quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Pr. Elildes Junio Macharete Fonseca: "A CBF é gente, muito mais que estrutura".

Pr. Elildes Junio Macharete Fonseca
Presidente da CBF
Em sua primeira atuação como novo presidente da Convenção Batista Fluminense numa reunião deliberativa, Pr. Elildes Junio Macharete Fonseca apresentou as motivações para o mandato que a nova diretoria assume  para os próximos dois anos.

Na íntegra, publicamos aqui o discurso:

PALAVRA PRESIDENCIAL

Queridos irmãos, com gratidão a Deus, estamos iniciando a primeira assembleia do Conselho Deliberativo após a 111ª Assembleia da CBF.
Estamos diante de uma nova diretoria e também estamos recebendo novos membros para cooperar com o Conselho Deliberativo.
A começar por mim, sabemos que somos pequenos demais para tamanha obra, mas Deus está conosco. É na força dele que caminharemos. Cumpriremos o que o Mestre mandar.
Registro diante do Conselho a gratidão a Deus pelas diretorias anteriores. Reconhecemos o trabalho de todos que nos antecederam, notadamente a diretoria anterior imediata. Se chegamos até aqui, é porque servos valiosos foram instrumentos preciosos nas mãos do Senhor.
Todas as ações da diretoria atual levarão em conta o legado das diretorias anteriores. Estamos continuando um trabalho.
Como disse no “discurso de posse”, publicado na íntegra no blog do Pr. Neemias Lima, “é abençoador saber que entre nós não há partidarismos. A diretoria que entra não é oposição à diretoria que sai, muito pelo contrário, aqui somos todos um ‘time’. Estamos no mesmo barco, dando continuidade ao trabalho”.
Qualquer palavra que contrarie esse sentimento de cooperação e reconhecimento não procede.
Assim como as diretorias anteriores fizeram o seu melhor, nós também nos dedicaremos intensamente, fazendo a nossa parte na construção de uma CBF melhor a cada dia.
As nossas propostas e diretrizes são sempre no ideal de aprimoramento, reconhecendo os feitos do passado e focando num futuro promissor.
Louvamos a Deus pela vida do Pr. Amilton Vargas e de todos os gestores e colaboradores, pois sempre estão dispostos a somar, servindo com alegria. Temos tudo para ir cada vez mais longe.
Tive o privilégio de participar de parte da reunião do Conselho Gestor, compartilhando o que Deus tem colocado no coração da diretoria. Foi empolgante receber as palavras de incentivo e apoio dos gestores.
Tivemos uma reunião muito proveitosa da diretoria. Alinhamos a visão e tomamos conhecimento da vida da CBF, através das informações passadas pelo nosso diretor executivo, com transparência e maestria peculiares.
Somos uma grande Convenção. Temos inúmeras possibilidades diante de nós. Há uma equipe valiosa em ação.
Deus tem impulsionado o coração da diretoria para olhar o futuro. Queremos ser propositivos. Almejamos desempenhar uma gestão propositiva. Sonhamos com um Conselho Deliberativo propositivo. Sonhamos com uma assembleia propositiva.
Sabemos que compete ao Conselho Deliberativo apreciar relatórios, mas não podemos gastar mais tempo “olhando para o retrovisor” do que “olhando para o para-brisas”.
A CBF tem um planejamento estratégico em andamento. Precisamos manter o foco nele. Como o Pr. Amilton disse à diretoria, e tem dito a esse Conselho, alguns projetos estão suspensos face às questões financeiras, alguns estão em execução mais lenta, e há muitos outros em franco desenvolvimento.
Precisamos de mais sinergia nas ações denominacionais. Não podemos setorizar ações comuns, porque gastamos mais tempo e recursos. Temos que ter um único discurso e uma ação conjunta.
Precisamos agilizar os processos decisórios. Desburocratizar o passo-a-passo.
Precisamos, continuamente, cultivar a aproximação entre a CBF e as Associações, nossas bases, pois fazem um trabalho precioso e estão mais próximas, geograficamente falando, das igrejas e pastores.
A CBF é gente, muito mais que estrutura.
Como diretoria, entendemos que nesse tempo as instituições/organizações precisam ser mais relacionais, motivacionais.
Precisamos focar no essencial. Estamos aqui para ganhar o Estado do Rio de Janeiro para Cristo!
Somos uma denominação missionária, temos organizações missionárias. Se não for para elevar o nome de Cristo, difundindo a mensagem de salvação, qualquer esforço será nulo.
No próximo ano, inclusive, Missões Estaduais desenvolverá a Campanha de Evangelização Sim, Eu Creio! Precisamos somar e fazer um grande trabalho.
O alinhamento da Convenção Batista Brasileira com a visão de Igreja Multiplicadora tem sido uma bênção para o Brasil batista. Sonho com a CBF vibrante e liderança o avanço dessa visão. Igrejas fortes e envolvidas no discipulado de novos crentes.
Há muito para falar, mas agora não é o momento. Por isso, vou concluir focando na ação do Conselho Deliberativo.
Uma das atribuições do Conselho é “propor normas e diretrizes para o bom andamento da Convenção” (Art. 22, Inciso II, do Estatuto). Contamos com cada conselheiro para isso. Estamos abertos a receber sugestões. 
Preferencialmente, se puderem nos encaminhar por escrito, independente de estarmos nas assembleias, será muito útil.
Para esta primeira assembleia não foi possível, em razão do curto tempo. Mas, para a próxima, prevista para o dia de 25 de novembro de 2019, a diretoria estudará uma forma de dinamizar a ação propositiva do Conselho.
Sonhamos com um momento dos conselheiros com o diretor executivo, num grande bate-papo, numa “explosão de ideias”. Também sonhamos com um momento dos conselheiros com os gestores, divididos em áreas, ouvindo o planejamento de cada gestor e dando sugestões, participando do processo. Sonhamos com a integração e sinergia entre a CBF e as Associações, nossas grandes parceiras.
Resumindo, fomos eleitos para trabalhar. Ninguém está aqui a passeio. Por isso, quero agradecer penhoradamente a cada um, pois se colocaram à disposição do Senhor para servir.
Que Deus a todos abençoe! Vamos trabalhar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário