sexta-feira, 13 de março de 2015

Babilônia, lixo dentro de casa


Está circulando nas redes sociais texto alertando sobre o lixo que é a novela “Babilônia”, da Rede Globo.
Numa sinopse da novela, temos:

“O nome da novela Babilônia foi escolhido para se referir ao morro da Babilônia, situado no sul do Rio de Janeiro, local onde a maior parte das cenas irá acontecer. Uma das protagonistas será Camila Pitanga que dará vida à personagem Regina, uma mulher batalhadora que mora em uma comunidade no Morro da Babilônia e que terá um relacionamento com o personagem de Thiago Fragoso, um homem rico e influente que se verá completamente apaixonado por Regina. As outras protagonistas serão Deborah Evelyn que dará vida a uma mulher totalmente desequilibrada capaz de tudo para atingir seus objetivos. Já Glória Pires é uma mulher da alta sociedade que tem como peculiaridade seduzir homens e matá-los depois do ato sexual. Ela terá como grande rival a personagem de Adriana Esteves, que vai querer a todo custo prejudicá-la. Sophie Charllote será filha de Adriana Esteves, mas as duas não terão uma relação muito boa. Ela será uma garota de programa em Babilônia. Em outro núcleo da novela teremos as grandes atrizes Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg. Elas viveram por anos um relacionamento homoafetivo (homossexual) e depois de anos decidem oficializar a união. No entanto, sofrerão muito preconceito devido a suas opções sexuais. Outros personagens que farão parte da trama serão Thiago Martins, um acrobata de piscina, irmão de Regina. Cássio Gabus Mendes será um milionário que adora fazer maldades. Outro nome que deve fazer parte da trama é o de Gabriel Braga Nunes, que fará um personagem típico brasileiro bem folgado, que disputará o amor de Regina com o personagem de Thiago Fragoso. Além deles ainda teremos Marcos Veras que fará parte do núcleo engraçado da novela. Outros nomes cotados são do de Chay Suede e Hanna Romanazzi. Marcos Palmeira vai viver um político corrupto. Letícia Sabatella será a melhor amiga da protagonista. Sheron Menezes também deve ter um papel de destaque, uma advogada que sofrerá muito preconceito e terá um relacionamento com Dudu Azevedo”.

Há quem relacione o nome da novela ao texto de Apocalipse 17, onde se faz referência à famosa prostituta. Sinceramente, não sei se o autor tinha isso em mente.

Antes de qualquer juízo precipitado, repito aqui: não sou contra ver novela e nem acho que novela é coisa do diabo. É um recurso que se tem para apresentar uma mensagem, que pode ser boa ou ruim. A experiência tem mostrado que, no caso da televisão brasileira, é sempre muito ruim. Mas isso não é culpa dos autores e do veículo, é de quem assiste e acompanha. Os índices de audiência são medidos sistematicamente e, segundo os entendidos, o povo gosta dessas tramas, fazendo com que os autores reescrevam capítulos caso percebam queda no IBOPE e, no caso, sempre apimentando a trama.

O triste de tudo isso é saber que lares cristãos se prestam a dar audiência a um lixo tão grande. O que não admitem como prática de vida é admitido como entretenimento. O problema é que pessoas influenciáveis, principalmente os mais jovens, assimilam conceitos que, provavelmente, farão parte de sua vida.

Será muito mais salutar aplicar o que está em I Coríntios 10.31-32: “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus”.

Utilizando o nome de antigo programa da mesma emissora, “Você decide”: deixar ou não o lixo dentro de sua casa.
Pr. Neemias Lima

2 comentários:

  1. Triste , em ver essas coisas sendo jogadas para a sociedade e muitas vezes damos brecha deixando entrar em nosso lar. A bíblia nos fala sobre o fim dos tempos , e está ai , vemos coisas que muitas vezes nossos olhos não acreditam. Os mandamentos estão sendo esquecido , temos que pregar o amor de Cristo e clamar pela nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Triste , em ver essas coisas sendo jogadas para a sociedade e muitas vezes damos brecha deixando entrar em nosso lar. A bíblia nos fala sobre o fim dos tempos , e está ai , vemos coisas que muitas vezes nossos olhos não acreditam. Os mandamentos estão sendo esquecido , temos que pregar o amor de Cristo e clamar pela nossa sociedade.

    ResponderExcluir