sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Tudo ou Nada

Um jovem perguntou a um sábio: "Onde está Deus, que não o encontro em lugar algum?" O sábio resolveu responder com uma dinâmica, digamos, radical: tomou o jovem pelos cabelos e imergiu a cabeça dele dentro de um tanque d'água. Claro que o jovem esperneou, relutou e, por fim, se desvencilhou das mãos do sábio, retirando a cabeça de dentro d'água entre assustado e revoltado:
- Quando sua alma procurar a Deus do mesmo modo que o seu corpo procurou o oxigênio, você o achará. - disse o sábio.
Por que você acha que o homem busca a Deus? A Bíblia responde que é por causa da fome de eternidade que rói o peito do homem, por causa de sua sede de transcendência (Sl 42). Foi o próprio Deus quem pôs isso dentro de nós (Ec 3.11). Portanto, não é mérito nosso. Agostinho disse na primeira página de suas Confissões: "Viemos de Ti, e nossa alma não achará descanso, enquanto não voltar para Ti". Deus disse ao povo de Israel: "Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração" (Jr 29.13). Observe a condição que Deus estabeleceu para ser encontrado: ser buscado "de todo coração". Que significa isso?
Imagine um jovem apaixonado por uma moça. Que bonito! Ele não tem olhos para outras moças. Qualquer migalha de tempo que lhe sobre correrá para a sua princesa. Além de telefonar, mandar e-mail, flores e de conversar pelo computador, ele quer ficar ao lado dela, conversar com ela e agradá-la em tudo. Pergunto: é com dedicação assim que buscamos a Deus?
Por fim, por que Deus se deixaria achar? Porque ele mesmo criou o homem, programando-o para empreender essa busca. E também porque Deus sabe que esse encontro deixará o homem feliz. Quando se encontra com Deus, o homem acha significação para a sua vida e propósito para a sua passagem por este mundo. Irmão, busque a Deus. Agora! Pois Isaías disse: "Buscai ao Senhor, enquanto se pode achar. Invocai-o enquanto está perto" (Is 55.6).

Pr. João Soares da Fonseca
jsfonseca@pibrj.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário