sábado, 30 de novembro de 2024

Os maiores inimigos do ser humano - Conclusão

Identificados dezenas de inimigos, que armas usar para combatê-los e ter vitória sobre eles? Embora tenha grande participação do ser humano, as armas não são humanas. Em Efésios 6, a partir do verso 10, temos ensinos preciosos sobre a armadura de Deus.

1º - Cingir-se com a verdade, verso 14.

2º - Vestir a couraça da justiça, verso 14.

3º - Ter os pés calçados com a preparação do evangelho da paz, verso 15.

4º - Segurar sempre o escudo da fé, verso 16. 

5º - Usar o capacete da salvação, verso 17.

6º - Desembainhar a espada do Espírito, verso 17.

A firmeza na luta contra as ciladas do inimigo maior, o Diabo, só acontecerá com toda a armadura de Deus, verso 11. Ela nos fará fortes para resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, verso 13. 

E é muito interessante duas curiosidades na armadura:

1ª - A única arma de ataque contra o inimigo é a palavra de Deus.

2ª - A oração não é alistada como arma. Por quê? Porque oração é relacionamento, não é de uso esporádico, é o tempo todo.

Deus te dê a vitória sobre seus inimigos!

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Os maiores inimigos do ser humano - Morte

“O último inimigo a ser destruído é a morte” - I Coríntios 15.26.

De todos os inimigos, o que mais angustia o ser humano é a possibilidade da morte. Ainda no ventre, a luta contra a morte se torna uma realidade. Com o crescimento, o feto inicia o plano de saída porque continuar ali significa morrer. E até o dia de sua partida essa luta é travada minuto a minuto. No ventre, a vida que já existia, para não morrer, busca outra dimensão fora de lá.

E seu recurso é com a prevenção dos acidentes, a alimentação para matar a fome, a água para saciar a sede, a medicação para evitar a enfermidade mais aguda, o condicionamento físico e por aí vai.

Todos os outros inimigos podem ser vencidos a partir da intervenção humana, logicamente, que não com o seu poder, mas com sua submissão a Cristo. O inimigo chamado morte, o ser humano não consegue vencer. Por mais que tente, ela baterá em sua porta, mais dias, menos dias.

I Coríntios 15.55 e 57 dá a solução: “Onde está, ó morte, a sua vitória e o seu aguilhão? Graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Para vencer o inimigo morte, só a vida que é Jesus!

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Os maiores inimigos do ser humano - Vícios

Vício vem do Latim "vitium", que significa "falha" ou "defeito". Trata-se de um hábito que se repete e traz prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem. Originalmente, vício era relacionado a uma anomalia física. Mais tarde, passou a ter seu entendimento no contexto litúrgico, em que os animais separados para os sacrifícios apresentavam alguma anomalia. Hoje, é uma conduta à margem das regras morais da sociedade ou mesmo um controle sobre a vida da pessoa impedindo-a de produzir mais, por exemplo, o vício em assistir a TV, navegar muitas horas na internet ou comer muito doce.

Um princípio bíblico abençoador está em I Coríntios 6.12: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”. O que nos domina de tal modo que não conseguimos nos libertar assume o senhorio de nossa vida e passamos a ser escravos.

Você tem algum vício que deseja abandonar? Primeiro, ore a Deus. Segundo, comece a mudar seu hábito, faça isso pouco a pouco, como um desmame.

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Os maiores inimigos do ser humano - Inimizade

Nas obras da carne em Gálatas 5.20, Paulo alistou inimizade como uma delas. Inimizade é a ausência de amizade. É triste saber que as redes sociais potencializaram as possibilidades de inimizades, na maioria das vezes por banalidades. Amizades são desfeitas por uma mensagem que nunca teve a intenção de ferir.

Helgir Girodo escreveu que “intrigas geram ofensas, ofensas geram brigas, brigas geram inimizades, inimizades geram separações, separações geram perdas e perdas geram sofrimentos”. É uma escalada desenfreada do mal.

Estabelecer amizades é um remédio poderoso para combater problemas que trazem muito mal. O livro de Provérbios exalta que “há amigo mais chegado que um irmão”.

É muito confortante ler que Jesus, no último encontro com Judas, sabendo que ele o trairia, o chamou de amigo. E não era uma intervenção irônica, era sincera e verdadeira.

Ainda que tenham surgido situações que tenham gerado inimizade, vale a pena insistir no restabelecimento e na reconciliação. Independentemente de quem tenha provocado a tensão que abalou a amizade, busque o reencontro, o final será abençoador.

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Os maiores inimigos do ser humano - Dissensão

"Vocês ainda são carnais, pois, havendo entre vocês inveja, contendas e dissensões, não são, porventura, carnais e não andam segundo os homens?" - I Coríntios 3.3.

Dissensão é diferença de opinião, discordância e discrepância. Tendo a definição como pano de fundo, até que não é problema em si. Mas o problema é a dissensão como instrumento provocativo permanente para atrapalhar os relacionamentos. E era isso que estava acontecendo na famosa Igreja de Corinto, mais famosa pelos erros do que pelos acertos.

Paulo relaciona a dissensão como uma atividade da carne. Carne no contexto bíblico é tudo que é contrário à orientação do Espírito. Estar na carne e não estar no Espírito. E é interessante que, no texto bíblico lido, carnal não é apenas uma questão da natureza humana na carne, mas trata-se de estar dominado pela carne.  

Quem tem prazer em dissensão, quem está sempre provocando o próximo para que ele se desoriente, quem sente alegria em suscitar um conflito está dominado pela carne.

Não seja um provocador ou provocadora de dissensão, seja um mensageiro ou mensageira da reconciliação.

Os maiores inimigos do ser humano - Ira

A ira é um sentimento que brota repentinamente na mente. Normalmente, a pessoa extravasa espalhafatosamente. A ira, bem administrada, pode ser positiva. Exemplo: irar-se contra injustiças sociais, combater veementemente maldades impostas por supostos poderosos e não admitir que um ser humano seja violentamente humilhado por outro.

Ela pode ser negativa. Isso acontece nos relacionamentos, seja em família, em amizades ou entre colegas de trabalho. É impossível impedir totalmente seu surgimento, nem sempre a sobriedade nos domina. E é aí que mora o perigo: a ira ser alimentada por muito tempo e tornar-se uma enfermidade no corpo e na mente.

Para a doutrina católica, a ira é um pecado capital. A sustentação dela destrói relacionamentos, elimina o perdão, desenvolve desejo de vingança, produz amargura, concebe o egoísmo.

Praticar a paciência, compreender o outro, não oferecer o que não gostaria de receber e refletir bem antes de agir são poderosas armas contra a ira.

Efésios 4.26-27 diz: É normal ficar com ira. É claro que todos sentem ira. Mas não alimentem vingança no coração. Não deixem que a ira domine muito tempo. Resolvam o problema antes de dormir”. 

Os maiores inimigos do ser humano - Insensibilidade

“Eles fecham o coração insensível e com a boca falam com arrogância” - Salmo 17.10. Na versão “A Mensagem”, é assim: “O coração deles é duro como pedra, e o bafo, quente como vapor”.

Insensibilidade pode ter várias leituras na existência humana. O que desejamos pontuar é o sentido da nossa reação em relação às outras pessoas.

Para a Psicologia, insensibilidade é a falta de empatia em relação às necessidades dos outros. Seu veneno pode alcançar a incapacidade de reconhecer emoções alheias e até mesmo uma fria indiferença diante do sofrimento de pessoas, ainda que sejam bem próximas.

Uma pessoa insensível é capaz de tratar com zombaria dificuldades do semelhante, é capaz de racionalizar diante de sua omissão e é capaz até de desejar o mal do outro para se apresentar como socorro solidário. Um coração insensível é capaz de cometer os piores males que se imagina.

Efésios 4.19 apresenta: “Tendo-se tornado insensíveis, eles se entregaram à libertinagem para, de forma desenfreada, cometer todo tipo de impureza”.

Render-se e mergulhar no amor de Cristo é remédio contra a insensibilidade.

Os maiores inimigos do ser humano - Amargura

"Minha vida só me dá desgosto; por isso darei vazão à minha queixa e de alma amargurada me expressarei” - Jó 10.1.

A amargura é um sentimento nocivo que tem início com uma tristeza que a pessoa decide manter em sua mente. Ela pode surgir também de uma angústia, um rancor ou uma permanente murmuração.

Uma pessoa amargurada tende a reclamar de tudo, com sol radiante ou chuva abençoadora seu descontentamento se manifesta, a perturbação se instala e suas ações são contrárias à alegria e à satisfação.

A vitória sobre este inimigo exige um relacionamento saudável com o Eterno, fonte preciosa para afastamento dele. Em Deuteronômio 29.18, lemos: “Cuidem que não haja entre vocês nenhum homem ou mulher, clã ou tribo cujo coração se afaste do Senhor, o nosso Deus, para adorar os deuses daquelas nações e para que não haja no meio de vocês nenhuma raiz que produza esse veneno amargo”.

A não vitimização, contínua atitude de louvor, intenso desejo de servir às pessoas e busca pela capacidade de perdoar fazem parte das águas que jorram da fonte como instrumento de cura.

Para a amargura, amar cura!

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Os maiores inimigos do ser humano - Hipocrisia

“E, quando orarem, não sejam como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade lhes digo que eles já receberam a recompensa” - Mateus 6.5.

Hipocrisia, do grego antigo hupókrisis, significa "encenar", "interpretar". O adjetivo hipócrita vem do grego hupokritḗs, que significa "ator". Hipocrisia está ligada à ideia de falsidade, dissimulação, fingimento, carência de sinceridade, ato ou efeito de fingir.

Jesus condenou os religiosos de sua época categorizando-os como hipócritas, que dizer gente que tinha preocupação em aparentar uma bela vida exterior, mas no seu interior predominava a existência podre do ser humano. Uma horrível comparação deles foi com os sepulcros caiados, bonitos por fora e horríveis por dentro. Por fora, vida, por dentro, morte. Deus se ofende menos com um ateu sincero do que com um cristão hipócrita.

O desejo de Deus é que a hipocrisia seja vencida com humilde submissão ao Espírito Santo, despindo-se da teatralização e vestindo a roupa da sinceridade.

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Os maiores inimigos do ser humano - Inveja

“O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos” - Provérbios 14.30.

Inveja é um mal estar, ou desgosto, que se apresenta quando alguém percebe a felicidade de outra pessoa. O mal estar é amplificado quando se trata de alguém bem próximo. Pode ser também um desejo por algum bem que alguém tenha conseguido.

A inveja pode desenvolver um sentimento de inferioridade em quem a acolhe em seu coração e mente, considerando que possíveis comparações brotarão do tipo “ele ou ela é mais capaz e eu não consigo nada mesmo!”.

A Igreja Católica alista a inveja como um dos pecados capitais e o remédio que sugere é a caridade e amor ao próximo. Sem dúvida é uma boa receita, olhar para o próximo e fazer algo por ele reoxigena a alma e oferece ao potencial invejoso ou invejosa amadurecimento ao se sentir bem com o bem do outro.

A inveja está na lista de Paulo sobre as obras da carne. E Salomão alertou muito sobre ela. Destaco mais dois ensinos dele: “não tenhas inveja dos homens malignos, nem queiras estar com eles” e “cruel é o furor, e impetuosa, a ira, mas quem pode resistir à inveja?” - Provérbios 24.1 e 27.4

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Os maiores inimigos do ser humano - Incredulidade

“E Jesus disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também à mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente” - João 20.17.

Normalmente, o termo incredulidade está relacionado a quem ainda não assumiu um compromisso público com Jesus, são aqueles que precisam de salvação. Você já refletiu sobre a possibilidade de crentes incrédulos?

É possível que Tomé tenha criado essa escola, a Escola de Crentes Incrédulos. Tomé, segundo o próprio Jesus esclareceu, creu porque viu. A proposta do evangelho não é ver para crer. A proposta de Cristo é crer para ver. E quando se reflete assim, vamos perceber que, algumas ou muitas vezes, somos crentes incrédulos, estamos matriculados na Escola de Tomé!

Somos crentes incrédulos quando, diante de uma dificuldade, seja ela de que natureza for, tentamos dar um jeitinho, às vezes ferindo a ética, e não confiamos e descansamos que Deus é capaz de resolvê-la.

Diante de situações da vida, creia primeiro para depois ver o agir de Deus! Jesus afirmou: quem não deseja ver primeiro para crer, é feliz!

terça-feira, 19 de novembro de 2024

Os maiores inimigos do ser humano - Compulsão

A compulsão é um transtorno que envolve hábitos específicos e repetidos sem critérios que atendam realmente às necessidades da pessoa. A pessoa compulsiva sente-se bem com o objeto de sua compulsão e, instintivamente, toma alguma decisão sem avaliar os desdobramentos dela. 

A compulsão pode se apresentar em áreas diversas como compulsão por alimentação, compulsão por atividades físicas, compulsão por jogos, compulsão por compras, compulsão por trabalho e compulsão por sexo. Percebe como nem sempre é algo tão negativo como, por exemplo, a compulsão pelo trabalho?

Muitos problemas são causados a partir de compulsão e tanto pessoas compulsivas quanto as próximas sofrem muito quando ocorre em determinadas áreas mais prejudiciais, como jogos, compras e sexo. 

Ao identificar possível quadro compulsivo, primeiro apresente a Deus em oração, pedindo libertação. Segundo, caso seja um quadro excessivo, procure um profissional e seja acompanhado num tratamento.

A Bíblia ensina: ““Seja sóbrio e vigilante” - I Pedro 5.8. Vença a compulsão, é um terrível inimigo.

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Os maiores inimigos do ser humano - Glutonaria

Glutonaria está relacionada a comer demais. Glutão é aquele que come exageradamente. O glutão é um mamífero que vive no hemisfério norte e se alimenta tanto de matéria vegetal quanto de animal. Apresenta características meio gordinhas, daí a relação com a glutonaria.

Glutão é quem come demais, traça tudo. E uma das características é comer apressadamente, sem boa mastigação e seu espaço entre as alimentações.

Em Gálatas 5.19-21, Paulo fala das obras da carne. Glutonaria está na mesma lista que prostituição, feitiçaria, inveja e bebedice. Como reagimos com o assunto glutonaria? De maneira humorada. Mas a Bíblia fala que é obra da carne.

Comer demais é pecado. A Bíblia orienta em I Coríntios 10.25 “comei de tudo”, mas não “comei tudo”. Estabeleça limites na quantidade de sua alimentação. Fará bem à sua saúde. Diminua um pouco, pelo menos, e, gradativamente, se liberte de uma atitude compulsiva. O ditado popular ensina que “o peixe morre pela boca”. Comer exageradamente prejudica sua saúde e, muito provavelmente, antecipa seus dias.

domingo, 17 de novembro de 2024

Os maiores inimigos do ser humano - Indisciplina

O exemplar e bem sucedido jogador de futebol Cristiano Ronaldo afirmou que “sem disciplina, o talento não vale para nada”. 

Etimologicamente, disciplina tem origem no latim e significa "educação que um discípulo recebia de seu mestre". A indisciplina é a quebra da educação recebida, a falta de respeito às regras, mau comportamento que compromete a vivência social.

Uma pessoa indisciplinada tende a não perseverar nos ideais propostos na caminhada. Ela perde o foco dos valores que realmente valem a pena. A indisciplina produz uma vida improdutiva, sem realizações. A trajetória de uma pessoa indisciplinada é como uma terra infértil, árida.

É muito comum encontrarmos pessoas com grande potencial e talento não apresentando uma vida produtiva. Em muitos casos, foi a indisciplina a causa de seu fracasso.

O sábio Salomão orientou: “Dedique à disciplina o seu coração e os seus ouvidos às palavras que dão conhecimento” - Provérbios 23.12.

Programe seus passos, sepulte a indisciplina, valorize a disciplina e veja o resultado no futuro.

sábado, 16 de novembro de 2024

Os maiores inimigos do ser humano - Preguiça

Trabalhar demais é um problema, trabalhar de menos também. Há os que têm antipatia pelo trabalho. Uma ovelha chamada Eloíza disse certa vez que “há gente que vive procurando um barranco para morrer encostada”.

A preguiça é um dos grandes inimigos do ser humano. Não é sem propósito que o sábio disse em Provérbios 6.6 “Vá ter com a formiga, ó preguiçoso! Observe os caminhos dela e seja sábio”. Os minúsculos insetos sendo exemplo para musculosos seres.

A preguiça como inimigo não se trata daquela indisposição temporária, momentânea que pode acontecer com todo mundo. É aquela permanente e deliberada atitude de não suar a camisa, esforçar-se e encarar o trabalho desleixadamente.

A preguiça traz grandes prejuízos e pode se desdobrar em comodismo, improdutividade, procrastinação, irrealizações e até problemas nos relacionamentos.

O lema do Bradesco na década de 80 no século passado era “só o trabalho pode produzir riquezas”. A partir desse lema, “a preguiça pode produzir pobreza”.

Vença a preguiça e mãos à obra! Xô preguiça!

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Os maiores inimigos do ser humano - Ganância

Você conhece alguém que tudo quer para si? Mesmo tendo suficiente, ainda quer mais e mais? Pois é, assim é o ganancioso. A ganância é um sentimento que exageradamente deseja possuir todas as coisas mesmo sem necessidade.

Um dos desdobramentos da ganância é nunca estar satisfeito com o que se tem. O senhor Ademir Santana, reformado da Marinha do Brasil e filósofo prático de São Pedro da Aldeia, afirma que “o saco da ganância não tem fundo”.

Ganância e ambição apresentam realidades bem diferentes. A ambição sinaliza desejar as coisas de maneira equilibrada, com finalidades positivas. A ganância é o desejo intenso de querer apenas para si e o ganancioso ou gananciosa não mede esforços e é capaz de atropelar princípios para alcançar seu intento.

Jesus advertiu aos discípulos sobre este mal: “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens" - Lucas 12.15.

O ganancioso não tem os bens, mas os bens que o tem. Ele pensa que é dono dos bens, mas os bens que são donos dele.

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Os maiores inimigos do ser humano - Mentira

“Por isso, deixando a mentira, que cada um fale a verdade com o seu próximo, porque somos membros do mesmo corpo” - Efésios 4.25.

Não é intrigante ler Paulo orientando os crentes da Igreja em Éfeso para deixarem a mentira? Ora, se eram cristãos, por que a orientação? Crente mente? Sim. Não deve e não é o ideal.

A mentira é um poderoso inimigo e pode se apresentar por vários motivos. A Psicóloga Tamiris Mariana Silva apresenta cinco razões que levam as pessoas a mentirem: 

Autodefesa, que funciona como autopreservação. 

Controle. Normalmente, pessoas controladoras aderem a mentira.

Medo. Mentir é igual a não confrontar o problema diante de si.

Inclusão. Desejo de ser aceito num grupo social pode levar a pessoa a mentir.

Aumentar a verdade. A realidade, mesmo sendo verdadeira, não impacta, daí a necessidade de acrescentar, florear a mensagem para reforçar a ideia.

O problema da mentira é que sua escalada é implacável e, sem perceber, a pessoa pode se tornar mitômana, ou seja, mentir compulsivamente.

A mentira destrói, fuja dela.


quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Os maiores inimigos do ser humano - Trabalho

“As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza” - Provérbios 10.4.

O trabalho é uma bênção, foi instituído por Deus na criação. Então, por que figura na série dos maiores inimigos do ser humano? O trabalho mesmo é uma bênção, reafirmamos, mas o trabalho em excesso é uma maldição e se torna um inimigo feroz.

Na criação, temos o relato de Deus trabalhando, mas, também, o relato d’Ele descansando. No ministério de Jesus, Ele afirma que “meu pai trabalha até agora e eu trabalho também”, mas o encontramos se retirando para ficar sozinho, provavelmente para descansar, além de orar, e suas visitas à casa do amigo Lázaro podem ser vistas como um momento de relax.

Há pessoas que pensam que são máquinas, nunca param. E, mesmo as máquinas, precisam ser paradas para manutenção, revisão e ajustes e algumas para esfriamento.

O trabalho em excesso é uma agressão ao corpo, uma sobrecarga para a mente e uma ducha de água fria nos relacionamentos. Há casais que sofrem, filhos que se desviam dos padrões éticos e amizades desfeitas pelo excesso dele.

Trabalhe, mas não exageradamente, assim ele é um inimigo.

terça-feira, 12 de novembro de 2024

Os maiores inimigos do ser humano - Vaidade

A palavra vaidade tem duas leituras. A primeira é de cunho humorístico no trocadilho: vai idade. Ou seja a idade está indo. A aplicação é que toda vaidade será consumida pelo tempo. A segunda leitura é o sentido da palavra em sua origem que significa o que é vão, fútil, ilusório, passageiro, sem valor.

Há quem defenda que uma dose equilibrada de vaidade faz bem e a sustentação é sobre as pessoas, sobretudo do sexo feminino, que apreciam embelezarem-se. Nesse sentido, até que não faz mal.

Mas a vaidade exagerada apresenta danos irreparáveis na vida da pessoa. Ela esconde uma insegurança e mascara uma fragilidade, considerando que a pessoa vaidosa, quer dizer cheia de vaidade, já que o sufixo oso/osa significa abundância, deseja ardentemente ser reconhecida e ter a aprovação dos outros. Nesse sentido, até que faz muito mal. Ao se vestir com as roupas mais caras, femininas ou masculinas, não é apenas para beleza, mas desejando a aprovação dos outros. O triste de tudo é que se assemelham aos mausoléus pomposos, bonitos por fora, podre por dentro.

A palavra divina adverte: “Seca-se a erva, murcha a flor...”.

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Os maiores inimigos do ser humano - Ingratidão

Um episódio na Bíblia pouco lembrado fala das cidades que Salomão deu a Hirão I, rei de Tiro, como recompensa pelo apoio recebido na construção do templo. Hirão proveu toda a madeira de cedro e de cipreste e ouro necessários para a obra. Ao visitar as cidades, Hirão ficou surpreso: “Que cidades são essas, meu irmão? E chamou Terra de Cabul!”. Terra de Cabul significa terra arenosa, improdutível, infértil. 

Salomão revelou com o ato o que ocorre na vida de muita gente: ingratidão. Recebe o melhor e entrega o pior. Recebe em grande escala e devolve o mínimo. É abençoado com coisa boa e apresenta coisa ruim.

Cássia Cristina Berçot afirma que “a ingratidão é uma das piores traições que o ser humano pode praticar”.

Baltazar Capesse de Lima ensina que “quem tem a coragem de fazer o bem, tem que ter a sabedoria de suportar a ingratidão".

E de autor desconhecido, temos: “Existem três cachorros perigosos: a ingratidão, a soberba e a inveja. Quando mordem deixam uma ferida profunda”. 

E a Bíblia orienta: “Que a paz de Cristo seja o árbitro no coração de vocês, pois foi para essa paz que vocês foram chamados em um só corpo. E sejam agradecidos” - Colossenses 3.15.

domingo, 10 de novembro de 2024

Os maiores inimigos do ser humano - Avareza

A palavra "avareza" tem origem no latim “avaritia” e significa falta de generosidade ou apego excessivo a bens materiais, relacionada ao verbo “avare”, "querer muito, desejar desesperadamente". Para a doutrina católica, é um dos sete pecados capitais.

Lucas 12.13-21 registra uma parábola, cujo título incluído nas traduções é Parábola do Rico Insensato. Ao ser provocado para repartir a herança entre dois irmãos, Jesus orientou: “Tenham cuidado e não se deixem dominar por qualquer tipo de avareza, porque a vida de uma pessoa não consiste na abundância dos bens que ela tem”.

A pessoa avarenta trilha a estrada do egoísmo. Ela só pensa nela e tudo é feito com o fim de satisfazer o seu ego e seus desejos. E, para alcançar seu objetivo, é capaz de driblar pessoas, buscar atalhos na caminhada e atropelar o que se apresentar em sua frente.

A maior tristeza da pessoa avarenta é perceber que a vida passa como uma neblina e, caso tenha ajuntado muito, nenhum prazer e satisfação tem no que ajuntou. Tudo será distribuído e alguém vai desfrutar de seu esforço, ainda que involuntariamente.


sábado, 9 de novembro de 2024

Os maiores inimigos do ser humano - Verborragia

Em Tiago 1.19, lemos assim: “Vocês sabem estas coisas, meus amados irmãos. Cada um esteja pronto para ouvir, mas seja tardio para falar e tardio para ficar irado”.

O maior inimigo do ser humano destacado é verborragia. Que significa isso? Verborragia é falar demais. Verborrágico é quem fala demais sem necessidade, aquela pessoa que os antigos diziam que parecia ter engolido uma vitrola. É muito triste quando algum cristão é conhecido como falador ou faladeira.

Deus nos deu dois ouvidos e uma boca para que ouçamos mais e falemos menos. É interessante e lógico o raciocínio que assegura que quem fala mais, erra mais, e quem fala menos, erra menos.

Quando falamos demais perdemos a bênção de desfrutarmos do ensino que está em Colossenses 4.6: “Que a palavra dita por vocês seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibam como devem responder a cada um”.

Uma advertência séria é feita por Jesus em Mateus 12.36-37: “Digo a vocês que, no Dia do Juízo, as pessoas darão conta de toda palavra inútil que proferirem; porque, pelas suas palavras, você será justificado e, pelas suas palavras, você será condenado”.

Ouça mais e fale menos!

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Os maiores inimigos do ser humano - Prepotência


Prepotência vem do Latim “praepotens” e significa “muito poderoso”. De prae-, “à frente”, mais “potens”, o prepotente é “aquele que coloca o seu poder adiante, que o faz sobressair”.

Ser prepotente é relacionar-se com as pessoas tomar a decisões com base no cargo e não na apresentação e discussão de ideias. Ser prepotente é assumir insegurança em relação à capacidade de liderança. Ou seja, o que não se pode conquistar pelas vias do diálogo é imposto pelas vias do poder.

A prepotência estabelece uma distância quilométrica com os ensinos dos evangelhos. A essência da proposta de Jesus está no homem reconhecer sua falibilidade e incapacidade de ser o dono da situação. Sua atuação pressupõe uma dependência total a um ser que tudo, que não é prepotente, mas onipotente, Deus.

O prepotente, antes de ofender o seu semelhante, com sua arrogância e altivez, ofende a Deus, que o criou com a orientação de estabelecer vínculos amorosos e saudáveis com o seu próximo.

Muito cuidado com o cargo e função que lhe foram confiados, tudo isso passa e a prepotência, um poderoso inimigo, se dilui como uma manteiga.

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Os maiores inimigos do ser humano - Baixa Autoestima


Como eu reajo diante dos desafios, ao ser testado numa prova objetiva ou numa circunstância inesperada? Nossas ações e reações dependerão de nossa autoestima. Caso seja alta, enfrentaremos a situação de cabeça erguida. Sendo o contrário, autoestima baixa, parece que a abóboda celeste desabou sobre nós e o chão abriu uma cratera que nos engole.

A baixa autoestima é uma conclusão negativa de si mesmo. A baixa autoestima leva a pessoa a se sentir inadequada, não merecedora de coisas boas e incapaz de alcançar seus objetivos, provoca o desejo de se preocupar como as pessoas nos veem e a própria pessoa se enxerga de maneira totalmente negativa. Ela se olha com os olhos negativos dos outros. E, a rigor, ela não quer se ver com outros olhos, ela quer que os outros olhos a vejam como ela é. Isso não acontecendo e ela não se vendo assim amplifica a visão deturpada dos outros olhos.

A baixa autoestima é um poderoso inimigo. Primeiro, olhe para Deus, depois, olhe para você, pois “os olhos são a lâmpada do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz; se, porém, os seus olhos forem maus, todo o seu corpo estará em trevas. Portanto, se a luz que existe em você são trevas, que grandes trevas serão!” - Mateus 6.22-23.

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Os maiores inimigos do ser humano - Medo


“O Senhor é quem irá à sua frente. Ele estará com você, não o deixará, nem o abandonará. Não tenha medo, nem fique assustado” - Deuteronômio 31.8.

O medo está alistado entre os maiores inimigos do ser humano. O escritor Emilio Mira y López escreveu o livro “Os quatro gigantes da alma” e sinalizou que eles são: o medo, a ira, o amor e o dever.

O medo apresenta a vertente positiva ao impedir ações impensadas e perigosas. Um bebê de nada tem medo, por isso a vigilância dos adultos é importante para que ele não tome uma atitude que lhe cause dor.

A vertente negativa do medo é a imaginação de realidade que não se tem qualquer confirmação que venha acontecer, mas paralisa a pessoa, impedindo-a de realizar atividades, tomar decisão e agir no dia a dia.

O medo pode se tornar um impiedoso dominador e se apresentar com a timidez, o pessimismo, o ceticismo e, até mesmo, a mentira. Há quem minta por medo.

Deus tem remédio para o medo e deixou a prescrição em Isaías 41.10: “Não tema, porque eu estou com você; não fique com medo, porque eu sou o seu Deus. Eu lhe dou forças; sim, eu o ajudo; sim, eu o seguro com a mão direita da minha justiça".

Os maiores inimigos do ser humano - Murmuração


Murmuração está relacionada a uma atitude de vida. Murmurar é apresentar um descontentamento com a vida. É apresentar-se insatisfeito por qualquer coisa que aconteça, seja ruim ou boa.

A murmuração é um dos maiores inimigos do ser humano porque em sua essência é uma declaração que faria melhor que Deus. Os que acreditam que Deus está sempre no controle da história muito dificilmente murmurarão.

A murmuração, também, é uma forma de ingratidão. Os que têm corações agradecidos muito dificilmente murmurarão.

Pâmella Ferracini advertiu que “perdemos tempo reclamando da vida, e esquecemos de agradecer por ter uma vida”.

A murmuração turva a visão, impedindo o murmurador de visualizar grandes possibilidades no futuro que há de vir. O foco é totalmente centrado na insatisfação e a construção de um futuro promissor se torna impossível. O apóstolo Paulo testemunhou “esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo”.

Que tal, no lugar da murmuração, a oração? A murmuração fecha portas, a oração as escancara. 


Os maiores inimigos do ser humano - Egoísmo


Egoísmo está na lista top 5 dos maiores inimigos do ser humano. Trata-se de uma atitude em que a pessoa olha apenas para as suas realidades, valoriza tão somente as suas opiniões, preocupa-se com seus interesses e só lembra de suas necessidades, desprezando as necessidades do outro.

Oscar Wilde sugere que “egoísmo não é viver à nossa maneira, mas desejar que os outros vivam como nós queremos”.

Para Aristóteles, “o egoísmo não é amor por nós próprios, mas uma desvairada paixão por nós próprios”.

Um texto budista realça que “devido à sua ambição e egoísmo, o homem faz da sua vida um verdadeiro naufrágio”.

E para Albert Einstein, “o valor do homem é determinado, em primeira linha, pelo grau e pelo sentido em que se libertou do seu ego”.

A proposta do evangelho é frontalmente oposta ao egoísmo. Ela se volta para o bem estar do outro. Valoriza os relacionamentos como estratégia de fazer o outro crescer, enquanto nós diminuímos. 

Ao provocarem João Batista com uma comparação com Jesus, ouviram do profeta do deserto: “É necessário que ele, Jesus, cresça e que eu diminua”.

Os maiores inimigos do ser humano - Arrogância


Um homem dirigia pela rodovia e foi orientado a parar num posto da Polícia Federal. Rudemente foi abordado por um policial que lhe exigia a apresentação dos documentos pessoais e de habilitação.

O condutor gentilmente disse-lhe “bom dia”. O policial de forma ainda mais rude retrucou-lhe e fez questão de realçar “bom dia coisa nenhuma, passe os documentos e deixe de conversa!”.

O condutor insiste num diálogo amável, mas não alcança êxito. Desce do carro, caminha em direção ao posto da PF, em frente, apresenta uma carteira ao policial diretor da unidade. Solicita a presença do policial que o abordou e o repreende severamente, anotando em livro próprio a ocorrência. Ele também era policial federal e chefiava praticamente todo o estado. Em sua despedida, disse ao policial: “Nós somos servidores públicos e somos pagos para tratamento digno aos cidadãos, se souber de outra falha, a sanção será maior!”.

Arrogância foi o erro do policial que abordou aquele homem. A arrogância é um dos maiores inimigos do ser humano. Sepulte a arrogância, deixe brotar a humildade.

sábado, 2 de novembro de 2024

Os maiores inimigos do ser humano - Homem


Sabendo que a nossa batalha não ocorre no campo material, mas no campo espiritual, como se materializam as estratégias bélicas do mentor espiritual da maldade em nossa vida? Lembre-se de que o texto de Efésios ensina que “a nossa luta é contra os poderes, autoridades e dominadores deste mundo de trevas”. Isso significa que não é luta humana, sim, contra um poderoso inimigo espiritual.

Mas o inimigo mor utiliza-se de estratégias e recorre a auxiliares para alcançar o seu objetivo que é macular a obra prima da criação de Deus, ou seja, escravizar o homem.

O mais importante e eficiente ajudante do inimigo mor é o próprio ser humano. Desde a queda, o inimigo conhece suas fraquezas e nessas áreas que ele atua. Em suma, o inimigo mor para alcançar seu objetivo conta com a participação ativa do homem. A rigor, depois do inimigo mor, o maior inimigo do homem é ele mesmo. 

O apóstolo Paulo parece sugerir ter reconhecido isso ao dizer “em mim, não habita bem algum, quando quero fazer o bem, já está feito o mal”.

Não lance a culpa somente no inimigo mor, reconheça que, depois dele, você é seu maior inimigo.

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Os maiores inimigos do ser humano - Diabo


“A nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais” - Efésios 6.12.

Você já parou para refletir sobre quem é o seu maior inimigo? Você já foi envolvido com a imaginação que seu maior inimigo é uma pessoa? Em algum momento você foi traído com o pensamento que seu maior inimigo é o pai, ou a mãe, ou o irmão, ou o patrão, ou a esposa, ou o esposo, ou o concorrente no negócio ou quem disputa uma vaga com você na empresa?

Pois é, a tendência nossa é olhar as pessoas como se fossem nossas inimigas. O texto da introdução informa com clareza: “A nossa luta não é contra pessoas!”. Então, nossos maiores inimigos não são as pessoas.

O mesmo texto informa que a nossa luta é “contra os poderes e autoridades, os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais”. 

O nosso inimigo está no campo espiritual, não no material. A partir de agora, não olhe para o seu semelhante como um inimigo, mas como um parceiro na jornada da vida.