sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Café com Cristo - Invisibilidade pública - I

Recebo mensagem do meu amigo Alberto Rodolfo, residindo atualmente no Espírito Santo, cientificando-me do projeto “Reconhecendo o valor humano”. Iniciativa linda e abençoadora. Em tempo oportuno, todos conhecerão os pormenores. No Café escrito no blog tem uma logo inicial.

Lembrei-me do psicólogo social Fernando Braga da Costa. Em dezembro de 2008, a imprensa noticiou seu feito: ele varreu as ruas da USP para concluir sua tese de mestrado da ‘invisibilidade pública’. Ele comprovou que, em geral, as pessoas enxergam apenas a função social do outro. Quem não está bem posicionado sob esse critério, vira mera sombra social.

Por dez anos, o psicólogo trabalhou meio expediente como gari e garante que teve a maior lição de sua vida. Ele testemunhou: “Descobri que um simples bom dia, que nunca recebi como gari, pode significar um sopro de vida, um sinal da própria existência”.

Uma de suas frases é um grito ensurdecedor de quem sofre em silêncio: “Ser IGNORADO é uma das piores sensações que existem na vida!”.


A partir de hoje, cumprimente e dê um sorriso para as pessoas pelas quais você passa ou é atendido, independentemente de sua função. Procure saber seu nome e valorize seu trabalho!

3 comentários:

  1. Eu tenho cumprimentado toda e qualquer pessoa. Inclusive os Garis que tomam café aos domingos no culto público na praça do centro da cidade comigo... também tem aqueles garis que levo pra eles um almoço quentinho algumas vezes na semana. Eu não faço distinção de pessoas sei que não sou exemplo pra ninguém mais estou fazendo....fico feliz em ler este texto é ver que estou no caminho certo.... ao meu chara obg pelo carinho

    Nemias Moreth

    ResponderExcluir
  2. Meu nome conterrâneo e amigo Pastor Neemias, uma honra encontrar seu belo e oportuno texto, honrando-nos com seu engajamento na ideia.
    Obrigado do fundo do coração!
    Aproveito para lembrar que sou um simples jornalista, nenhuma ligação com política partidária.
    Caminhada em busca de re/conhecer o Valor Humano!
    Um excelente e abençoado fim de semana para todos nós!

    ResponderExcluir