muito feliz!”. Ufa... Se fosse o programa do Datena, cortaria logo, isso não dá audiência.
            Antes de prosseguir, dois destaques: 1º - não sou insensível ao sofrimento humano e sei que muitos sofrem; 2º - os motivos acima são ilustrativos, pois não me lembro ipsis litteris deles.
            Ao pensar em oração, é bem didático levar em conta os ensinamentos de vários escritores que dividem assim:
            Adoração e louvor - parte da oração em que se elogia Deus, fala bem dele, exalta o seu nome.
            Gratidão - parte da oração em que se agradecem as bênçãos recebidas.
            Confissão - parte da oração em que se confessam seus pecados (em público, deve-se ter o bom senso e equilíbrio, sempre há quem gosta de divulgar a vida dos outros).
            Intercessão - parte da oração em que se ora pelos outros e por situações enfrentadas por eles, pelos governos, pela igreja...
            Petição - parte da oração em que se faz pedido pessoal.
            Verdade é que a oração pode ter uma ou outra parte como todas ao mesmo tempo. Mas só pedir e lamentar são atitudes de adolescente aborrecido. Temos muitos motivos para agradecer.
            Os discípulos pediram a Jesus “Ensina-nos a orar”. Ele ensinou. Podemos aprender na Bíblia. Agora, a irmã Rute nos ensinou a orar. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário