sábado, 12 de maio de 2018

Ansiedade Familiar*

Psicóloga Raquel Lima
Raquel Lima*

A família, normalmente, é o primeiro ciclo relacional que temos a partir do nosso nascimento. É através da família que desenvolvemos nossos valores, regras e maneiras de ser. Hoje em dia, é comum vermos famílias convivendo com até quatro gerações, gerando assim maiores oportunidades de aprendizagem através da relação familiar.

No entanto, o estresse das diferentes fases da vida pode aumentar. Esse estresse geralmente aparece na transição do ciclo de vida, ou seja, no momento em que você está em transformação. Dessa forma, os problemas podem virar angústias e perturbações, chamamos isso de Fluxo de Ansiedade. A ansiedade pode provocar diversas sensações, como sufoco, insegurança e baixa autoestima.

Dentro do contexto familiar, esse fluxo de ansiedade pode ser tanto vertical quanto horizontal. O fluxo vertical está relacionado a padrões que são transmitidos para as gerações seguintes e o fluxo horizontal relacionado à ansiedade produzida pelos estresses que aparecem nas mudanças que a família sofre com o tempo. Cuide-se para que a sua família não seja responsável por gerar conflitos entre as gerações e tenha recursos para enfrentar as alterações que aparecem na vida.

Essas perturbações, às vezes, parecem estar fora do nosso controle, mas a boa notícia é que você pode ter controle sobre elas. Situações da vida podem causar preocupações e ansiedade na família, mas o que você faz com o que a vida te apresenta é responsabilidade sua. Lute para ter sabedoria e manejo em família para prosseguir e avançar mesmo com as dificuldades.

* Raquel Lima é psicóloga com foco em Gestalt-terapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário