terça-feira, 1 de novembro de 2011

Não é só você que enfrenta problemas - II

          No texto anterior, destacamos que todos enfrentamos problemas. Escrevendo sua segunda carta, Pedro lembrou: “sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo” - 5.9.


Considerando que não somos os únicos a enfrentarmos problema, devemos extrair lições dessa verdade:


1ª - O problema enfrentado não é conseqüência de pecado. Há uma danosa teologia que relaciona situações adversas com vida espiritual. E os “amigos de Jó” continuam existindo. Alguns sugerem a pessoas com problemas que elas estão pagando por algum pecado. Outros que Deus está provando sua fé. É verdade que as lutas podem ser conseqüência de erros específicos, mas não que você está com uma espécie de praga espiritual.


2ª - Pessoas podem nos ajudar no problema que enfrentamos. Compartilhar com pessoas espirituais e experientes ajudarão na solução dos problemas que enfrentamos. Encontraremos sempre alguém que nos dirá: “Eu enfrentei esse tipo de problema e foi assim que Deus me ensinou a agir”. Logicamente que você terá que avaliar, pois as situações não são iguais e precisam de tratamento específico, mas não se pode desprezar que “não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança” - Provérbios 11.14.


3ª - Capacidade para ouvir o que não gostaríamos de ouvir. A começar pela palavra de Deus, que será o mais poderoso instrumento de exortação, precisamos aceitar que Deus poderá usar pessoas para nos mostrar o erro cometido, se for o caso, e sinalizar soluções. A Bíblia tem respostas para todas as situações que enfrentamos. Pessoas próximas e até fora de nosso círculo de amizade poderão ser a fonte para nos ajudar. Peçamos a Deus capacidade - humildade - para entender essa realidade.


Encorajo você a prosseguir mesmo que as lutas sejam intensas. Não olhe pra trás no sentido de desânimo. Olhe pra trás para tentar descobrir onde se perdeu o fio da meada.


Lembre-se: o único lugar aqui na terra onde não se enfrenta problemas é no cemitério. Assim mesmo quem é levado pra lá. Quem vai por conta própria já está enfrentando problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário