segunda-feira, 11 de junho de 2012

Quando a Vida e o Trabalho Não São Justos


Por Ken Korkow*

Embora odeie admitir, fico zangado com Deus por um simples motivo: Ele não atende as minhas expectativas! Tento fazer o que penso ser certo e vejo outros fazendo o mesmo. Mesmo assim eu e eles frequentemente somos criticados, encontramos adversidade e resultados que não são justos, enquanto pessoas determinadas a viver estritamente de acordo com seus interesses egoístas, sem considerar o que é certo ou errado, vão muito bem - obrigado! - sem nenhuma contrariedade, apenas vidas felizes e descuidadas.

Você também já sentiu isso? Quanta injustiça! No rancho de minha família em Dakota do Sul, minha esposa Liz pintou um grande cartaz onde se lê: “Se a vida fosse justa, os cavalos montariam metade do tempo”. Este é meu erro: se pudesse simplesmente reduzir Deus a uma fórmula, fornecer dados corretos e receber resultados certos, evitaria o sofrimento e eu seria capaz de apreciar uma vida fácil.

Esse modo de pensar é errado: Deus não pode ser reduzido a uma fórmula. Se assim fosse, andaríamos por cálculo e não por fé. E não podemos evitar o sofrimento! Ele é uma realidade da vida, e Deus o usa frequentemente para nosso próprio benefício. Por outro lado, não podemos compreender o que Deus está fazendo. Se pudéssemos compreender Deus, então Ele seria muito pequeno.

Recentemente ouvi certas observações feitas por Henry Blackaby, comentarista bíblico e mentor, sobre 2Timóteo 3.12: “De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos”:

“Viver piedosamente não vai isolar e impedir você de enfrentar dificuldades. O apóstolo Paulo disse que quanto mais inculpável for sua vida, mais probabilidade haverá que você seja perseguido. De acordo com Paulo, “...os perversos e impostores irão de mal a pior...” (2 Timóteo 3.13). Na medida em que o mundo mais e mais abraça o pecado, as pessoas se tornam mais e mais intolerantes para com a piedade. As trevas não toleram a luz; quanto mais sua vida iluminar a presença de Cristo, mais você deverá esperar por oposição das forças das trevas".

Sua natureza cristã ofenderá aqueles que estão em rebelião contra o senhorio de Cristo. Talvez você tenha recentemente se arrependido de seus pecados e dado novo passo de obediência a Deus. Talvez esperasse experimentar a benção de Deus imediatamente quando Ele demonstrou Sua aprovação à sua obediência. Em vez disso, você se deparou com oposição.

A perseguição pode ter vindo até mesmo de outros cristãos que não compreenderam seus motivos. Talvez você tenha obedecido a Deus, e ainda assim suas ações foram criticadas e não louvadas. Se você está seguindo sinceramente a direção de Deus, não fique desanimado. Paulo alertou que aqueles que buscassem viver piedosamente sofreriam perseguições. Não se surpreenda quando isso acontecer com você.

Se o mundo crucificou o Filho de Deus, certamente se mostrará hostil para com qualquer que viva sob o poder do Espírito Santo. Perseguição pode ser a maior evidência que nossa vida é como a de Cristo. Jesus alertou que o mundo O odiou, a Ele, o Salvador e, portanto, certamente não compreenderia e maltrataria Seus seguidores (João 15.18).


*Ken Korkow vive em Omaha, Nebraska, U.S.A., onde serve como diretor regional da CBMC. Este texto foi adaptado da coluna “Fax of Life”, que ele escreve semanalmente. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário