sábado, 21 de julho de 2012

Um diálogo no facebook

            Após a meditação matinal, lanço-me aos primeiros expedientes do dia. Pelo face, entro em contato com muita gente através dos textos. Na última sexta-feira, travei o seguinte diálogo:
           
            Já está acordado?, pergunto-lhe.
            Como resposta, recebo: Claro, pra que dormir até tarde? Eu quero aproveitar cada minuto do dia.
            Que bom! Já orou e leu a Bíblia hoje?, avanço no diálogo.
            Tenho como resposta: Vou ser honesto, ainda não li a Bíblia.
            Oriento: Então, um conselho: um embaixador não começa o dia sem saber o que o seu Rei deseja para aquele dia. E ele saberá orando e lendo a Bíblia.
            Ele admitie: É verdade. Então, pra mostrar que eu entendi o conselho, vou ler a Bíblia agora!
            Vibro com a mensagem: Que legal! Deus te abençoe. Você será um grande homem! Continue assim.
            Ao que recebo: Que ele te abençoe também, você e sua família.
            Agradeço: Obrigado.
            Ele finaliza: De nada.
           
            Quando surgiu o rádio, os cristãos disseram: “É do diabo!”. E deixaram passar muito tempo para usarem como ferramenta do bem. Com o advento da televisão, a mesma atitude e tanto tempo se passou sem o uso dessa ferramenta. Com a chegada da rede mundial de computadores o mesmo raciocínio foi feito e algum tempo se passou, parece-me que bem menos que nas outras situações.
            O diabo nada cria. Tudo ele copia. Criação só com a pessoa de Deus, inclusive criar do nada. Ao homem, é dada a capacidade de desenvolver habilidades e criar, a partir de alguma matéria existente, as tecnologias para melhor bem estar. Quem faz algo ser do diabo ou de Deus somos nós mesmos. E assim, o rádio, a televisão e a internet podem ser instrumentos para propagação do que desagrada a Deus.
            Vale uma reflexão: tendo nossas ações como pano de fundo, quem é exaltado no uso dessas e outras ferramentas, Deus ou o diabo? Há um norte desenhado na Bíblia, basta aplicar: “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” - I Coríntios 10.31. E mais um: "Tudo é permitido, mas nem tudo convém. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica” - I Coríntios 10.23. E ainda outro: “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá” - Gálatas 6.7.
            Sabedores que “todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más” - II Coríntios 5.10, usemos todas as ferramentas para a glória de Deus e bem do próximo.
Pr. Neemias Lima

Um comentário: