domingo, 15 de abril de 2018

A Síria e os Batistas Brasileiros, uma relação de fé

Pr. João Marcos Soares Ferreira
Diretor Executivo da Junta de Missões Mundiais
O mundo, estarrecido, aguarda com preocupação o desenrolar desse problema que envolve a diplomacia mundial com os ataques à Síria e líderes mundiais tem opinado sobre o assunto.

O presidente brasileiro Michel Temer se pronunciou: "Eu quero manifestar a profunda preocupação do nosso país com a escalada do conflito militar na Síria. Já é, pensamos nós, passada a hora de se encontrarem soluções duradouras, baseadas no direito internacional, para uma guerra que se estende há tempos demais, e um custo humano elevado também demais".

O Papa Francisco revelou sua preocupação: "Estou profundamente perturbado com a atual situação mundial, na qual, apesar das ferramentas disponíveis para a comunidade internacional, é difícil chegar a um acordo sobre uma ação comum em favor da paz na Síria e em outras regiões do mundo”.

Os ataques liderados pelos Estados Unidos da América contra a Síria com 105 mísseis destroem construções e colocam em risco de morte muita gente, mas não são capazes de, sequer, diminuir o entusiasmo de missionários que estão levando a mensagem de paz.

Ouvimos o Diretor Executivo da Junta de Missões Mundiais, uma das maiores agências missionárias do mundo, Pr. João Marcos Soares Ferreira, e a atuação na Síria e região é marcante.

Entrevista:

As Igrejas da Convenção Batista Brasileira tem quantos missionários na Síria e região próxima?

"Nós temos três missionários atualmente trabalhando na Síria. Nós os chamamos de M., Jorge e Sofia". 

Eles estão seguros ou há preocupação com o risco de morte deles?

"Eles estão em segurança, graças a Deus mas sempre há o risco do conflito os alcançar. A situação na Síria é muito mais complicada do que a imprensa mostra. Nem mesmo quem viveu na região conhece toda a dinâmica da situação atualmente. O país vive uma guerra civil em que diversos grupos lutam contra o governo e, em alguns casos, entre si. Há muitos interesse envolvidos na região. Além das grande potências do mundo, como EUA e Rússia, potências regionais estão interferindo no país. É o caso da Turquia, Irã e Arábia Saudita. Há diversas causas para a guerra e isso nos leva a crer que ela, infelizmente, não terá um fim logo".

Que projetos são desenvolvidos na área?

"M. Trabalha com a igreja local em duas cidade e tem atendido muitas famílias locais e muitos refugiados que têm fugido para a região dele. Nos últimos 7 anos teem atendido cerca de 3 mil famílias, em sua maioria pertencentes aos três grupos majoritários da região. Na sua maioria estas família não tem nenhuma ideia sobre igreja e principalmente sobre Jesus. São famílias que perderam o progenitor na guerra e fugiram para aquela região. Alguns moram em pequenas casas e outros em tendas. A igreja tem ido onde eles estão, tanto nas pequenas casas quanto nas tendas e tenta atender suas necessidades, como comida, roupas. E aproveitam a oportunidade para falar da esperança existente na pessoa de Jesus. Além do trabalho geral que tem feito com as famílias, a partir de Janeiro começaram a fazer um trabalho específico com crianças e senhoras. São cerca 200, 60% pertencentes ao grupo majoritário e um número em torno de 125 senhoras não cristãs. São pessoas que precisam de ajuda mais específica. Estas famílias veem a igreja como uma organização que pode lhes ajudar, veem esperança na igreja. O Projeto do M não tem um nome específico. O casal Jorge e Sofia trabalha na região de Homos em três vilas diferentes; trabalham com a igreja que foi fechada pelo governo e reúne o povo em casa e em cada uma das vilas. Alcançam tanto o povo local quanto famílias refugiadas. Desenvolvem trabalho com crianças a partir da escola dominical onde tem tido em torno de 40 crianças, tendo também mais um encontro durante a semana. A esposa é responsavel pelo projeto PEQUENOS DO REINO que atende crianças e adolescentes de diversas idades que estão em situação de risco. Ajudam ensinando-os em uma pequena escola, mas também com refeições, roupa e outras coisas. Mas em todas as situações o objetivo é compartilhar a esperança que é Cristo". 

Que consequências positivas ou negativas tem para o trabalho com o ataque dos USA na Síria?

"Trabalhar em uma situação de conflito é sempre difícil. Quando ele é exacerbado e envolve potências, a dificuldade aumenta exponencialmente. A insegurança não permite que muitas ações sejam implementadas. Alguns lugares têm que ser evitados. Mas o desejo de levar a esperança, que é Cristo, não pode esmorecer nunca. Por isso continuamos confiantes que Ele mesmo continuará a agir e a guiar nossos obreiros e sua igreja na Síria".

O Diretor Executivo falou ainda das necessidades que o trabalho na região tem:

1. ORAÇÃO - precisamos cobri-lo em oração para que continue a ter ousadia no compartilhar do evangelho;

2. Ofertas para adquirirem víveres e bens para ajudar os necessitados;

3. Precisam comprar um terreno e construir um galpão. O ideal é comprar neste momento enquanto os preços ainda são normais, pois não têm espaço adequado para ajudar as pessoas. Alugar é difícil pois assim que veem que a igreja está agindo, os proprietários pedem a propriedade. É uma forma disfarçada de perseguição.

Quem se interessar ajudar os projetos pode fazer. Os dados para fazer os depósitos estão abaixo. É importante enviar o comprovante do depósito por email para fazermos o registro da sua contribuição. Envie para executivo@jmm.org.br

Bradesco - Agência: 1125 C/C 59000-2

Banco do Brasil - Agência: 3010-4 / Conta Corrente: 141900-5

Santander - Agência: 3894 C/C 13001270-8

Caixa - Agência: 0201 C/C 1165-4 OP. 003

Itaú - Agência: 9218 C/C 65100-9

CNPJ da JMM: 34.111.088/0001-30



Nenhum comentário:

Postar um comentário