segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Pastoras a todo vapor para o encontro anual

Prª Gleice Dorneles
Todos reconhecem a capacidade feminina de planejamento, organização, disciplina e mobilização. Não é diferente quando se pensa na mulher como pastora.
Elas estão espalhadas por todo o Brasil, notadamente, na região Nordeste, e sua influência nos mais ocultos locais desse país continental é reconhecida por todos.
Estão mobilizadas para o encontro anual que acontecerá em Belo Horizonte, nos dias 8 a 10 de novembro. Uma das líderes é a Prª Gleice Dorneles. Conversamos um pouco com ela sobre o ministério pastoral feminino e Congresso.

Cartaz do Congresso com as informações gerais 
nomes das preletoras
Qual o objetivo do encontro?
Congraçamento das pastoras batistas da CBB e vocacionadas para encorajamento mútuo, troca de experiências e reflexão teológica.

Como está o quadro de pastoras batistas no Brasil e como vocês tem atuado?
Somos atualmente cerca de 400 pastoras consagradas nas igrejas batistas do Brasil filiadas à CBB e 80 filiadas à OPBB nas secções que já aprovaram a filiação.

5º Congresso de Pastoras
8 a 10 de novembro - Belo Horizonte
Hotel Fazenda Confins

Dificuldades enfrentadas por vocês em relação a lideranças contrárias à mulher pastora.
As diferenças de pensamento e interpretação bíblica fazem parte da nossa Teologia em diversas outras questões, portanto, são consideradas naturais. A maior dificuldade não é nos relacionarmos com pontos de vista divergentes e, sim, com a hostilidade de algumas postagens em redes sociais. Esse tem sido o principal lamento das pastoras que estão em atuação no Reino de Deus e nas suas comunidades locais.

"A maior dificuldade não é nos relacionarmos
com pontos de vista divergentes e, sim, 
com a hostilidade de algumas 
postagens em redes sociais".

Não há no coração e na mente das pastoras batistas da CBB nenhum interesse na formação de uma Ordem à parte da OPBB. Temos atuado no fortalecimento mútuo através das redes sociais, de encontros locais e do congresso nacional uma vez por ano. Já estamos na quinta edição do congresso: 2015 em Campos dos Goytacazes RJ, 2016 em Viana ES, 2017 no Rio de Janeiro, 2018 em Recife PE e este ano em Belo Horizonte MG. Estamos chegando a 100 inscritas para este ano.

Há planejamento de vocês para os próximos anos?
Enquanto os congressos se mostrarem apropriados para favorecer o entrelaçamento das pastoras e vocacionadas eles continuarão a ser realizados nas diversas regiões do Brasil. Estamos pensando para o próximo ano (2020) no Sul ou no Centro Oeste. Ações regionais também têm sido incentivadas. Pretendemos contribuir também com o embasamento teológico das participantes através de um acervo que está sendo criado para o V Congresso a fim de auxiliar a reflexão teológica.


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Lenira Mapa, perdão. O comentário foi apagado sem querer. A intenção era copiar e apaguei.
    Se puder, comente de novo.
    Pr. Neemias Lima

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo belíssimo e precioso blog. Excelente publicação, abordando um tema muito interessante. Pr.Neemias eu também tenho um blog, ele se chama Blog: Jesus, o único caminho: http://blogjesusounicocaminho.blogspot.com Deus te abençoe cada vez mais!

    ResponderExcluir