quinta-feira, 26 de julho de 2012

Avançando em meio às dores do ministério Pastoral*

“Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia, porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de desesperarmos da própria vida” -
2ª Corintios 1.8


Como pastores nós somos participantes dos sofrimentos de Cristo, das aflições, das dores. Entretanto, nem sempre nos preparamos para isso.

Atos 1.8 “Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas...”. (sereis meus mártires)

Martírio é testemunho de fé com preço de vida. É abnegação.
Em nenhuma de suas treze cartas, o Apóstolo Paulo é tão claro e intenso quanto ao sofrimento, como neste texto.

Revelando três aspectos desse momento:

Falta de compromisso das pessoas com o nosso sofrimento."Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia”

Perda das forças.“Porquanto foi acima das nossas forças”

Desespero“A ponto de desesperarmos da própria vida”

A ideia no original grego para “acima das nossas forças” é a de alguém que está sendo pressionado acima da medida; além de sua capacidade. Alguém que está cansado.

Paulo vence a cegueira, ameaças de morte. Relata sua luta com adversários que chama de bestas feras 1Co 15.32ª “Se, como homem, lutei em éfeso com bestas feras...”. Pessoas que queriam fechar as portas da pregação do evangelho. Ciladas dos Judeus
Aflições, prisões, Pessoas questionando sua autoridade apostólica. Espinho na carne.

E diante disso tudo ele Diz em Filipenses 3:13-14, “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”

As dores não me prenderamEsquecendo-me...
Vou ao encontro de novos desafios
Avançando
Eu tenho um alvo

O exemplo de Paulo é encorajador para o povo de Deus de todas as épocas, principalmente neste tempo, a nós pastores, que todos os dias somos pressionados acima de nossas forças.

Podemos avançar em meio às dores do ministério.

Nutrindo dia a dia a coragem.É a coragem que faz um homem abaixar as armas em meio a guerra e rodear uma cidade com flechas apontadas para sua cabeça.
A coragem de ezequias fez rabsaqué questionar:  Que confiança é essa em que te estribas?
É uma coluna firme que podemos nos estribar.
É a coragem que fez Pedro andar sobre as  águas.
A coragem fez Josué atender o pedido de socorro dos gibeonitas, mesmo estando desgastado
É a coragem que faz um homem sair da sua terra, do meio da sua parentela, rumo ao desconhecido.
 Com o apóstolo Paulo não foi diferentre
Após um grande desafio diante do sinédrio, o senhor o anima e encoraja.

Atos 23.11 "Na noite seguinte, o Senhor pondo-se ao lado dele disse: coragem! Pois do modo por que deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma".

Não se faz a obra de Deus sem coragem. A coragem é a virtude dos heróis! Quem perde a coragem, perde tudo.
Nem as dores conseguem deter um homem de coragem!

Escrevendo ao jovem Pr em 2 Timóteo 1.7 ele diz: Porque Deus não nos deu espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação".
Paulo ensina que é possível avançar  se tivermos coragem

- A coragem nos impulsiona a avançar em meio às dores do ministério.Mantendo a vida no altar de Deus.
Paulo começa seu ministério orando
Atos 9.11 “disse-lhe o Senhor: levanta-te e vai a rua chamada direita e pergunta em casa de Judas por um homem de tarso chamado Saulo, pois ele está ORANDO”.

Encoraja as pessoas a se unirem com ele em oração, Paulo escreveu em Romanos 15.30:“Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor”.

Mateus 11.12: “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele”.

Nosso maior esforço no ministério, deve ser para manter a vida no altar de Deus
Quantas vezes somos engodados á batalhas que NAo nos pertencem e ficamos sem tempo para consagrar nossas vidas.
1 corintos 4. 2 " ora, além disso, o que se requer dos despenseiros, é que cada um deles seja encontrado fiel".

Alguém consagrado entende o significado de dizer em galatas 2.20 " Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim".

É um sacrifício diário e  ininterrupto, que exige esforço e consagração.
Paulo era um homem de oração.
Mantendo a vida no altar de Deus não temos perdas
Salmos 1.1-3
"bem aventurado o homem que NAo anda no conselho dos ímpios, NAo se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores, antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele será como arvore plantada junto a correntes de águas , que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha, e tudo quanto fizer prosperará".

3.Vivendo a fidelidade de Deus.Filipenses 1.6 “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de cristo Jesus”.

Paulo escreve aos filipenses uma carta repleta de gratidão e amor.
Filipenses 1.6 ele diz: tenham confiança e sintam-se seguros, pois Deus é fiel.
Paulo estava ensinando a Igreja o que viveu em todo o tempo ministerial.

Muitas vezes somos alcançados por situações que machucam, por criarmos um abismo ente o que falamos e o que vivemos.

Um pastor me afirmou: "depender de Deus em tudo é muito difícil para mim".

Salmos 91.4 “Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo de suas asas estará seguro; a sua fidelidade será teu escudo e broquel”.
Rm 3.3 diz que nem a nossa incredulidade, aniquila a fidelidade de Deus

Hebreus 10.23 “Guardemos firme a confissão da vossa esperança, pois fiel é aquele que fez a promessa”.

Ilustração: o cavalo cego e o outro com o sino.
As vezes estou cego e alguém me Guia, e as vezes guio alguém.
Estando cego ou não, somos do senhor

Conclusão:Meus irmãos, mesmo que estejamos sendo pressionados acima das nossas forças, com desejo de desistir e até mesmo pensando que chegou o fim, Deus está do nosso lado, e nos encoraja todos os dias a nutrirmos a coragem, a depositarmos nossas vidas em seu altar e acima de tudo, termos sua fidelidade por segurança.

Que o senhor nos ajude a avançarmos em meio as dores do ministério pastoral.

1ª Coríntos 15.58 " portanto meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão".

*Sermão pregado pelo pr. Luciano Cozendey, na Assembleia da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, na Segunda Igreja Batista de Campos, no dia 24 de julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário