quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Tudo pela paz - I


O clima de insegurança faz brotar um espírito de reação, muitas vezes, sem obedecer a critérios de equilíbrio. Curioso é que muitos erros são cometidos não por ações, mas por reações. A reação é também uma ação, mas o que destaco é a ação a partir de uma provocação, ou seja, reação.

Tenho presenciado gente sem qualquer formação na área, ou de formação bem inicial, apresentando soluções as mais variadas, em alguns casos, parecendo a descoberta da roda.
O cristão tem que lutar sempre pela paz, ainda que sofra a mais cruel violência por parte de marginais. No mais famoso sermão de Jesus, temos: “Bem-aventurados os pacificadores porque eles serão chamados filhos de Deus” - Mateus 5.9. E no mesmo sermão, lemos: “Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas” - Mateus 5.39-41.
É sabido que há situações em que a paz é imposta pela guerra. Mas, nesse caso, os tratados internacionais e os protocolos diplomáticos ditam as regras.
Seja um pacificador. Cuidado com quem quer resolver tudo na bala. Tanto de um lado quanto do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário