quarta-feira, 30 de maio de 2018

Diretor do Ministério OIKOS enfatiza: "Precisamos pregar mais sobre o divórcio".

Pr. Gilson Antônio Paiva Bifano

Diretor do Ministério Oikos
Há 21 anos, precisamente no dia 07 de março de 1997, um sonho começou a se tornar realidade. No coração de um casal ainda jovem, Gilson e Bete, teve início o Ministério Oikos. Ele, pastor, e ela, Psicóloga, trilharam estradas pedregosas e marcadas pelas lutas para ser referência no Ministério com Famílias.

É um Ministério Cristão de Apoio à Família, instituição cristã-evangélica pró-família, sem fins lucrativos. 

O Diretor deixa bem claro: "Não somos uma igreja. Existimos para apoiar as igrejas e instituições na defesa e no fortalecimento da família". 

Com a missão de “Advogar a importância da família e promover o seu fortalecimento”, a visão do Ministério é ser uma agência de apoio à família oferecendo, por todos os meios possíveis, recursos e princípios, com fundamentação cristã, para que tenhamos na sociedade brasileira famílias saudáveis e conscientes de sua missão no mundo”.

Ao longo de sua história, o Ministério tem sido instrumento de bênção para milhares de Igrejas que fazem uso de seu excelente material, utilizado seus recursos para programas especiais, como, também, contado com a presença do casal para palestras em Congressos, Seminários, Encontros de Casais. Usando uma didática moderna, sem fugir dos princípios da palavra de Deus, o casal impacta por onde e passa e o conteúdo é sempre marcante com resultados impressionantes.

Em entrevista exclusiva, tocando em pontos polêmicos, que muitos evitam, o Pr. Gilson Antônio Paiva Bifano falou com franqueza e não teve dúvidas em assumir os princípios defendidos pelo ministério que tem abençoado vidas no Brasil e no mundo.

Quais os maiores problemas enfrentados pela família nos dias atuais?
Creio que a família sempre enfrentou desafios, mas a cada dia os problemas são maiores e duros. Para esse tempo, elejo os problemas tais como Movimento homossexual, ideologia de gênero, perca dos valores familiares, banalização do divórcio. Outros problemas estão surgindo, como o reconhecimento da chamada "família" poliafetiva.

Casal Bifano, Pr. Gilson e Drª Elizabete
A população brasileira tem mudado de perfil, alcançando um número de idosos bem grande. Como as famílias devem enfrentar essa realidade?
Sim. Precisamos, como igrejas, tratar mais desse tema e ajudar as famílias lidarem com essa situação.
As famílias precisam conhecer os ensinamentos bíblicos sobre a velhice e como tratar o idoso no contexto familiar. Ensinar às famílias que ela é a primeira linha de cuidado que deve ter para com o idoso. Depois a igreja e, por último, o Estado. A igreja deve tratar desse tema esclarecendo os ensinamentos bíblicos, mas também as leis, como o Estatuto do Idoso.
Por outro lado, as famílias precisam conhecer seus idosos e dar liberdade para que vivam suas vidas, desde que tenham autonomia para tal. Temos visto muitas famílias podarem, sem necessidade, os idosos pelos simples fato de serem idosos.
Também precisamos alertar as famílias não abusarem financeiramente dos idosos ou colocarem cargas sobre eles, cargas essas que competem aos filhos, como por exemplo, cuidado com as crianças.

Tem se tornado muito comum famílias formadas a partir de casais separados, em alguns casos mais de uma vez. Que danos isso traz e como conviver com essa realidade?
É o que chamo de "banalização do divórcio". Precisamos pregar mais sobre o divórcio. Com medo de mexer na ferida de muitos divorciados estamos deixando de ensinar toda a doutrina de Deus sobre esse tema.
A igreja, quanto mais pregar, mais vai receber pessoas no segundo, terceiro, quarto casamentos, mas são pessoas nascidas de novo. O problema é que estamos visto esse comportamento por parte de muitos crentes já antigos. Precisamos estudar mais, como igreja. Adotar padrão de conduta para sinalizar aos casais sobre o que a igreja pensa. O que não podemos e ignorar a situação e fingir que o tema não seja importante.

Cada vez mais os jovens tem buscado o casamento com idade mais avançada do que ocorria anos atrás. Esse novo perfil da juventude preocupa?
Isso é uma influência do carreirismo profissional. Isso é, a primazia pela carreira profissional. Hoje o jovem quer casar já com tudo pronto, com casa comprada, já bem de vida. Há um tempo atrás não era assim. Os jovens se casavam e cresciam juntos. Eu, por exemplo, me casei sem ter um aparelho de televisão. Não tinhamos a casa própria. Aos longo dos nossos 33 anos conquistamos nosso patrimônio juntos. Eu e minha esposa, Elizabete.
Por outro lado, os jovens com adiamento do casamento, muitos deles, estão fazendo algo que é errado aos olhos de Deus. Estou referindo-me à relação sexual antes do casamento.
Tenho dito que Deus honra aqueles jovens que se casam e fazem a vontade de Deus nessa área, dando-lhes vitórias na vida profissional e bens materiais.

Tendência dos últimos tempos, com reconhecimento pela corte brasileira, é o casamento com pessoas do mesmo sexo. Que pensa o terapeuta familiar?
Isso é lamentável. Esse não é o designer de Deus para o casamento. Devemos como igreja lutar com todas as forças para que os crentes não aceitem esse conceito, por mais que seja reconhecido pelas cortes dos países. Por outro lado, devemos ser uma comunidade que abrace as pessoas que lutam com a homossexualidade mostrando-lhe que o Evangelho tem poder para se resgatar a heterossexualidade, dentro do casamento, e que, se isso não for possível, sublimar, abster-se dessa prática e colocar o desejo homossexual aos pés da cruz e manter uma vida íntegra, pura e santa diante de Deus.

Que conselhos daria para dois jovens que decidiram se casar?
Primeiro, devem pedir a confirmação da vontade de Deus.
Segundo, abram bem os olhos antes de se casarem e fechem-os bem depois de casados.
Terceiro, busque um aconselhamento pré-nupcial.
Quarto, não morem com os sogros. Tenha um cantinho seus, mesmo que seja uma choupana.
Quinto, abstenham-se de relação sexual antes do casamento.

Considerações finais:
A família está sendo atacada nesses últimos tempos. A igreja deve ajudar as famílias se fortalecerem, porque FAMÍLIAS FORTES, IGREJAS FORTES.

Contatos com o Ministério Oikos:

Rua Mariz e Barros, 479 - Sala 1 - RIO DE JANEIRO - RJ
Tel/Fax: (55) 21. 2264-9207
oikos@ministeriooikos.org.br
http://www.clickfamilia.org.br/oikos2015/

Nenhum comentário:

Postar um comentário