domingo, 27 de maio de 2012

Praticantes da Palavra!*

Texto: “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer”. Tiago 1.22-25

Vivemos dias de muitas informações. Podemos encontrar respostas para quase qualquer pergunta que fizermos. A Internet está ai como uma maravilhosa maneira de sermos ajudados em nosso dia a dia, quando desejamos obter informações. Você tem alguma duvida, já não vai mais a Bíblia, mas ao Google ou ao Face book, que inclusive teve suas cotas de ações colocadas para venda na Bolsa de Nova York e foi um sucesso, vendendo bilhões de dólares.
Num simples chip de computador nós podemos armazenar mais informações que necessitaremos usar ou teremos condições de acessar ao longo de toda a nossa vida.
Se é nesse contexto que vivo eu preciso repetir para mim mesmo muitas vezes que tenho acesso a todas as respostas que preciso, para todas os cuidados que necessito, para todos os problemas que tenho na Palavra de Deus. Veja alguns exemplos: Quando em medo, diz a Bíblia: Não temais eu sou contigo; Quando ansioso - Diz a Bíblia:    Não andeis ansiosos. Lançando sobre ele... Quando atacado pelo Diabo -         Diz a Bíblia: Se Deus é por nós, quem será contra nós. Quando da morte - Diz a Bíblia: Eu lhes dou a vida eterna, quem tem o filho, tem a vida;Quando em prantos - Não se turbe o vosso coração; ou Deus é o nosso refúgio e fortaleza socorro bem presente na angustia; Quando em problemas - Diz a Bíblia: No mundo tereis aflições, eu venci o mundo e vós vencereis também.
O impressionante é que por mais que gastemos tempo com a Palavra de Deus, não temos chegado ao ponto de descansarmos nas suas verdades, deixando-as operar em nossas vidas. Há pessoas que são experts em bíblia, em teologia, mas não conseguem descansar nas verdades e promessas da bíblia. Muitos hoje estão ouvindo a Palavra de Deus quase que diariamente, mas não a estão exercitando. Eles não aplicam seus princípios em suas vidas. Tenho ouvido que muitos de nós lemos muito sobre a Bíblia, mas não lemos a própria bíblia, recebendo ensinos de segunda mao, e não diretamente de Deus. Talvez seja o tempo de resgatarmos uma das máximas da reforma protestante: sola a palavra.
O livro escrito por Tiago é um dos mais práticos da bíblia e voltado para os problemas diários que enfrentamos. Essa passagem de Tiago não é diferente dessa verdade.
Alguém disse sabiamente: “Ou a Palavra de Deus vai nos manter longe do pecado, ou o pecado vai nos manter longe da Palavra de Deus”. Porque, porque a bíblia praticada vai nos tornar mais efetivos nesse mundo, e nos levará à uma vida mais santa. Disse Jesus: “Santifica-os na Palavra, a Tua palavra é a verdade”. João 17.7

Diante do texto bíblico: “Sejam praticantes da Palavra”, somos colocados diante de algumas verdades muito claras:

Primeira verdade ...

1. Existe uma EXIGÊNCIA da Palavra de Deus sobre a minha vida – SEJA PRATICANTE!
 Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos”. Tiago 1.22
Somos desafiados a mostrarmos que somos comprometidos com a Palavra quando a praticamos.
A frase está no tempo do presente. Significa uma espécie de ação.
Somos constantemente, continuamente desafiados a praticar a palavra.
Podemos ler diferentes livros e termos diferentes informações, mas a Bíblia é ao único livro que tem uma exigência feita a nós.
A Palavra de Deus não é um livro para lermos como lemos um livro qualquer, mas um livro que deve ser lido com desejo de sermos ensináveis, treinados, capacitados, e nisso há um apelo do ES a que demos uma resposta ao ES.
Há um desafio de um estilo de vida que devemos viver. Diz a bíblia em João 3.21: “Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus”.
Em 1 João 1.6: “Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade”.
Nós hoje temos visto muitos consumidores de sermões e pouco praticantes da palavra.
Temos claramente este caminho da pratica sendo mostrado a nós no Novo Testamento: “Toda Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa: para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra”. 2 Timóteo 3:16-17
Ensino, repreensão, correção e instrução em justiça não são o fim em si mesmos. O texto é claro. Todos os verbos indicam o resultado esperado:“Para...para...para...para...PARA QUE (A FIM DE QUE )!"
O PROPÓSITO DA BÍBLIA É A TRANSFORMAÇÃO DE VIDAS!
Especificamente Deus deseja que através da Bíblia, tenhamos: O nosso caráter (maduro, perfeito, completo) e a nossa conduta (boas obras), precisam sofrer mudanças profundas.
"Ela é o meio que Deus utiliza para nos fazer bem preparados e todos os pontos, perfeitamente habilitados para fazer o bem a todo mundo". 2 Timóteo 3.17
A Palavra de Deus não é para nos ensinar a falar bobagens ou ser eloquentes e difíceis de entender... ela é para reformar as nossas vidas, a fim de que desejemos servir a Deus, dedicar-nos a nós mesmos inteiramente a Ele, e para conformarmo-nos à sua boa vontade”. João Calvino
“A Bíblia não nos foi dada para aumentar nosso conhecimento, mas para transformar nossas vidas”. D.L. Moody
Podemos afirmar com segurança: A BÍBLIA NÃO É UM LIVRO DE HISTÓRIA. ELA É PARA VIDA.
...As palavras que eu lhes disse são espírito e vida”.  João 6.63
“Retendo firmemente a palavra da vida..”. Filipenses 2.16
“... isto proclamamos a respeito da palavra da vida”. 1 João 1.1
“Vão, apresentem-se no templo e relatem ao povo toda a mensagem destavida”. Atos 5.20
“Eu vim para quem tenham vida, e a tenham plenamente”. João 10.10

Implicações:
  1. Não é o quanto eu sei de Bíblia que importa, mas o quanto eu pratico o que eu sei da Bíblia. Crentes maduros não são os espertes em conhecimento bíblico, mas em pratica da bíblia.
  2. Se eu pretendo ser um pregador bíblico, minhas mensagens devem ser sempre voltadas para transformar vidas e não para fornecer informações.

Diante do texto bíblico: “Sejam praticantes da Palavra”, somos colocados diante de algumas verdades muito claras:

Segunda verdade ...
2.      Existe um processo da Palavra em minha vida.
Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência”. Tiago 1.23-24
Se não praticamos a Palavra, nos tornamos apenas ouvintes. Já ouviram dos alunos que são apenas ouvintes. Vão as aulas, mas não fazem as tarefas, não tem qualquer outro compromisso, a não ser ouvir. Assim tem sido a atitude de muitos crentes.
Vou dizer uma coisa dura de se dizer e difícil de ser ouvida, mas preciso dizer: “Assim como eu sou responsável por aquilo que ensino e prego a vocês, vocês são responsáveis por aquilo que ouvem de modo a incorporarem em suas vidas cotidianas”.
Quando não praticamos o que ouvimos nós nos enganamos a nós mesmos.
Existe ou não existe uma grande diferença entre ler um menu e comer uma refeição? Entre ler uma prescrição medica de tomar o remédio? Assim também existe uma grande diferença entre ler a bíblia e crescer em graça.
A expressão “enganar a nós mesmos”, quer dizer que chegamos à uma falsa conclusão que apenas ouvir resolve o nosso problema. Alguns de nós enganamos a nós mesmos e enganamos outros, mas não podemos enganar a Deus.
A pratica da bíblia deve acontecer em nossas vidas como uma disciplina que levo a serio. Isso quer dizer que eu vou desenvolver algumas convicções e que delas não vou abrir mão, não vou negociar em hipótese alguma.
Eu devo descobrir os princípios da Bíblia e diante de cada situação e realidade da vida voltar a eles para me orientar por eles. Não devo seguir o que é mais fácil, mais adequado a cultura, mas que se adeque ao que Deus me disse que devo fazer.
A continuidade no processo da aplicação da Bíblia à minha vida faz de mim e de você um crente maduro, alguém que de fato se pareça com Cristo.

Implicação:
1.      A transformação da nossa vida, do nosso caráter só pode se dar através da aplicação constante dos princípios bíblicos em nosso dia a dia.
2.      A aplicação constante dos princípios bíblicos em nossa vida requer disciplina. É como alguém que quer perder peso, que quer ter o seu corpo malhado, que deseja estar preparado para a concorrência com os demais.

Diante do texto bíblico: “Sejam praticantes da Palavra”, somos colocados diante de algumas verdades muito claras:

Terceira verdade ...
3.      Existe uma responsabilidade pessoal quanto a palavra de Deus na minha vida.
 Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência”. v.23,24
Tiago fala de uma pessoa descuidada. O espelho não tem culpa se sua aparência não é boa, mesmo depois que ele denuncia que ela não o é. Você não pode culpar o espelho.
Por vezes há quem culpe o fotografo por sua foto, e a outros por sua aparência, quando na verdade o papel do espelho é denunciar ou anunciar. O papel da Palavra é o mesmo. O que você fazer com o que você viu é problema seu.
Façamos a nós mesmos algumas perguntas:
Você pediu a Deus para preparar o seu coração quando começamos o culto, ao receber a Palavra? Você já o agradeceu por aquilo que Ele vai mostrar a você?
Agora você imagina se você for displicente em praticar a Palavra?
Como um espelho a Palavra somente nos aponta o que fazemos bem ou mal, mas cabe a nós aplicarmos a Palavra em nossas vidas.
Existem crentes que estão blindados para ouvir e receber. Acabam de ouvir uma boa pregação e então se dirigem para o outro e dizem: “E isto é bom pra você”. Ou então ficam prestando atenção em tudo menos no que Deus quer de mudança em sua vida.
Tiago chama estes ouvintes de esquecidos. Mas é sua responsabilidade ouvir e mudar.
São varias as passagens bíblicas que ensinam que você deve agir e que é de sua responsabilidade agir: Ensina Joao, o Batista: “Deem fruto que mostre o arrependimento!”.  Mateus 3.8 “Queridos irmãos, que proveito há em vocês dizerem que têm fé e são cristãos, se não estiverem provando isso pelo socorro aos outros?”. Tiago2.14Ensina Tiago em outro texto. “Então saberemos com toda a certeza pelas nossas ações, que estamos do lado de Deus...”. 1 João 3.19 “Filhinhos, deixemos de dizer apenas que amamos as pessoas; vamos amá-las realmente e mostrar isto pelas nossas ações”.  1Jão 3.18  Ensina João.

Implicação:
  1. Você só pode dizer que realmente crê realmente na parte da Bíblia que você PRATICA!
  2. É de sua responsabilidade praticar a Bíblia: “Aquele que ouve...”.
Diante do texto bíblico: “Sejam praticantes da Palavra”, somos colocados diante de algumas verdades muito claras:

Quarta verdade ...
4.      Existe uma disciplina quanto a aplicação da Palavra de Deus em minha vida.
Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer”. Tiago 1.25

No verso 23 a bíblia fala do que olha casualmente, mas no verso 25 a bíblia fala do que ouve, vê, mas não casualmente, porém com compromisso.
1.      Nosso propósito na vida crista deve ser o alcançarmos a imagem de Cristo.
2.      Ao nos conduzirmos para a Palavra devemos ser diligentes, nos deixarmos ser persuadidos por ela, e desejarmos ser disciplinados por ela.
3.      Nós devemos estudar a palavra cuidadosamente e praticá-la em nossas vidas sem esquecer nenhum detalhe.
Ai Tiago chama a Palavra de Deus de “a perfeita lei de liberdade”. Só há verdadeira liberdade na vida daquele que pratica a Palavra. Quando eu me arrependo de alguma coisa em minha vida como fruto da ação da palavra em mim, eu me submeto ao querer de Deus e sou uma pessoa livre.
Deve ser um desejo sincero nosso que nossas vidas sejam conforme as verdades da Palavra de Deus.
Naturalmente a não aplicação dos princípios bíblicos à vida traz destruição. A casa literalmente cai e fica em ruinas. Quantas vezes nós choramos porque fomos autônomos em relação a Bíblia, fazendo o que achávamos melhor! Quantas vidas têm sofrido terríveis consequências pela não obediência e pratica da bíblia! São famílias vivendo crises morais, financeiras, relacionais e até de sobrevivência como família.
Não creio que isso que desejamos para nós e para a nossa casa.

Implicações:
  1. Só é verdadeiramente livre aquele que se submete voluntariamente a pratica dos princípios bíblicos em sua vida.
  2. Só é verdadeiramente feliz aquele que se submete voluntariamente a pratica dos princípios bíblicos em sua vida diária.
Conclusão:Diante de tudo o que se ouviu, da exigência de sermos praticantes da Bíblia, do processo em sermos praticantes da Bíblia, da responsabilidade em sermos praticantes da Bíblia, e das consequências em sermos praticantes da bíblia, eu os desafio:

Avalie todas as experiências pela palavra de Deus - Não se impressione à primeira olhada. A bíblia fala de tempos que se fosse possível os falsos profetas enganariam até aos escolhidos. Tem gente deslumbrada com o miraculoso, com o novo. É profecia para todo lado como se fossem detentores de Deus. É cura, é o extraordinário. É o milagre financeiro. Não sei onde andam lendo. Jesus nunca ensinou tais coisas, os apóstolos foram pessoas simples e todas passaram dificuldades pela fé. Algumas vezes o que penso é que tem gente que gosta de ser enganada.
Se algo não for bíblico, pode ser através de um anjo, rejeite. Paulo diz: “Ainda que um anjo vos anuncie outro evangelho, considere como algo se valor”. Jesus nos ensina no próprio evangelho de Mateus, que os falsos profetas: curariam enfermos, realizariam sinais e prodígios e expulsariam demônios, e eu direi que são falsos. Não nos deixemos enganar, se não for de acordo com a Bíblia, fiquemos com a Bíblia. Avalie todas as experiências pela Bíblia.
Ouça e pratique os seus ensinamentos - A advertência da bíblia é que muitos são ouvintes e não são praticantes. Depois de falar dos vários caminhos na busca de realização e sentido na vida, o Pregador de Eclesiastes conclui: “O fim de tudo é; teme a Deus e obedecei aos mandamentos”. Não adiante ouvir e fazer ouvidos de mercador.
Aproprie-se de suas verdades no dia a dia - As verdades da bíblia existem para serem consideradas. Quando com medo, diz-nos: Não temais. Quando ansiosos: Não andeis ansiosos. Quando atacado pelo diabo; Se Deus é por nós quem será contra nós. Quando diante da morte: Eu lhes dou a vida eterna; Quanto em dor e prantos: Não se turbe o vosso coração. Há promessas e verdades bíblicas para todos os momentos e todas as horas. A bíblia é bússola, é guia, é verdade, é luz e vida.
Encontre a salvação pelos seus ensinos - Pedro interrogado pelo Senhor Jesus, respondeu: “para onde iremos nós, pois só tu tens as palavras de vida eterna”. Disse Jesus: Examinais as Escrituras, pois são elas que de mim testificam. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará, depois disse; Eu sou a verdade.

“Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos e de todo o coração o buscam!”. Salmo 119.2

*Pr. José Maria de Souza - Sermão pregado na Associação Batista Litorânea em 19.05.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário