quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O VALOR E A IMPORTÂNCIA DE UM NOME

Por Pr. Jadai
 

Quando nasci meus pais escolheram um nome para mim: Jadai. Deve ter
sido um luta para eles buscar um nome na famosa lista de nomes que se
encontra no livro de Esdras no Antigo Testamento. Mas lá no capítulo
10 verso 43 aparece o meu nome e eles então me registraram Jadai. Eu
me lembro de minha infância e como os meus amigos cariocas me
encarnavam fazendo piadas e isso me deixava muito bravo. Eu me lembro
da dificuldade dos professores que na lista de chamada não sabiam como
pronunciar corretamente. Eu me lembro porque até hoje quando estou
numa recepção ou fazendo um cadastro geralmente tenho que falar mais
de uma vez e até soletrar J A D A I.  
O tempo passou e Deus me deu a oportunidade de ingressar no Seminário
e a receber as primeiras aulas de hebraico e com elas fui estudar o
significado de meu nome. Eu tenho feito algumas descobertas em relação
ao nome segundo sua forma hebraica. A maneira como ele aparece em
hebraico contém um erro do copista que não é percebido pela maioria
das traduções da Bíblia em português. Ali encontramos em hebraico
yadai quando deveria ser yadav. E assim podemos ler nas traduções:
Jadai ou Jaddau. Dentre as considerações eu sempre me pergunto por que
errar logo no meu nome, ninguém gosta de ler ou ouvir seu nome de
maneira errada, porque ele é uma marca pessoal. 
O que esse nome tem de tão especial além de ser a minha marca? Na
cultura bíblica a escolha do nome de um filho seguia certa tendência
ou expectativa. Um nome servia para dizer a respeito de algo que Deus
fez por uma família ou para expressar as convicções, chamados ou
esperanças dos pais. Qual é o significado do nome Jadai? A resposta
vai depender da decisão de classificar ou definir as origens da
palavra hebraica. Se optarmos por uma origem num verbo então nós
encontraremos yedi que vem do verbo amar e assim Jadai seria o amado
do Senhor. Se optarmos por uma origem num substantivo então nós
encontraremos yad que vem da palavra mão e assim Jadai seria a mão do
Senhor. 
Eu sei que meus pais não entendiam e nem entendem nada de hebraico e
que a escolha do nome deve ter sido aleatória, mas creio de todo o meu
coração que eles entendiam muito bem a respeito de um Deus que ama e
em cujas mãos as suas vidas estavam apoiadas. Assim agradeço a Deus
pelo nome profético que eles escolheram e eu não faço questão de
escolher entre os dois possíveis significados. Sim eu sou alguém que o
Senhor ama de maneira sobrenatural! Sim eu sou alguém que está debaixo
das mãos do Senhor. Assim você que me conhece pode escolher entre
ambos os significados quando pensar em mim ou se lembrar de meu nome!

Nenhum comentário:

Postar um comentário