sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Não é só você que enfrenta problemas - Continuação

Dilma, Lula e José Alencar, três companheiros com o mesmo problema
            
Em setembro de 2009, a Veja entrevistou José Alencar, na época, Vice-Presidente do Brasil, que lutava contra um câncer havia 12 anos e fora submetido a 15 cirurgias. É um grande testemunho com vários ensinamentos.
            
Afirmou José Alencar: "Estou preparado para a morte como nunca estive nos últimos tempos. A morte para mim hoje seria um prêmio. Tornei-me uma pessoa muito melhor. Isso não significa que tenha desistido de lutar pela vida". Percebeu o ensino sobre a segurança da salvação?

Com lucidez, reconheceu: "Ando um pouco e já me canso. Tenho consciência de que o quadro é, no mínimo, dificílimo - para não dizer impossível, sob o ponto de vista médico. Mas, como para Deus nada é impossível, estou entregue em Suas mãos". Ensino sobre a consciência da limitação humana e onipotência de Deus.

Com resignação, enfrentava: "Está tudo ótimo: pressão, temperatura, coração e memória. Tenho apetite, inclusive - só não como torresmo porque não me servem. Faço o máximo de esforço para trabalhar normalmente. O trabalho me dá a sensação de cumprir com meu dever. Mas, às vezes, preciso de ajuda. Quando estou em uma reunião, por exemplo, digo que vou ao banheiro, chamo um enfermeiro e o que tem de ser feito é feito e pronto. Sem drama nenhum". Ensino sobre a resignação e capacidade de enfrentar problemas com humor. Destaco: “Está tudo ótimo... só não como torresmo porque não me servem”.

E que primor de lição: "Pensando bem, o sofrimento é enriquecedor... Um dia desses me disseram que, ao morrer, iria encontrar meu pai, falecido há mais de 50 anos. Aquilo me emocionou profundamente. Se for para me encontrar com mamãe e papai, quero morrer agora. A esperança de encontrar pessoas queridas é um alento muito grande - e uma grande razão para não ter medo do momento da morte". Lembrei-me do poeta: “Nessa pátria de esplendor, hei de amigos encontrar / Meus irmãos em Cristo lá hei de rever / Mas primeiro que os irmãos, quando ali no céu chegar / Meu Jesus é quem eu mais anseio ver”. Ensino sobre a bênção do sofrimento.

Agora, o ex-presidente Lula recebe diagnóstico e inicia tratamento para combater um câncer. Segundo as primeiras informações, 90% de chances de cura. As imagens, após a primeira intervenção, apresentaram o ex-presidente cheio de esperança e muito resignado.

Certamente, muitas vezes, Lula encorajou José Alencar a não se desanimar. Agora, precisará de alguém que o reanime também. Pudesse, o presidente Lula, na época, editaria uma medida provisória, eliminando o câncer de seu companheiro. Mas não podia. Pudesse, Dilma, que enfrenta o mesmo problema, assinaria uma fazendo o mesmo com o câncer instalado no Lula. Mas não pode. Assim é a vida, todos enfrentamos problemas, independente de condição social, etnia e credo.

Declarou Alencar na entrevista: “Estou preparado para a morte”. E você, está? Se não estiver, entregue sua vida a Jesus e obedeça aos seus ensinamentos. Preste atenção, não sugiro você entrar pra Igreja, mas assumir um compromisso com Cristo. Ele é a segurança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário