sexta-feira, 6 de março de 2020

Pastor Batista assume a Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas

Pr. Josué Ebenézer, novo Secretário 
A bela e aconchegante Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro, tem novo Secretário Municipal de Política Sobre Drogras.

Membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil, Josué Ebenézer é pastor da Igreja Batista do Prado. Formado em Teologia (STBSB) e Comunicação Social, com especialização em Jornalismo (Universidade Gama Filho), e é pós-graduando em História do Cristianismo e do Pensamento Cristão (FABAT). Foi Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social e Trabalho no governo Sérgio Xavier e está otimista com a nova função.

Embora o seu mandato seja de pouco mais 10 meses, o pastor batista está confiante numa caminhada que redunde em grandes benefícios para a população.

Em entrevista exclusiva ao nosso Blog, o Secretário apresentou como será o seu trabalho.

Em que consiste o trabalho da Secretaria? 

A Secretaria se chama Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas e segue o Programa da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro que, por meio de sua Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química, atua na prevenção, cuidado e reinserção social dos usuários de álcool e outras drogas e de seus familiares, articulando e operacionalizando a rede intersetorial de serviços. Ressalte-se que Nova Friburgo é o único município do Estado do Rio que possui uma Secretaria Específica para lidar com a questão. A Secretaria, portanto, atua não só na área de prevenção, com palestras em espaços públicos como praças e escolas, mas, também, em parceria com outras instituições como igrejas e entidades de classe e empresariais. Mas, também, por meio dos equipamentos públicos em sua rede de atendimento, àqueles que já foram atingidos pelo flagelo das drogas e precisam de atendimento emergencial ou sistemático, por conta dos sofrimentos decorrentes.

Que realidade você encontra em Nova Friburgo sobre o problema drogas? 

Trata-se de uma realidade muito difícil, como também vê-se presente em outros municípios brasileiros, agravada por ser Nova Friburgo um polo universitário, que recebe jovens de todo o Brasil e que se tornam público alvo dos traficantes para formar um mercado consumidor interessante. Some-se a isso, a debandada havida, em tempos recentes, de traficantes para o interior, por conta da constante repressão na capital. Essa interiorização ampliou o mercado e disseminou as drogas de uma forma mais abrangente. Entretanto, os malefícios não se restringem ao consumo de drogas ilícitas, pois tanto o cigarro como o álcool, tem produzido efeitos deletérios altamente nocivos aos cidadãos. O álcool, especialmente, torna degradante a vida daqueles que o utilizam desenfreadamente e as cidades estão abarrotadas de indivíduos que sofrem seus males. Nova Friburgo possui uma população de rua que sofre as consequências do uso abusivo do álcool. O desafio, então, não é só de atendimento aos que foram atingidos por essa catástrofe, mas, fazer um trabalho preventivo nas populações fragilizadas e sujeitas ao problema.

Que ações preventivas tem sido implantadas ou serão implantadas para combater o avanço das drogas entre menores? 

Ainda estou me inteirando das atividades recentes da Secretaria, visto que minha investidura no cargo é recente. Mas, já tenho informações de que atuações em parceria com outras secretarias como de Saúde, Esportes, Assistência Social e outras tem sido implementadas com vistas ao atendimento da população vitimizada pelas drogas e conscientização da juventude quanto ao não envolvimento com elas. Vamos dar continuidade ao que de bom tem sido feito e vamos criar programas simples, eficazes e de efeito imediato, que possam, objetivamente criar uma conscientização libertadora na vida dos adolescentes e jovens. 

Pr. Josué Ebenézer e sua esposa
E a família do dependente?
Entendemos, que quando um indivíduo é vitimado nesta área, não só ele sofre, mas toda a família, visto que há corolários graves que são indicadores de desagregação e turbulência familiar. Conquanto, venhamos a procurar desenvolver uma gestão que compreenda os fatores humanos envolvidos na questão, e dar assistência aos que já estão mergulhados nesse redemoinho cruel que é o consumo de drogas, vamos dar uma atenção especial à prevenção, por meio de ações concretas que nos levem para perto da infância e da juventude, com vistas a sermos canais de bênção para aqueles que o Senhor nos apresentar como alvos de intervenção, apoiamento e conscientização para não entrarem nesse submundo. 

Mensagem Final
Como é conhecida em nosso meio batista essa máxima, queremos ser instrumentos de Deus para "construir homens e mulheres" para que, por conta de descaso ou não assistência, não tenhamos que no futuro remendá-los! Vamos atuar em parceria e por meio e através de escolas, igrejas e demais instituições parceiras, para que os menores tão sofridos de nossa sociedade tenham uma porta de esperança para suas vidas. Conto com o apoio e as orações dos meus irmãos em Cristo. Obrigado por essa oportunidade de expressar meus pensamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário