quarta-feira, 25 de julho de 2012

VENCENDO COM DEUS AS DORES DO MINISTÉRIO PASTORAL

Sermão pregado pelo pr. Lusitano Vicente da Silva Couto na Assembleia da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil - Seção Fluminense, em 24 de julho de 2012, acontecida no templo da Segunda Igreja Batista de Campos

TEXTO BÍBLICO: NEEMIAS 8.1-6; 10b-12
Introdução: Temos nesse dia a oportunidade de falar sobre um homem muito importante da Bíblia, seu nome é Neemias. Ele começou seu ministério como copeiro, depois passou a ser construtor e encerra seu ministério como governador.
Queremos usar nessa tarde o exemplo de homens como o Sacerdote Esdras e Neemias para pensarmos sobre a vida desses verdadeiros “pastores”, que ajudaram a acolher pessoas em dias de crise, tristeza, perseguição e frieza espiritual.

I) ATITUDES QUE NOS AJUDAM A ENFRENTAR AS CRISES DO MINISTERIO PASTORAL:
1.1 – Nunca Fuja dos Desafios Que Deus Tem Confiado em Suas Mãos – Neemias 6.3,10,11
Neemias estava determinado a cumprir uma missão dada por Deus e sabia que não poderia se envolver com qualquer outra atividade que viesse a desviar o seu foco naquele instante ainda que parecesse ser algo “espiritual”. Ele preferiu cumprir com os alvos que Deus havia determinado para ele do que obedecer a voz de outros. Suas respostas foram: “Não poderei descer! Por que cessaria essa obra enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco? Um homem como eu fugiria?
Pastor, não fuja de sua missão ainda que ela esteja pesada, árdua, sofrível, machucando... Lembre-se de que há uma grande promessa de Deus para nós: Sl 126.6 “Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará sem duvida com alegria, trazendo consigo os seus molhos”.
1.2 – SejaSempre Fiel e Temente a Deus e Ele te Honrará – Neemias 7.2
Neemias alem de ser um homem fiel a Deus ele também contou com pessoas fieis na realização daquela tão grande obra. A fidelidade ao Senhor leva o pastor a galgar conquistas impossíveis aos seus olhos. A confiança em Deus ultrapassa nossas limitações e leva-nos a uma intimidade maior com o Todo Poderoso. Apoc. 2.10
1.3 – Não Desanime se Seu Rebanho Hoje é Pequeno, pois Amanhã Ele Pode se Tornar Grande – Neemias 7.4 e 8.1
O pastor é o líder que Deus usa a fim de ajuntar o povo e levá-lo a uma adoração sem fim. Neemias ao chegar à cidade encontrou pessoas desanimadas, tristes, separadas, pouca gente numa cidade grande, mas ele fez toda diferença e em sete meses o povo já entendia a visão do homem de Deus.
Não desanime se hoje seu rebanho é pequeno pois se você trabalhar com seriedade, fidelidade e animo Deus pode multiplicá-lo. Basta você conversar com alguns pastores hoje aqui e eles te falarão como começaram seus ministérios.
Ilust. Meu primeiro ministério foi em Fazenda do Campo – 20 membros...

II) APÓS ESSAS EXPERIÊNCIAS AQUI APRESENTADAS, O QUE MAIS DEUS DESEJA CONFIRMAR EM NOSSOS CORAÇÕES HOJE?

2.1 – Usemos Sempre a Sua BíbliaCom Autoridade Para Confortar, Exortar e Trazer Ânimo ao Povo – Neemias 8.2,3,4a
“Os ouvidos do povo estavam atentos ao livro da lei” – Posso entender que as pessoas ainda hoje ficam atentas quando a palavra pregada é genuína, sem historinhas pra enganar o povo (o povo hoje é sabido). As pessoas não querem ficar ouvindo coisas sem fundamento. Nossas ovelhas conhecem quando o pastor se prepara para pregar o seu sermão se ele estudou ou se apenas copiou de alguma pagina do Google.
Precisamos usar a bíblia como autoridade máxima acima de qualquer coisa sem invenção de modismos com o propósito de ver a igreja cheia. Em nossa igreja eu não criei nenhum modo de crescimento de igreja e Deus tem nos abençoado e tenho batizado uma média de 40 pessoas por ano.
2.2 – Lembremo-nos Sempre e Nunca Nos Esqueçamos de Que a Alegria do Senhor é a Nossa Força – Neemias 8.10b; 11b
Querido pastor, em cada celebração que fazemos ao Senhor devemos nos lembrar de que Ele nos sustenta, guarda, ampara, guia, dirige e nos fortalece. Não podemos desanimar pois a alegria do Senhor é a nossa força. Você não pode ficar pelo meio do caminho parado, querendo desistir, olhando para trás... Lembre-se de que Deus confiou em suas mãos uma grande tarefa e Ele acredita que você a levará até o fim.
2.3 – Sejamos Sempre Pastores Que Sirvam de Exemplo Para o Seu Rebanho – Neemias 5.15
O pastor precisa ser exemplo para o seu rebanho. Nós somos os mais visados dentro e fora da igreja. Nossas ovelhas olham para nós e vêem em nós super crentes, homens sem problemas, aqueles que têm respostas para tudo e pensam que somos invencíveis quando na verdade não somos. Daí a necessidade para não frustrarmos o coração de nossas ovelhas, pois muitas delas estão fora de nossas igrejas hoje por causa do mau exemplo de muitos pastores.
Ilust. Fui pregar em uma igreja que o pastor só entra para o culto 20h e 25m
Conclusão: Neemias 8.12 “Então todo o povo saiu para comer e beber e repartir com os outros. Foi um tempo de grande alegria e comemoração, porque todos podiam ouvir e entender as palavras que lhes fizeram saber” – O nosso povo festeja quando vê seus líderes ensinando e vivendo aquilo que é bíblico e correto.
Josué 20.7,8. Esse texto fala sobre as cidades de refugio e para lá corriam os homicidas.
Quedes = santuário, lugar de purificação. (momento de consagração ao Senhor pelo pastor)
Siquém = ombro amigo, ajudador. (Is 41.6 “Um ao outro ajudou...) Deus é o nosso ajudador.
Quiriate-Arba = cidade do alto,- cortar, aparelhar, lixar, envernizar. (Deus tira nossas arestas, nos aparelha; Ele nos enverniza para nos protegermos e embelezarmos.
Bezer = fortalecendo os músculos cansados. (após cada batalha o pastor se sente fraco, mas o Senhor o fortalece e o restaura.
Ramote = erguer, levantar. (Deus não nos deixa caído – Mc 9.27 ”Mas Jesus tomando- pela mão o ergueu e ele se levantou”.
Golã = repatriamento, devolução. Após o cumprimento da nossa missão somos devolvidos aos braços do Pai fortes e sadios.    

Precisamos passar por essas cidades de refugio para sermos lapidados!

Vença com Deus as dores do ministério pastoral. Creia sempre nEle e Ele te ajudará!




Nenhum comentário:

Postar um comentário