segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A Quem Você é Grato?


Por Robert J. Tamasy

Nesta semana milhões de pessoas celebrarão o “Dia de Ação de Graças”, embora seja perfeitamente aceitável sentir-se grato em qualquer época do ano. Uma das coisas boas sobre feriados como este é que proporcionam motivação específica para uma pausa para se refletir e relembrar coisas – e pessoas – às quais somos gratos. Geralmente coisas materiais nos vêm à mente quando pensamos em termos de bênçãos: casa, alimentos, roupas, salário, emprego, boa saúde. Mas você já considerou direcionar sua gratidão às pessoas que causaram influência positiva em sua vida? 

Quando penso nesse tipo de pessoas, vejo que minha lista é longa e inclui meus pais, um tio (que foi um pai para mim, especialmente na minha adolescência e anos de faculdade), inúmeros professores, especialmente aqueles que me orientaram quanto à escolha da carreira. Há outras que assumiram o risco e me contrataram como editor de seus jornais, lançando assim minha carreira no jornalismo. 

Também existem aqueles que me contrataram para que eu me juntasse ao quadro do CBMC, o que me proporcionou dupla benção, profissional e espiritual. Meu trabalho no CBMC possibilitou que eu realizasse meus objetivos de escrever livros e artigos para revistas, além de me introduzir no processo transformador de vidas que é mentorear outros homens individualmente. 

Durante 20 anos como membro da equipe do CBMC, assisti a conferências onde pude aprender com outros escritores profissionais e editores. Fiz amizade com muitas pessoas a quem passei a admirar por sua dedicação ao trabalho e serviço a Deus ao mesmo tempo. Elas demonstraram como integrar com êxito fé e vocação, provando que o cristianismo e as preocupações do ambiente de trabalho não se excluem mutuamente, mas podem ser abordados eficazmente, sem transigências.

Quem são as pessoas a quem você é especialmente agradecido, aquelas que deixaram marcas indeléveis em sua vida, ajudando a moldar a pessoa que você é hoje? Aqui estão algumas sugestões oferecidas pela Bíblia a respeito de gratidão: 

Seja grato por TUDO. Geralmente nossas expressões de gratidão focam somente as “coisas boas” que nos fazem felizes. Os desafios da vida, porém, as adversidades que encontramos e contribuem para o nosso crescimento pessoal e profissional, também são valiosos e merecem que os apreciemos. “Alegrem-se sempre...Dêem graças em todas as circunstâncias” (1Tessalonissenses 5.16-18). 

Não há limites para gratidão. Aqueles cuja fé está em Jesus Cristo podem confiar a Ele todos os aspectos de suas vidas. Não precisam temer o futuro, sabendo que Deus satisfará suas necessidades e os guiará quando confrontarem qualquer problema. “Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido” (Filipenses 4.6).

Saiba a quem agradecer. Ao expressar gratidão, algumas pessoas atribuem crédito à boa fortuna, ou “sorte”, ao destino ou coincidências. A Bíblia ensina que Deus guia os nossos passos e é digno de toda nossa gratidão e louvor. “Vamos comparecer diante Dele com ações de graças, cantando alegres hinos de louvor” (Salmos 95.2).

Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA.  Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani.Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)

MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2009 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário