sexta-feira, 13 de março de 2015

Lição da Escola Bíblica Dominical

Lição 11 - Embaixadores de Cristo

Textos Bíblicos:
Efésios 6.20 e 2Co 5.18-20

É possível que o sonho de ser um embaixador já tenha povoado a sua mente e coração. Imagine: Ser um embaixador! Ser embaixador é representar um País em outro País. Certamente, um cargo fascinante, importante e necessário. Essa função pública internacional requer que seu ocupante viaje bastante, não tenha residência fixa e nem pretensões de controlar o seu próprio roteiro... Os salários são bem atraentes, além de ser uma carreira profissional segura... Você já teve esse sonho?
Então desejo dar uma notícia maravilhosa e encantadora: Todos nós, que um dia aceitamos Jesus como nosso Senhor, Salvador e Rei, somos chamados a sermos seus embaixadores. Portanto, somos, sim, embaixadores de Cristo, representantes do País Celestial aqui na terra. Grande privilégio, esse nosso!

O que é ser embaixador e quais as implicações da função?
O Apóstolo Paulo estava preso, mas, mesmo encarcerado, ele era um autêntico embaixador de Cristo. Foi de dentro de uma fria prisão romana que ele escreveu as chamadas “cartas da prisão”. Ele mesmo afirmou: “Sou embaixador em cadeias...  Orando em todo tempo no Espírito (Ef.6.18)...  Para que, em Cristo, eu seja ousado para falar , como me cumpre fazê-lo” r” (Ef 6.,20).
Estamos em uma guerra oficial. O mundo está rebelado contra Deus. E Deus enviou seus embaixadores para conquistar a paz, ainda que pela guerra espiritual, “contra as hostes da maldade, nos lugares celestiais” (Ef 6.12).
Portanto, temos o grandioso privilégio de sermos embaixadores do céu, enviados a resgatar os pecadores perdidos e sem esperança neste mundo.

Na condição de Embaixadores de Cristo, qual é a nossa missão?

1. Um embaixador tem em si o ministério da reconciliação (2Co 5.18). 
Deus não apenas reconciliou o mundo consigo mesmo, mas, também comissionou mensageiros para proclamar essas boas novas. Quem ouvir a mensagem e se arrepender, experimentará a alegria da reconciliação com Deus. Antes, nós éramos inimigos de Deus; agora somos embaixadores de Cristo. Antes, estávamos perdidos; agora, buscamos os perdidos. A boa nova do Evangelho jamais virá através de anjos ou arcanjos. Em cada geração é transmitida por homens e mulheres que falam de uma experiência que eles próprios viveram. É Cristo falando pelo Espírito, através de nós, hoje!

2. Um embaixador prega a mensagem da reconciliação (2Co 5.20). 
O embaixador exorta aos homens em nome de Cristo que se reconciliem com Deus. O ser humano não tem poder em si mesmo para reconciliar-se com Deus. A reconciliação é efetuada pela morte de Cristo. O apóstolo não chama os pecadores para mudar a si mesmos, porque ele já afirmou que Deus é quem faz essa reconciliação (2Co 5.18).

3. Um embaixador ostenta uma grandiosa responsabilidade (2Co 5.20). 
Ele fala em nome do seu governo e representa o seu País. Ele vive em terra estranha, pois trata-se de um cidadão que vive entre pessoas que falam um idioma diferente do seu, tem tradições e cultura bem diferentes das suas. Nós nascemos de cima, viemos do alto e fomos gerados por Deus e ofertados a nossos pais para nos criar. O céu não é apenas o nosso destino, mas é a nossa pátria de origem. A nossa pátria está nos céu. Vivemos em terra estranha.
O embaixador é aquela autoridade designada para falar em nome de seu governo. Ele não representa a si mesmo e nem fala em seu próprio nome. Ele apenas representa o seu País. E quando fala, a sua voz é a de sua Pátria. Ele transmite a mensagem, a decisão e cumpre as leis do seu País.
O embaixador também tem a honra de seu País em suas mãos e é julgado por meio dele. Quando as pessoas o escutam, dizem: “Essa é a maneira como o seu país pensa e age”. O embaixador quando age, não o faz apenas como agente, mas também como representante legítimo do seu soberano.
A honra de Cristo e da sua amada Igreja está nas mãos dos Embaixadores de Deus.

4. Um embaixador deve transmitir a mensagem que ouviu 
O embaixador só deve e pode falar em nome de seu governo a mensagem que recebeu desse governo. Ele não cria a mensagem, mas apenas a transmite. O embaixador entrega a mensagem na condição de autoridade. Ele não pode falar como substituto do Rei, mas em nome dele.

Mudar a mensagem do Evangelho para agradar a homens e auferir lucros, como fazem muitos, é um ato de rebelião contra Deus e conspiração contra a Sua Palavra.

O embaixador vai para onde o envia seu chefe. Ele não determina o lugar para onde quer ser enviado. Ele é apenas um servo do seu País. Ele não é autônomo. Assim é um Embaixador de Cristo: apenas um servo da missão, e não um autônomo que dirige a sua própria agenda. Um embaixador não se naturaliza. Ele é sempre um estrangeiro em terra estranha. Ele não muda de cidadania, porque é um representante de sua nação.

Nós, na condição de Embaixadores de Cristo, não devemos nos apegar a este mundo e seus valores. Somos apenas embaixadores, estamos em trânsito. Nós não somos daqui e estamos apenas em uma missão muito especial: resgatar vidas para o Senhor Jesus.

5. Um embaixador tem uma mensagem solene
A mensagem que anunciamos é a maior, a mais importante, a mais urgente e vital que o ser humano pode ouvir: É a mensagem da reconciliação. O apostolo Paulo nos exorta que “fomos reconciliados com Deus mediante a morte de Seu Filho” (Rm 5.10). Agora, Ele apela ao mundo, por intermédio de Seus embaixadores, para que se reconciliem com Ele (2Co 5.20).

Mas, atenção! Um embaixador precisa estar muito bem sintonizado com seu líder, governador, autoridade máxima ou Rei. Ele precisa saber se expressar bem e conhecer profundamente as leis do seu País, a sua Constituição, pois ele não pode inventar leis, apenas cumpri-las.

Somos Embaixadores do Rei! E por isso precisamos ter em nosso sangue o DNA do sangue do Senhor Jesus. Precisamos parecer com o nosso Rei. Mais do que isto: Precisamos falar em Nome dele enquanto estivermos na terra a Seu serviço.

O Apóstolo Paulo afirmou: “Sou embaixador em cadeias” (Ef 6.20). Isso significa dizer que mesmo estando preso, algemado, com sua liberdade restringida e confiscada, ele não podia ficar calado. E foi de uma prisão que ele escreveu as cartas mais importantes do Novo Testamento. Foram escritas e enviadas para que vidas fossem orientadas, ajudadas, pastoreadas, exortadas e motivadas. Paulo estava preso apenas fisicamente, mas a sua inteligência, a sua voz e a sua comunicação estavam livres. E, graças a isso, muitas igrejas puderam ser pastoreadas de dentro de uma prisão.

O nosso Rei é Jesus Cristo. A nossa constituição é o Evangelho da Graça. A nossa missão: mudar a inimizade contra Deus para o amor a Deus. O Apóstolo João solenemente nos conforta, dizendo: “Nisto consiste o amor; não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados” (1Jo 4.10). Por isso, devemos ser sempre Embaixadores de Cristo!

PARA PENSAR E AGIR
1. Sou embaixador, mas represento que reino?
2. Se sou embaixador, qual a minha missão de representação?
3. Se sou embaixador, conheço a constituição do meu País?

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
Segunda-feira: Pv 13.9-17
Terça-feira: 1Co 1.17-25
Quarta-feira: At 8.4-17
Quinta-feira: 2Co 4.5-15
Sexta-feira: Fp 1.15-26
Sábado: 1Ts 2.4-13
Domingo: Is 6.1-11

Autor das Lições do Trimestre:
Pr. Noélio Nascimento Duarte. Teólogo, Fonoaudiólogo, Neurolinguísta, Escritor, Poeta e Cronista. Professor de Comunicação e Motivação do Programa de Pós-Graduação – MBA – da Universidade Católica de Petrópolis e do Instituto de Neolinguística Aplicada do Rio de Janeiro – INAP. Membro Titular e Capelão da Academia Evangélica de Letras do Brasil – AELB. Autor de três dezenas de livros e de duas centenas de artigos publicados. Pastor da Primeira Igreja Batista em Caramujo – Niterói,

Nenhum comentário:

Postar um comentário