terça-feira, 3 de março de 2015

Café pode ajudar a limpar artérias, diz estudo


Após analisar 25 mil pessoas, cientistas concluíram que consumo moderado pode diminuir riscos de doenças cardíacas

RIO - Aliado de muitos trabalhadores durante sua jornada diária, o café pode ser eficaz para “limpar” as artérias. Um estudo de pesquisadores da Coreia do Sul revelou que a bebida pode evitar o entupimento dessas cavidades, o que diminuiria o risco de doenças cardíacas.

Os estudiosos analisaram 25 mil funcionários, homens e mulheres, sem sinais de doenças cardíacas em seu histórico. Durante a realização da pesquisa, os pacientes foram submetidos a exames de rotina para verificar o acúmulo de cálcio nas artérias.

Os cientistas observaram que os que bebiam de três a cinco xícaras diárias de café tinham menos chances de apresentar doenças, pois acumulavam uma quantidade menor da substância em suas artérias. A pesquisa também levou em consideração fatores que diferenciavam os funcionários, como histórico familiar e a prática de exercícios físicos.

Apesar da constatação, os pesquisadores destacaram a necessidade de desenvolver mais estudos sobre o tema, uma vez que o efeito do café sobre o coração é polêmico e outras pesquisas relacionaram fatores de riscos, como a pressão alta, ao consumo da bebida.

Membro da Fundação Britânica do Coração, Victoria Taylor também fez ponderações sobre as conclusões do estudo. Em entrevista à BBC afirmou que “Precisamos tomar cuidado quando generalizamos os resultados, porque eles são baseados na população da Coreia do Sul, que tem hábitos e uma dieta diferente.”

Fonte: http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/cafe-pode-ajudar-limpar-arterias-diz-estudo-15485296

Nenhum comentário:

Postar um comentário